O guia definitivo de Inteligência Competitiva nas redes sociais

Tempo de leitura: 17 minutos

Nota: O Facebook e o Instagram realizaram alterações em suas APIs em abril de 2018, que restringiram as informações permitidas para coleta e armazenamento de suas redes sociais. Para conferir o mudou no Instagram leia este post. Para entender as mudanças no Facebook clique aqui.

Estar atento às principais mudanças e tendências de seu mercado é de grande importância para estar sempre à frente dos principais players do seu segmento, certo? A partir da Inteligência Competitiva é possível saber quais são os métodos e práticas utilizados pelos concorrentes diretos de seu negócios, e com isso, adaptá-los ou utilizá-los como base para a consolidação de processos que busquem melhorar a sua posição competitiva.

Mas o que é Inteligência Competitiva?

Inteligência Competitiva, ou Inteligência de Mercado trata-se do processo de coleta e análise de informações sobre o seu mercado, seus concorrentes e sobre seus clientes. Esta prática visa compreender como o mercado funciona e com base nessas informações, é possível otimizar as estratégias de sua empresa, seja no ambiente físico ou tecnológico. O conhecimento obtido a partir da Inteligência de Mercado proporciona às empresas a oportunidade de lidar com os efeitos e reações da ambiência externa.

A inteligência competitiva também pode ser realizada através do meio digital e das redes sociais, como explica o especialista no assunto, Prof. Doutor Alfredo Passos no portal Administradores:    

“Entender o que uma determinada empresa está fazendo com a utilização de redes sociais, iphone, entre outros recursos de tecnologia é extremamente importante, especialmente antes das ações serem concretizadas.”

Inteligência Competitiva e as Redes Sociais

Além dos métodos tradicionais de análise competitiva como comparação de KPI’s, métricas ligadas a vendas, informações financeiras e pesquisas primárias de share of mind, também é possível analisar informações de inteligência competitiva a partir do monitoramento dos perfis nas mídias sociais de seus principais concorrentes. Apesar de ser complementar ao processo de inteligência competitiva, a análise das redes sociais possibilita a identificação das principais práticas utilizadas pelo seu mercado para interagir com os seus consumidores através do meio digital.

A análise destas informações pode se tornar uma diferença competitiva para seu negócio na hora de encontrar oportunidades e também ameaças à sua presença nas redes sociais. A partir da utilização de plataformas de monitoramento de mídias sociais (como a Sentimonitor!) é possível coletar dados sobre seus concorrentes e compará-los com os principais indicadores de seu negócio. Copiar as atividades dos players no mercado não é suficiente, é necessário entendê-los para poder obter vantagem estratégica sobre os mesmos.  A partir desta análise é possível tomar decisões rápidas e com maior assertividade. Mas como fazer isso?

6 passos para realizar inteligência competitiva a partir do monitoramento de redes sociais

Preparamos um infográfico que demonstra as 6 etapas para a realização do estudo de inteligência competitiva através das redes sociais:

Inteligência Competitiva Monitoramento Mídias Sociais

Para utilizar as informações obtidas a partir da inteligência competitiva nas redes sociais definindo diretrizes estratégicas e influenciando o processo de tomada de decisão, é necessário seguir 6 passos:

  1. Identificar quais são os principais concorrentes ou principais empresas de seu segmento:

Descubra e selecione quais são os principais concorrentes diretos do seu negócio ou quais são as melhores empresas de seu segmento. Selecione quais delas são de seu interesse de análise a partir de critérios como número de fãs, seguidores ou de acordo com o número de menções ao pesquisar sobre seu produto ou serviço nas redes sociais.

  1. Descobrir em quais redes sociais estão presentes:

Após a definição de quais empresas serão estudadas, observe em quais redes sociais elas estão presentes.

  1. Definir período de comparação e dados a serem analisados:  

Estipule um período para que possa comparar os resultados. Para fins de análise, sugere-se períodos a partir de 30 dias para melhor estudo dos dados. Também é necessário definir quais serão os indicadores observados. Será uma análise quantitativa, buscando avaliar a quantidade de interações geradas a partir das postagens? Ou será um estudo mais qualitativo, comparando a sentimentalização dos comentários realizados pelos consumidores?

  1. Coletar os dados dos concorrentes:

Definidos os indicadores, período e concorrentes a serem analisados, colete os dados das redes sociais destas empresas. Atenção às peculiaridades de cada rede.

  1. Analisar e comparar os dados coletados:

A partir dos dados coletados, analise e compare os indicadores. A partir disso é possível ver como a sua empresa está em relação aos seus principais concorrentes e as médias de mercado. Ex: Se a sua empresa está com médias de engajamento menores que os seus concorrentes, significa que o conteúdo que você está postando talvez não seja do interesse de seu público-alvo!

  1. Utilizar os principais insights para definir ações estratégicas:

Utilize as principais conclusões retiradas a partir da análise destes dados para direcionar os esforços do time de marketing e definir as diretrizes estratégicas. Ex: A partir do estudo realizado com as principais marcas de calçados nas redes sociais, o conteúdo que mais dá engajamento para esse segmento são fotos no Instagram. Logo, direcionado os esforços da equipe de marketing e comunicação para esta rede social, a tendência de que isso gere resultados positivos é muito grande.

Métricas de Inteligência Competitiva nas Redes Sociais

Acompanhar métricas e indicadores é essencial para inteligência de mercado e para avaliar o desempenho e o crescimento de uma empresa, sejam indicadores financeiros, comerciais ou de comunicação. Entretanto, para ter uma real noção de como o negócio está em relação à seu mercado, é interessante que essas métricas sejam comparadas com os indicadores de seus principais concorrentes diretos, de maneira que seja possível avaliar se empresa está acima, abaixo ou na média do mercado e de seus players.

Essas métricas e indicadores precisam estar alinhados com a estratégia e, no caso, das redes sociais, estar de acordo com a estratégia de marketing digital adotada pela empresa. Como as possibilidades de se mensurar dados são muito variadas, o negócio deve-se focar em analisar as que sejam mais interessantes e de maior relevância para seu objetivo final.

Os famosos KPI’s (Key Perfomance Indicators) ou “indicadores-chave de performance” são uma maneira de mensurar se os esforços ou ações estão efetivamente atendendo os objetivos traçados pelo negócio. A variedade de métricas e indicadores a ser analisada é muito grande, por isso é importante saber identificar quais desses são os mais interessantes de se acompanhar.

Assim como existem KPI’s que são diretamente relacionados com os departamentos “físicos” das empresas, como o setor de vendas e administrativo, por exemplo, também existem indicadores-chave de performance para as redes sociais. Em relação a inteligência de mercado, essas métricas são ótimas para avaliar o desempenho e a performance de seus perfis nas redes sociais frente à outros players. Mas quais desses são os melhores KPI’s para comparar com os meus competidores?

Quais são as principais métricas que devo observar ao realizar inteligência de mercado nos perfis das mídias sociais de meus concorrentes?

Cada uma das redes sociais possui uma série de indicadores específicos que são particulares a cada uma delas. Enquanto o Twitter possui retweets, o Facebook possui compartilhamentos por exemplo, porém, não é possível compará-las diretamente. São redes sociais diferentes que possuem propostas de interação e divulgação de conteúdo totalmente distintas.

Crescimento da Comunidade

Acompanhar o crescimento de seus principais concorrentes em seus perfis nas redes sociais é uma forma de medir se as suas estratégias estão ou não dando certo. Se o seu crescimento estiver abaixo da média dos seus concorrentes, algo precisa ser revisto e mudado na estratégia.

Além de analisar os números absolutos de crescimento dos concorrentes nas principais redes sociais, também é interessante analisar o percentual de crescimento da base de seguidores de cada marca em um período específico. Observar este indicador somente de forma absoluta ou percentual pode não significar muita coisa. Percentualmente, 5.000 novos fãs pode representar 5% ou 50% de crescimento na comunidade de uma marca.

Curtidas

Se o conteúdo postado por uma marca em seus perfis nas redes sociais é do interesse de sua base de fãs e seguidores, isso é traduzido através de curtidas. Este indicador é importante na avaliação de quanto engajamento as postagens vem gerando nos seguidores do negócio.

Gráfico Inteligência de Mercado Calçados
Figura – Gráfico de linhas comparando o número de curtidas entre as empresas

Monitorando o número de curtidas que os seus concorrentes geram nas mídias sociais, é possível entender qual tipo e formato de publicações os consumidores do seu mercado vão interagir. A partir disso, é possível fazer alterações na estratégia que tragam resultados cada vez melhores.

Compartilhamentos

Um compartilhamento trata-se de quando um perfil no Facebook divulga o conteúdo de uma página em sua própria timeline, fazendo com que a sua base de amigos ou fãs também tenham acesso à essa postagem. No Twitter, o equivalente a um compartilhamento é chamado de “retweet”, e no Instagram, chamado de “repost”.

Aliado ao número de curtidas, os compartilhamentos qualificam o conteúdo postado por uma marca em seus perfis. Algumas estratégias de marketing, procuram incentivar os seguidores a compartilharem a publicação para participarem de promoções ou ganharem descontos. Isso pode ser uma boa estratégia para aumentar a visibilidade de sua marca no meio digital.

Comentários

Comentários podem ser positivos ou negativos, portanto, apenas analisar o número de comentários que uma marca gerou em certo período pode não dizer muito coisa. Para realmente entender o que gerou esses comentários, é interessante sentimentalizar e classificar esses comentários, separando-os em positivos, negativos e neutros, de acordo com seu conteúdo.

Sentimentalizando as publicações de consumidores em uma postagem da marca é possível observar se a sua marca vem gerando comentários mais positivos do que sua concorrência.  É mais importante ter um número médio de interações positivas, do que um número muito maior de comentários negativos.

Frequência de Postagem

Preste atenção à cadência de postagem de seus competidores, é diária, semanal ou várias vezes ao dia? Se grande parte da concorrência de seu mercado possui uma frequência diária de postagem nas redes sociais, pode ser um indicativo de que esta estratégia está dando certo.

Inteligência de Mercado Calçados
Figura – Gráfico de Linha comparando frequência de postagens entre as empresas

Menções Espontâneas

Este indicador é uma das melhores maneiras de medir a repercussão das ações de marketing e comunicação nas redes sociais. Tradicionalmente, a maioria das empresas está preocupada em analisar as menções diretas a sua marca em seus perfis, entretanto, acabam não prestando atenção nas interações indiretas de seus consumidores. Assim como os comentários, também é interessante analisar qual seria o sentimento atrelado à essas postagens.

A partir da análise de menções espontâneas de seus concorrentes, também é possível descobrir potenciais oportunidades que podem ser exploradas por sua equipe de marketing. A falha de um competidor pode ser transformada em um benefício para sua empresa.

3 Insights que podem ser obtidos a partir do monitoramento dos seus concorrentes nas redes sociais.

A análise dos dados coletados ajuda a empresa a tomar decisões baseadas em informações concretas e planejar as suas estratégias nas mídias sociais. Mas como utilizar efetivamente as comparações entre sua empresa e seus concorrentes para definir ações e mudanças a serem realizadas?

Entre as diversas redes sociais existentes, são muitas as possibilidades de ações de marketing e ações estratégicas que podem ser realizadas com base em insights obtidos a partir da utilização do monitoramento de mídias sociais para inteligência de mercado. Pensando nisso, separamos 3 insights acionáveis para mostrar como é possível colocar as conclusões observadas na prática.

Em qual rede devo investir?

Cada tipo de negócio e segmento possui características distintas, ou seja, o que pode dar certo para a Coca Cola nas redes sociais, pode não fazer muito sentido para a Apple, por exemplo. Tratam-se públicos-alvo, produtos e mercados totalmente diferentes, fazendo com que as estratégias bem sucedidas também sejam divergentes.

Com isso, é importante lembrar que uma empresa deve estar atenta em quais redes sociais os principais competidores e concorrentes do seu setor estão. Se a grande maioria dos líderes de mercado e campeões de engajamento estão apostando no Instagram por exemplo, vale a pena investir nessa rede.

CSHQVPTWL8

Recentemente realizamos um estudo monitorando 9 grandes marcas do setor de calçados, como Arezzo, Melissa e Santa Lolla. Neste estudo, foi possível observar que apesar do grande número de fãs no Facebook, as marcas estão direcionando seus esforços para o Instagram, gerando mais conteúdo e consequentemente obtendo índices maiores de engajamento nessa rede.

Isso deve-se grande parte ao fato de que o Instagram é muito visual. E como teria sido possível observar este comportamento? Monitorando concorrentes do seu setor.

É claro que complementando ao monitoramento da concorrência, você também deve estar atento a sua buyer persona e a jornada do consumidor na hora de trabalhar com as redes sociais. Identificando o seu público-alvo, fica mais fácil de identificar onde eles estão presentes.

Não tente inventar planos e estratégias mirabolantes! O simples é na maioria das vezes a resposta para seus problemas, a resposta para boas práticas pode estar no vizinho ao lado.

Qual é o melhor tipo de conteúdo para a minha empresa?

Foto, texto, gifs ou vídeos? Qual é o formato e tipo de conteúdo que são mais efetivos e trazem mais engajamento para a minha página? Sabemos que cada mídia social possui um tipo de publicação que mais combina com a sua plataforma, mas mesmo assim, ainda existem outras possibilidades dentro dessas mais adequadas. Para empresas que possuem muitos produtos com apelo visual, vale mais a pena postar fotos, principalmente no Instagram.

content-1315878_640

Analisando os números de seus principais concorrentes, podemos associar qual publicação está gerando mais interações por partes dos seguidores da concorrência. Entretanto, observar apenas os números de engajamento e reações não é suficiente, uma campanha que não deu certo pode ter gerado muitas interações e comentários negativos.

Para isso, é importante entender qual foi o conteúdo postado e qual foi a reação dos consumidores a isso. Já pensou em sentimentalizar as postagens?

Utilizando o monitoramento para identificar ameaças aos concorrentes e oportunidades para seu negócio

Outra forma de realizarmos um estudo de inteligência de mercado através da análise das mídias sociais é monitorando o que as pessoas estão falando direta e indiretamente sobre seus concorrentes. Através da coleta deste tipo de informação é possível identificar falhas nas estratégias de marketing e de comunicação da sua concorrência e com isso, transformá-las em oportunidades para seu negócio.

man-1466365_640

Mas como transformar essas falhas identificadas em algo positivo para sua comunicação? Por exemplo, observando que os seguidores de um de seus concorrentes diretos estão comentando de forma negativa uma campanha de marketing lançada recentemente, é possível alinhar com a equipe de marketing ou comunicação alguma ação que seja oposta a esta campanha, buscando interagir com os consumidores que fizeram essas reclamações.

Este contato também pode ser feito diretamente através do Twitter, por exemplo.

Em 2013, foram lançados os consoles da nova geração, Playstation 4 e Xbox One (Sony e Microsoft, respectivamente. Alguns meses antes do lançamento, surgiu a informação de que os jogos de Xbox One não poderiam ser emprestados ou vendidos como usados, pois o usuário teria que registrar o produto em seu aparelho, sendo o único a poder usá-lo. Isso gerou muitas reclamações por partes do consumidores, e a Sony percebeu a oportunidade, lançando um vídeo satirizando esta questão, em seu canal oficial do Youtube.

A descoberta de falhas em seus concorrentes através de inteligência competitiva pode ser utilizada tanto para estratégias de marketing quanto para outros departamentos da empresa, como desenvolvimento de produtos.

Além dos KPI’s e assuntos nas redes sociais, os indicadores financeiros das empresas também podem ser grandes aliados para inteligência competitiva: seus concorrentes estão bem ou mal de saúde financeira? Isso pode estar direcionando os esforços deles de alguma maneira? E como isso afeta o seu negócio? Essas perguntas podem ser respondidas através da Klooks, uma plataforma especialista em dados financeiros e análise dos mesmos.

Através de busca por CNAE e filtros é possível descobrir dados de quase um milhão de empresas brasileiras. Os dados são obtidos através de fontes oficiais, e algoritmos inteligentes organizam as informações. Além disso, os dados extraídos são tratados por uma equipe financeira, para garantir que tudo esteja 100%. Alinhar esse tipo de análise com a análise de redes sociais pode ser determinante para as estratégias futuras da sua empresa, bem como a posição que ela irá assumir perante a concorrência.

Quer entender como é possível utilizar o monitoramento de mídias sociais para realizar inteligência competitiva e descobrir como o seu negócio está em relação aos seus principais concorrentes e as médias de mercado nas redes sociais? Entre em contato conosco ou crie uma conta!

3 Comentários


  1. Acredito que o Instagram está tendo uma acensão muito grande para fins de marketing, em conversa com amigos que tem empresas, notei que eles estão investindo no instagram e tendo bons resultados, através dessa rede social.

    Responder

    1. Obrigado pelo feedback, Ricardo! Realmente, o Instagram é uma das redes com melhor ROI hoje em dia, em especial nos segmentos de vestuário, moda e alimentos.

      Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *