Pular para o conteúdo

3 Insights de Inteligência Competitiva que podem ser obtidos a partir do monitoramento dos seus concorrentes nas redes sociais.

 

A inteligência competitiva é de grande importância na construção das diretrizes estratégicas de marketing – isso vale também para as redes sociais. A análise dos dados coletados ajuda a empresa a tomar decisões baseadas em informações concretas e planejar as suas estratégias nas mídias sociais. Mas como utilizar efetivamente as comparações entre sua empresa e seus concorrentes para definir ações e mudanças a serem realizadas?

Entre as diversas redes sociais existentes, são muitas as possibilidades de ações de marketing e ações estratégicas que podem ser realizadas com base em insights obtidos a partir da utilização do monitoramento de mídias sociais para inteligência de mercado. Pensando nisso, separamos 3 insights acionáveis para mostrar como é possível colocar as conclusões observadas na prática.

Em qual rede devo investir?

Cada tipo de negócio e segmento possui características distintas, ou seja, o que pode dar certo para a Coca Cola nas redes sociais, pode não fazer muito sentido para a Apple, por exemplo. Tratam-se públicos-alvo, produtos e mercados totalmente diferentes, fazendo com que as estratégias bem sucedidas também sejam divergentes.

Com isso, é importante lembrar que uma empresa deve estar atenta em quais redes sociais os principais competidores e concorrentes do seu setor estão. Se a grande maioria dos líderes de mercado e campeões de engajamento estão apostando no Instagram por exemplo, vale a pena investir nessa rede.

CSHQVPTWL8

Recentemente realizamos um estudo monitorando 9 grandes marcas do setor de calçados, como Arezzo, Melissa e Santa Lolla. Neste estudo, foi possível observar que apesar do grande número de fãs no Facebook, as marcas estão direcionando seus esforços para o Instagram, gerando mais conteúdo e consequentemente obtendo índíces maiores de engajamento nessa rede.

Isso deve-se grande parte ao fato de que o Instagram é muito visual. E como teria sido possível observar este comportamento? Monitorando concorrentes do seu setor.

É claro que complementando ao monitoramento da concorrência, você também deve estar atento a sua buyer persona e a jornada do consumidor na hora de trabalhar com as redes sociais. Identificando o seu público-alvo, fica mais fácil de identificar onde eles estão presentes.

Não tente inventar planos e estratégias mirabolantes! O simples é na maioria das vezes a resposta para seus problemas, a resposta para boas práticas pode estar no vizinho ao lado.

Qual é o melhor tipo de conteúdo para a minha empresa?

Foto, texto, gifs ou vídeos? Qual é o formato e tipo de conteúdo que são mais efetivos e trazem mais engajamento para a minha página? Sabemos que cada mídia social possui um tipo de publicação que mais combina com a sua plataforma, mas mesmo assim, ainda existem outras possibilidades dentro dessas mais adequadas. Para empresas que possuem muitos produtos com apelo visual, vale mais a pena postar fotos, principalmente no Instagram.

content-1315878_640

Analisando os números de seus principais concorrentes, podemos associar qual publicação está gerando mais interações por partes dos seguidores da concorrência. Entretanto, observar apenas os números de engajamento e reações não é suficiente, uma campanha que não deu certo pode ter gerado muitas interações e comentários negativos.

Para isso, é importante entender qual foi o conteúdo postado e qual foi a reação dos consumidores a isso. Já pensou em sentimentalizar as postagens?

Utilizando o monitoramento para identificar ameaças aos concorrentes e oportunidades para seu negócio

Outra forma de realizarmos um estudo de inteligência de mercado através da análise das mídias sociais é monitorando o que as pessoas estão falando direta e indiretamente sobre seus concorrentes. Através da coleta deste tipo de informação é possível identificar falhas nas estratégias de marketing e de comunicação da sua concorrência e com isso, transformá-las em oportunidades para seu negócio.

man-1466365_640

Mas como transformar essas falhas identificadas em algo positivo para sua comunicação? Por exemplo, observando que os seguidores de um de seus concorrentes diretos estão comentando de forma negativa uma campanha de marketing lançada recentemente, é possível alinhar com a equipe de marketing ou comunicação alguma ação que seja oposta a esta campanha, buscando interagir com os consumidores que fizeram essas reclamações. Este contato também pode ser feito diretamente através do Twitter, por exemplo. 

Em 2013, foram lançados os consoles da nova geração, Playstation 4 e Xbox One (Sony e Microsoft, respectivamente. Alguns meses antes do lançamento, surgiu a informação de que os jogos de Xbox One não poderiam ser emprestados ou vendidos como usados, pois o usuário teria que registrar o produto em seu aparelho, sendo o único a poder usá-lo. Isso gerou muitas reclamações por partes do consumidores, e a Sony percebeu a oportunidade, lançando um vídeo satirizando esta questão, em seu canal oficial do Youtube.

A descoberta de falhas em seus concorrentes através de inteligência competitiva pode ser utilizada tanto para estratégias de marketing quanto para outros departamentos da empresa, como desenvolvimentos de produtos.

E então, o que acha de começar a realizar inteligência de mercado a partir do monitoramento das mídias sociais de sua concorrência? Entre em contato conosco!