VÍDEO: Análise de Sentimento e Sentimentalização nas redes sociais: como saber?

Tempo de leitura: 2 minutos

 

Você já deve ter percebido que nem todo engajamento é um bom engajamento, principalmente nas redes sociais, certo? Ter muitos comentários ou curtidas em alguns posts não necessariamente define que a postagem foi um sucesso.

Por isso, aqui na Sentimonitor, trabalhamos com a ideia de que é extremamente necessário analisar o SENTIMENTO das postagens (em todas mídias sociais)!

Assista ao nosso vídeo:

 

Como entender a sentimentalização de uma postagem nas redes sociais através da Sentimonitor?

 

Através da Sentimonitor é possível que os seus comentários recebam uma classificação automática quanto ao sentimento. Para isso a plataforma conta com inteligência artificial que identifica palavras e contextos negativos, positivos ou neutros.

Entretanto, sabemos que analisar o sentimento de um post não é uma tarefa tão simples – por isso, é possível criar regras com combinações de palavras e filtros específicos para o seu negócio. Por exemplo, é possível criar uma regra para um e-commerce varejista de surf onde cada vez que um usuário utilizar a combinação de palavras “prancha” e “quebrada” ao mesmo tempo, essas postagens sejam classificadas como negativas.

 

Para verificar qual foi sentimentalização em relação a uma postagem nas redes sociais dentro da plataforma Sentimonitor, inicialmente selecione o ícone coração no menu superior.

Depois, selecione o gráfico do tipo pizza, que facilita a visualização do que foi positivo, negativo ou neutro. Também é possível selecionar o período e a linguagem desejados. Além disso, o usuário pode escolher as palavras que deseja buscar (em “palavras no nome do autor” ou “palavras na frase”).

Outra possibilidade é comparar a sentimentalização total do seu monitoramento por rede social – para essa visualização, a melhor alternativa é selecionar o gráfico de barras e o ícone “por redes” no menu superior.

É importante lembrar que os gráficos são interativos – ou seja, há possibilidade de clicar em positivo, negativo e neutro para entender o que foi assunto em cada rede e o que causou determinado tipo de sentimento.

Analisar o sentimento nas redes sociais: por que e para quê?

Um case claro de um motivo para monitorar a sentimentalização sobre a sua marca nas redes sociais: Imagine que um post obteve um alto número de curtidas e um número mais alto ainda de comentários, sensacional certo? Errado. As curtidas podem ser irônicas e os comentários negativos – dois pontos que mudam completamente um cenário.
Analisar a sentimentalização das redes sociais é essencial para entender que tipo de engajamento o seu público possui com a marca. Também é importante para entender se o sentimento positivo tem crescido ou não ao longo do tempo e que fatores provocam esse tipo de sentimento (postagem, valor do produto etc) e dessa forma ser mais assertivo nas publicações.

Quer ver a análise de sentimento da Sentimonitor em ação? Teste nossa plataforma gratuitamente por 7 dias, ou entre em contato com nosso time!

64 Sundays by Twin Musicom is licensed under a Creative Commons Attribution license (https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/) Artist: http://www.twinmusicom.org/

Recomendamos para você:  VÍDEO: Sentimonitor - Plataforma de Monitoramento e Serviços de Insights, com Depoimentos de Clientes Espetaculares

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *