Quais indicadores devo analisar em Inteligência de Mercado nas redes sociais?

Tempo de leitura: 6 minutos

Nota: O Facebook e o Instagram realizaram alterações em suas APIs em abril de 2018, que restringiram as informações permitidas para coleta e armazenamento de suas redes sociais. Para conferir o mudou no Instagram leia este post. Para entender as mudanças no Facebook clique aqui.

Acompanhar métricas e indicadores é essencial para inteligência de mercado e para avaliar o desempenho e o crescimento de uma empresa, sejam indicadores financeiros, comerciais ou de comunicação. Entretanto, para ter uma real noção de como o negócio está em relação à seu mercado, é interessante que essas métricas sejam comparadas com os indicadores de seus principais concorrentes diretos, de maneira que seja possível avaliar se empresa está acima, abaixo ou na média do mercado e de seus players.

Essas métricas e indicadores precisam estar alinhados com a estratégia e, no caso, das redes sociais, estar de acordo com a estratégia de marketing digital adotada pela empresa. Como as possibilidades de se mensurar dados são muito variadas, o negócio deve-se focar em analisar as que sejam mais interessantes e de maior relevância para seu objetivo final.

Os famosos KPI’s (Key Perfomance Indicators) ou “indicadores-chave de performance” são uma maneira de mensurar se os esforços ou ações estão efetivamente atendendo os objetivos traçados pelo negócio. A variedade de métricas e indicadores a ser analisada é muito grande, por isso é importante saber identificar quais desses são os mais interessantes de se acompanhar.

Assim como existem KPI’s que são diretamente relacionados com os departamentos “físicos” das empresas, como o setor de vendas e administrativo, por exemplo, também existem indicadores-chave de performance para as redes sociais. Em relação a inteligência de mercado, essas métricas são ótimas para avaliar o desempenho e a performance de seus perfis nas redes sociais frente à outros players. Mas quais desses são os melhores KPI’s para comparar com os meus competidores?

Quais são as principais métricas que devo observar ao realizar inteligência de mercado nos perfis das mídias sociais de meus concorrentes?

Cada uma das redes sociais possui uma série de indicadores específicos que são particulares a cada uma delas. Enquanto o Twitter possui retweets, o Facebook possui compartilhamentos por exemplo, porém, não é possível compará-las diretamente. São redes sociais diferentes que possuem propostas de interação e divulgação de conteúdo totalmente distintas.

Crescimento da Comunidade

Acompanhar o crescimento de seus principais concorrentes em seus perfis nas redes sociais é uma forma de medir se as suas estratégias estão ou não dando certo. Se o seu crescimento estiver abaixo da média dos seus concorrentes, algo precisa ser revisto e mudado na estratégia.

Além de analisar os números absolutos de crescimento dos concorrentes nas principais redes sociais, também é interessante analisar o percentual de crescimento da base de seguidores de cada marca em um período específico. Observar este indicador somente de forma absoluta ou percentual pode não significar muita coisa. Percentualmente, 5.000 novos fãs pode representar 5% ou 50% de crescimento na comunidade de uma marca.

Curtidas

Se o conteúdo postado por uma marca em seus perfis nas redes sociais é do interesse de sua base de fãs e seguidores, isso é traduzido através de curtidas. Este indicador é importante na avaliação de quanto engajamento as postagens vem gerando nos seguidores do negócio.

Gráfico Inteligência de Mercado Calçados

Monitorando o número de curtidas que os seus concorrentes geram nas mídias sociais, é possível entender qual tipo e formato de publicações os consumidores do seu mercado vão interagir. A partir disso, é possível fazer alterações na estratégia que tragam resultados cada vez melhores.

Compartilhamentos

Um compartilhamento trata-se de quando um perfil no Facebook divulga o conteúdo de uma página em sua própria timeline, fazendo com que a sua base de amigos ou fãs também tenham acesso à essa postagem. No Twitter, o equivalente a um compartilhamento é chamado de “retweet”, e no Instagram, chamado de “repost”.

Aliado ao número de curtidas, os compartilhamentos qualificam o conteúdo postado por uma marca em seus perfis. Algumas estratégias de marketing, procuram incentivar os seguidores a compartilharem a publicação para participarem de promoções ou ganharem descontos. Isso pode ser uma boa estratégia para aumentar a visibilidade de sua marca no meio digital.

Comentários

Comentários podem ser positivos ou negativos, portanto, apenas analisar o número de comentários que uma marca gerou em certo período pode não dizer muito coisa. Para realmente entender o que gerou esses comentários, é interessante sentimentalizar e classificar esses comentários, separando-os em positivos, negativos e neutros, de acordo com seu conteúdo.

Sentimentalizando as publicações de consumidores em uma postagem da marca é possível observar se a sua marca vem gerando comentários mais positivos do que sua concorrência.  É mais importante ter um número médio de interações positivas, do que um número muito maior de comentários negativos.

Frequência de Postagem

Preste atenção à cadência de postagem de seus competidores, é diária, semanal ou várias vezes ao dia? Se grande parte da concorrência de seu mercado possui uma frequência diária de postagem nas redes sociais, pode ser um indicativo de que esta estratégia está dando certo.

Inteligência de Mercado Calçados

Menções Espontâneas

Este indicador é uma das melhores maneiras de medir a repercussão das ações de marketing e comunicação nas redes sociais. Tradicionalmente, a maioria das empresas está preocupada em analisar as menções diretas a sua marca em seus perfis, entretanto, acabam não prestando atenção nas interações indiretas de seus consumidores. Assim como os comentários, também é interessante analisar qual seria o sentimento atrelado à essas postagens.

A partir da análise de menções espontâneas de seus concorrentes, também é possível descobrir potenciais oportunidades que podem ser exploradas por sua equipe de marketing. A falha de um competidor pode ser transformada em um benefício para sua empresa.

Além dos dados das redes sociais, analisar indicadores financeiros também é essencial para inteligência de mercado: dessa forma fica fácil descobrir a saúde financeira das empresas, sejam elas concorrentes ou potenciais prospects. Porém, conseguir esses dados e analisá-los pode ser muito trabalhoso. Por isso utilizar plataformas como a Klooks, especialista em dados financeiros, pode ser extremamente vantajoso.

Recomendamos para você:  Você sabe postar no Facebook? Bom, nós descobrimos que temos muuuito a aprender

Vale lembrar que estes são alguns dos indicadores que podem ser observados. Se quiser entender mais sobre como é possível realizar um estudo de inteligência de mercado a partir do monitoramento de mídias sociais, entre em contato conosco ou crie uma conta em nossa plataforma!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *