Twitter analytics II: influenciadores, análise e benchmark

Tempo de leitura: 6 minutos

Acompanhar as mídias sociais é de suma importância para conseguir identificar os potenciais influenciadores e clientes da marca. A partir desse monitoramento, é possível descobrir insights para engajar conteúdos e pessoas e, dessa forma, desenvolver um melhor posicionamento ou direcionamento da marca.

análise redes sociais twitter

As próprias redes sociais, como o Facebook, Twitter e Instagram apresentam suas ferramentas de análise. O Twitter, no caso, trabalha com o Analytics e, por intermédio dessa plataforma, o usuário consegue mensurar dados numéricos de crescimento e volume dos tweets, como quantidade de visitas e impressões. Assim como as estatísticas de seus posts patrocinados, isto é, quantidade de cliques no link ou de visualizações no vídeo.

Entretanto, essa ferramenta não disponibiliza análises qualitativas que são importantes para perceber o que causa o comportamento de quem interage com a marca em questão. Dessa forma, ela não retém informações necessárias e mais pontuais para tomar decisões comportamentais nas mídias sociais. E, com a intenção de oferecer uma análise simples, mais abrangente e precisa através do monitoramento das redes sociais, a Sentimonitor se torna singular.

O que a Sentimonitor entrega de diferente do Twitter?

A ferramenta disponibilizada pelo Twitter para todas suas contas de usuário apresenta, através de valores e gráficos, diversos indicadores importantes para monitorar uma empresa, órgão público ou indivíduo. Apesar disso, a ferramenta apresenta falhas que impedem os usuários de alcançar potenciais insights ou não permitem verificar alguns indicadores importantes.

A plataforma Sentimonitor facilita, através de outros indicadores e mecanismos de busca, a visualização das respostas e interações dos usuários com a conta analisada. Ela permite uma análise mais profunda do conteúdo dos tweets, já que disponibiliza de inteligência artificial avançada, que proporciona ao cliente conclusões mais objetivas, pois muitas postagens são irrelevantes para a análise.

Além de mostrar as estatísticas – volume e percentual de variação – dos indicadores, nela, é possível criar tags diferentes com a finalidade de classificar os tweets coletados para melhor explorá-los, como SPAM, SAC, Varejo e outras de interesse da conta – as tags podem ser atribuídas automaticamente a determinados tipos de comentários. Essa separação permite um diagnóstico preciso dos comentários que realmente interessam para a marca, pois muitas publicações são reclamações (SAC), provém de lojas de varejo ou não têm relação alguma com a marca.

twitter redes sociais análise

Para simplificar ainda mais a análise, a ferramenta de inteligência de mídias sociais possibilita a categorização automática das postagens de acordo com sua sentimentalização: positiva, negativa ou neutra. Através do mecanismo de busca, o usuário consegue selecionar para visualizar somente os tweets marcados com as tags e sentimentalização desejada.

Assim, é possível que o usuário descubra se seu posicionamento está positivo, neutro ou negativo. O cliente também consegue encontrar os principais conteúdos das publicações das categorias de sentimentalização, como elencar o que estão falando de negativo da conta analisada.

Ademais, a Sentimonitor disponibiliza um gráfico que apresenta o crescimento de menções à(s) palavra(s)-chave pesquisadas de acordo com o horário. Com isso, é possível perceber qual momento do dia – manhã, tarde ou noite – os usuários mais interagem, sendo esse um potencial horário para tweetar.

twitter redes sociais análise

A Sentimonitor oferece a TagCloud que mostra as palavras, hashtags ou contas usadas para fazer alusão às buscas cadastradas, exibindo em destaque aquelas que foram mais citadas. Ao interagir com a figura, constata-se o número de tweets que contém aquela determinada palavra, hashtag ou conta e permite analisar separadamente aquelas publicações.

twitter redes sociais análise

Por intermédio dela é possível captar quais termos são mais usados ao se referir às buscas cadastradas, conseguindo, assim, identificar razões para determinada sentimentalização ser predominante ou identificar o seu posicionamento diante do mercado. Ademais, o usuário é capaz de elencar quais são os influenciadores que viralizaram esses termos.

twitter redes sociais análise

A Sentimonitor permite ordenar os tweets e os autores – perfis que mencionaram a chave de busca – de acordo com o número de seguidores, retweets, curtidas e impressões da conta que fez a publicação. Mostra também ordenadamente os usuários que mais publicaram sobre e, dessa forma, consegue-se verificar quem são os principais influenciadores.

Sentimonitor: as diferenças em relação à ferramenta de análise do Twitter

A ferramenta Analytics do Twitter detecta somente os tweets do próprio usuário ou os que interagem com eles, isto é, não permite a análise das citações espontâneas. Uma parcela das publicações que mencionam a empresa, o órgao público ou o indivíduo são feitas sem mencionar o usuário e não são respostas diretas às ações do cliente analisado.

Através da plataforma Sentimonitor, o cliente é capaz de constatar se o seu posicionamento está positivo ou negativo desconsiderando a influência de suas ações de marketing. Ela não apenas coleta os tweets de mídia espontânea, mas principalmente separa – através das tags – o que foi publicado como resposta direta às ações do cliente e o que foi publicado de forma espontânea pelos usuários.

Além disso, a Sentimonitor permite que o cliente monitore as mídias sociais dos concorrentes, assim é possível conhecê-los e descobrir o que os difere e o que gera o seu volume de repercussões.

Outro ponto fundamental é que o período a ser analisado é pode ser definido pelo usuário, podendo ultrapassar três meses, período máximo do Twitter Analytics, permitindo uma melhor visualização do desenvolvimento de uma empresa ou marca nas redes sociais ao longo dos meses.

Mesmo que a ferramenta Analytics do Twitter disponibilize dados e gráficos relevantes, ela não permite aprofundar as conclusões, visto que analisa-os de maneira generalizada. A plataforma Sentimonitor, por sua vez, permite que o usuário classifique os tweets e, a partir dessas categorizações, realize combinações na aba de buscas para que otimize a conclusão e a torne mais precisa.

Assim sendo, o cliente obtém insights sobre como estão seus indicadores de performance, de engajamento e de crescimento, pois a análise não é influenciada pelos tweets com conteúdo não relevantes, como SPAM ou lojas de varejo. A partir do monitoramento das mídias sociais oferecido pela Sentimonitor, o cliente  consegue elencar o que é necessário mudar, o que pode ser potencializado e o que deve desenvolver para que seus objetivos sejam alcançados.

Recomendamos para você:  Facebook Insights II: Indo além das Métricas Nativas para Análise, Insights e Monitoramento

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *