O que é monitoramento de redes sociais?

Tempo de leitura: 5 minutos

Muito se fala sobre monitoramento de redes sociais e sobre prestar atenção no que os seus consumidores falam sobre a sua marca nas mídias sociais. As novas tecnologias e as mudanças no comportamento do consumidor tornaram a internet uma grande ferramenta para negócios.

Monitorar e analisar o que as pessoas estão falando em seus perfis e na Fan Page de sua empresa no Facebook é imprescindível para identificar possíveis oportunidades e crises. Cada vez mais as redes sociais vem substituindo os canais de comunicação tradicionais e virando o principal meio de comunicação entre marcas e consumidores.

As empresas que realizam monitoramento de redes sociais possuem um grande diferencial em relação a sua concorrência. Mas, o que realmente significa essa prática?

O que é monitoramento de redes sociais?

É exatamente o que o termo diz: monitorar as redes sociais (digitais), só que com algum objetivo. Diversas redes sociais podem ser monitoradas como Facebook, Twitter, Instagram e YouTube, por exemplo.

É importante lembrar que o monitoramento das redes sociais não se aplica exclusivamente a marcas de produtos e serviços. No marketing político, por exemplo, o monitoramento das mídias sociais é essencial para compreender a tendência do eleitorado.

Para um exemplo mais prático: a marca X pode monitorar seus perfis nas redes sociais e monitorar o que as pessoas falam espontaneamente da sua marca. Assim, ela terá uma análise completa: tanto dos seus perfis próprios quando do que é espontâneo.

Alguns anos atrás, quando não se gostava de um produto ou serviço, a reclamação ficava restrita apenas à divulgação pelo boca a boca. As críticas à empresa ou a seu produto não atingiam grande alcance, devido a esta limitação, portanto, a empresa não era muito prejudicada caso alguém viesse a reclamar.

Com a chegada da era digital isso tudo mudou, tornando-se necessário capturar e analisar esses comentários sobre sua empresa nas redes sociais

Além disso, é comum que marcas monitorem marcas concorrentes, para entender melhor o comportamento do mercado e analisar estratégias de conteúdo e conversão de clientes.

O que monitorar?

Cada rede possui especificações de monitoramento. Para começar, é importante entender que todas as redes sociais só permitem o monitoramento de perfis públicos. No Instagram é permitido o monitoramento de usuários, perfis e hashtags.

No Facebook é possível monitorar Fan Pages e Grupos públicos, mas não é possível monitorar grupos privados ou perfis pessoais, mesmo que sejam públicos.

No Youtube é possível monitorar postagens e comentários através da combinação de termos, como nas redes do Google (como AND, NOT e OR). No Twitter é possível monitorar perfis, termos e hashtags de todos perfis públicos.

Cadastro de Termos Monitoramento de Mídias Sociais
Cadastro de Termos Sentimonitor

O que é possível realizar através do monitoramento?

O monitoramento de redes sociais pode ter diversas aplicações – evitar uma crise de imagem de uma empresa ou marca, monitorar concorrência e fazer um benchmark ou orientar a produção de conteúdo monitorando temas amplos e encontrando temas específicos que podem ser trabalhados.

Produção de Conteúdo

Monitorando termos relacionados ao seu negócio nas redes sociais, é possível descobrir os principais temas de viralização e de interesse. Encontrando as principais histórias que estão impactando o seu público-alvo fica muito mais fácil criar conteúdo direcionado e aumentar o engajamento com sua audiência.

Além de descobrir assuntos para engajar com os seus consumidores, o monitoramento de redes sociais também é uma ótima maneira de mensurar o resultado de suas campanhas de marketing no meio digital, trazendo insights para as melhores práticas e possíveis alterações a serem feitas na comunicação.

Descoberta de Influenciadores

Através do monitoramento também é possível identificar quem são as pessoas mais influentes de seu mercado nas redes sociais. Os consumidores são mais impactados por pessoas do que pelas próprias marcas. Utilizar uma estratégia de marketing digital alinhada com influenciadores nas principais mídias sociais alavancará o seu negócio.

Além de identificar as pessoas mais influentes, é necessário avaliar a forma como o seu público-alvo está reagindo à sua campanha, de forma a medir o resultado do investimento e dos esforços atribuídos

Inteligência Competitiva

Analisando as estratégias e postagens de seus concorrentes é possível identificar as principais práticas utilizadas pelo seu mercado para interagir com os seus consumidores através do meio digital

Após coletar dados sobre a concorrência, é possível compará-los com os principais indicadores de seu negócio. Copiar as atividades dos players no mercado não é suficiente, é necessário entendê-los para poder obter vantagem estratégica sobre os mesmos. A partir desta análise de inteligência competitiva, é possível tomar decisões rápidas e com maior assertividade.  

Percepção de Marca

A função mais utilizada em monitoramento de redes sociais é monitorar o que os seus consumidores estão falando sobre a sua marca nas redes sociais. Além de analisar o que eles publicam mencionando diretamente o seu negócio, é importante coletar o que seu público-alvo fala indiretamente, ou seja, sem mencionar os perfis oficiais.

Outra aplicação do monitoramento é encontrar leads (possíveis clientes) já no fim do funil de vendas através da combinação de termos típicos de intenção de compra. Por exemplo, é possível monitorar usuários no Twitter que tenham intenção de comprar um tênis Nike.

Como? Monitorando e combinando os termos “quero+tênis+nike”, por exemplo. Dessa forma um e-commerce que vende tênis da Nike pode entrar em contato com esses usuários e efetuar a venda.

geração de leads monitoramento redes sociais
Geração de Leads a partir do Monitoramento de Redes Sociais

Vamos começar a monitorar o que os seus consumidores falam sobre a sua marca nas redes sociais? Entre em contato ou crie uma conta em nossa plataforma!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *