Influenciadores e Redes Sociais: Quem, por que, para quê?

Tempo de leitura: 13 minutos

Uma ferramenta de análise de mídias sociais pode ter diversas funções! É possível, por exemplo, descobrir quem são os influenciadores da sua marca ou negócio. Utilizar influenciadores digitais para a sua empresa pode gerar um grande engajamento do público.

Segundo uma pesquisa recente da The Shelf, 92% dos usuários confiam mais em recomendações de outras pessoas – mesmo as que não conhecem – do que em conteúdo da própria marca. Ou seja, o que as pessoas falam sobre a sua marca pode influenciar (e muito!) o seu faturamento – é a sua chance de ganhar ou perder clientes.

Além disso, em relação ao público feminino, 20% das mulheres ativas em redes sociais se sentem motivadas a considerar produtos promovidos por blogueiras que elas conhecem. Já imaginou o quão importante pode ser o que falam sobre a sua empresa nas redes sociais?

92% dos usuários confiam mais em recomendações de outras pessoas, mesmo as que não conhecem, do que em conteúdo da própria marca

Conteúdo nas redes sociais

O conteúdo é a grande chave para colocar a marca de uma empresa em evidência. Prova disso é que 70% dos usuários de Internet querem saber mais sobre um produto por meio de conteúdo, em vez da publicidade tradicional. Que tal se a sua empresa pudesse gerar conteúdo confiável e favorável através de influenciadores? Com a análise de redes sociais, essa hipótese é real.

70% dos usuários de redes sociais oreferem saber mais de uma marca através do conteúdo

Nas mídias sociais cada palavra ou foto postada pode ser armazenada e analisada através de sentimentalização e tags que auxiliam a monitorar sobre o tipo de cada postagem. Estes dados se transformam em informações valiosas sobre o seu mercado-alvo e também sobre o seu desempenho de publicidade. Não adianta a sua empresa ser muito comentada nas redes sociais se esses comentários forem negativos. A qualidade deles é muito importante. E sobre o que eles falam também. E é exatamente neste ponto que uma boa ferramenta de análise de redes sociais pode te ajudar!

Redes sociais: monitoramento de setores

O monitoramento de setores nas redes sociais tem se mostrado uma ferramenta poderosa para a obtenção de insights estratégicos. Este tipo de monitoramento promove insumos qualificados para o aprimoramento das estratégias de marketing, seja através da identificação de tendências, padrões, criação de campanhas adaptadas à linguagem do público, desenvolvimento de produtos inspirados no que está em alta no mundo digital, identificação de nichos de mercado e, claro, descoberta de influenciadores digitais. Os influenciadores digitais podem ser importantes aliados na construção de uma marca, influenciando ou desencorajando pessoas a consumir produtos ou serviços. Você consegue imaginar o quão positivo seria para a sua empresa se as pessoas falassem bem dela nas redes sociais? Mas afinal, quem são os influenciadores digitais?

Os influenciadores digitais

São pessoas que tem uma grande capacidade de engajar o público, usuários cada vez mais procurados por empresas para falar sobre marcas e serviços. Os influenciadores digitais utilizam a reputação que carregam (por serem populares, pelas profissões, por serem celebridades, etc) para alavancar produtos, serviços e eventos não só na Internet, mas também no mundo real!

Através da análise de mídias sociais é possível que uma empresa descubra, por exemplo, qual o tipo de influenciador que precisa para uma campanha online ou quais são as pessoas que estão falando sobre a sua empresa e influenciando outros usuários, através da análise e monitoramento é possível também medir o alcance da fala de um influenciador. O assunto te interessou? Descubra como podemos fazer tudo isso e um pouco mais através da Sentimonitor.

Existem diversos tipos de influenciadores digitais. Vamos tentar listar alguns:
  • Celebridades – pessoas famosas, geralmente com muitos seguidores e que geram grande engajamento;
  • Experts – pessoas que são autoridades em determinado assunto;
  • Conectores – pessoas com seguidores “qualificados”;
  • Ativistas – pessoas que são ativas sobre determinados assuntos nas redes sociais e tentam engajar o público pela mesma causa;
  • Jornalistas – profissionais que são especialistas em determinado assunto e/ou que falam para um grande público;
Recomendamos para você:  Facebook Insights II: Indo além das Métricas Nativas para Análise, Insights e Monitoramento

A Sentimonitor pode auxiliar a sua empresa a utilizar o melhor de cada um desses influenciadores e entender se o que eles falam realmente repercute e qual o alcance dessas falas! O grande trunfo é saber utilizar o melhor de cada tipo de influenciador para a sua empresa.

Sua empresa precisa de influenciadores do seu mercado, não de celebridades nas redes sociais

Pensar em influenciadores digitais óbvios é fácil né? Celebridades, Youtubers, artistas, jornalistas… Mas será que eles são as pessoas certas para auxiliar a sua marca? Talvez uma atriz famosa não seja a pessoa certa para promover uma empresa que vende produtos light, por exemplo.

O Sentimonitor é capaz de auxiliar a sua empresa a encontrar pessoas que são especialistas em um assunto e que exercem grande poder de influência sob determinado grupo de pessoas, mesmo que não sejam famosas ou estejam em evidência na mídia.

Cruzando informações como número de seguidores, número de retweets, número de comentários e sentimentalização, o Sentimonitor entrega quem são as pessoas mais influentes em determinada rede ou assunto na web!

redes sociais todos tem vez o voz

Porém, é importante ressaltar que o perfil de um jornal no Facebook, por exemplo, pode ser considerado um influenciador por causa da grande audiência. Entretanto, o perfil de uma pessoa no Twitter, com um número bem menor de seguidores, também pode ser um grande influenciador, com um impacto super importante – tudo depende da sua empresa e do seu nicho. Algumas vezes, nas redes sociais, o número de seguidores de um perfil especificamente não é tão importante, mas sim o quanto aquele assunto repercutiu.

As redes sociais são poderosas justamente por serem democráticas – todos tem vez e voz! E todos podem influenciar outras pessoas em uma decisão de compra ou a ser contra/a favor de um candidato político. Através do monitoramento é possível detectar essas situações, medir seu alcance, e tentar revertê-las ou maximizá-las. Isso mesmo – é possível reverter uma situação através de ações nas redes sociais ou fazer com que os influeciadores sejam positivos para a sua marca, mas isso é assunto para o próximo tópico!

Como os influenciadores digitais podem ajudar uma marca?

Justamente por terem centenas (ou até milhares) de seguidores, retweets e comentários, os influenciadores digitais falam para muitas outras pessoas que geralmente estão super interessadas no que aquela pessoa posta.

Por isso é muito importante para uma marca encontrar o influenciador certo e também educar pessoas que possam ser possíveis influenciadores para falarem bem da sua marca – isso pode ser feito de diversas maneiras, por exemplo, tendo uma boa relação online, enviando bons produtos da empresa, compartilhando conhecimento e conteúdo de qualidade… São muitas possibilidades!

Influenciadores digitais

 

No entanto, é de extrema relevância que a marca saiba entrar em contato com um influenciador e seguir um roteiro, para que o conteúdo publicado pelo influenciador sobre a sua marca seja de qualidade e relevante! Com boas informações sobre uma marca ou produto, um influenciador pode falar bem da sua empresa espontâneamente e com isso influenciar muitas outras pessoas a pensarem o mesmo – e esse pensamento pode ser ainda replicado, para o seguidores dos seguidores. Já pensou o quanto isso é importante? Como já falamos antes, a maioria das pessoas acredita mais na percepção de outras pessoas sobre marcas e produtos do que em propaganda!

EXEMPLO PRÁTICO: Influenciadores digitais nas mídias sociais

Recomendamos para você:  [Parte 2] Resenha Sentimonitor – FIC 2016: The Content Revolution

Às vezes pode parecer complexo entender como a análise de mídias sociais pode auxiliar a sua empresa ou negócio a obter bons resultados, certo? Vamos resolver este problema. Para que você compreenda melhor como os influenciadores digitais podem auxiliar o seu negócio, vamos mostrar um exemplo hipotético.

Vamos supor que um hostel no Rio de Janeiro precisa encontrar um público-alvo e descobrir os influenciadores para este público. Através da análise de mídias sociais com a ferramenta Sentimonitor, é possível monitorar termos e setores como, por exemplo, “hospedagem barata” (e variáveis) no “Rio de Janeiro” (e variáveis) e descobrir influenciadores para o seu público – pessoas que estejam buscando acomodação em conta no Rio de Janeiro.

É importante lembrar que ao contrário do que muita gente pensa, os influenciadores digitais não são necessariamente celebridades, mas sim, neste caso, pessoas que exercem grande influência para viajantes que estão procurando acomodação – pode ser um blog de turismo ou um perfil em alguma rede social que dê dicas de viagens e acomodação.

É possível que, através de ações direcionadas, esse influenciador atue para este hostel e recomende o empreendimento para pessoas que estejam buscando hospedagem barata no Rio de Janeiro.  

Imagine que um perfil de viagens no Instagram com mais de 100 mil seguidores publique uma foto do Hostel e indique para os seguidores – falando sobre os benefícios de se hospedar lá e não em um hotel (valor mais baixo, clima familiar, etc). E o melhor: todos aqueles seguidores estão interessados em viagens! Perfeito, né?

A Sentimonitor pode te ajudar a monitorar essas pessoas e criar insights de abordagem e relação entre os influenciadores e possíveis clientes!

Mensuração de resultados nas redes sociais

Tão importante quanto o planejamento e execução do marketing digital nas redes sociais é a mensuração do resultado. Claro! Não faz sentido criar uma campanha nas redes sociais e não saber se ela foi positiva ou negativa, qual o alcance que ela gerou e se ela valeu a pena ou não, certo? A análise de mídias sociais pode mostrar todos esses dados, de forma simples e concisa.

O número de contas ativas em redes sociais cresce 12% ao ano

Em todo o planeta, são mais de 3 bilhões de usuários de Internet ativos e mais de 2 bilhões de contas ativas em redes sociais. É muita gente conectada, com um potencial enorme de auxiliar ou acabar com a reputação de uma marca. Somente no Brasil, são 96 milhões de usuários com contas ativas em mídias sociais. Além disso, o número de pessoas conectadas através de redes sociais não para de crescer – o número fica em torno de 12% ao ano!

O tempo gasto na Internet/dia por usuário é de 5h26min, sendo que nas redes sociais, o usuário passa mais da metade deste tempo – 3h47min. Ou seja, são quase 4 horas por dia apenas atualizando e vendo conteúdo nas redes sociais. Os dados relatados são importantes para a compreensão do tamanho do público presente nas redes sociais e das infinitas possibilidades de interagir e criar conteúdo de qualidade para este público. E, como já vimos, o conteúdo é a melhor forma de uma empresa mostrar os seus produtos, negócios e serviços nas redes sociais – é o que mais engaja!

Através da coleta de dados e monitoramento de mídias sociais na Sentimonitor é possível compreender o público e transformar estas informações em dados relevantes, utilizando insights para criar objetivos e estratégias bem definidas. 

A importância do marketing nas redes sociais

Recomendamos para você:  Instagram: fundamentos para Monitoramento

Lembra daquele tipo de propaganda em carro de som? Ou das empresas que ficavam sem muita alternativa por não terem dinheiro suficiente para investir em propaganda em televisão, rádio ou jornal? Além da dificuldade financeira, esses tipos de propaganda tornavam muito difícil a mensuração da conversão de propaganda em vendas. E, além disso, os clientes procurados pela sua empresa poderiam não estar assistindo a este tipo de propaganda. Com as redes sociais, diversas possibilidades surgiram – e a mensuração dos resultados de campanhas ficou muito mais fácil.  

Através de ferramentas de análise de mídias sociais, também é possível analisar temas e concorrência, o que ajuda a sua empresa a definir estratégias a pequeno, médio e longo prazo. É possível ter excelentes insights sobre o mercado, entender melhor o público da sua marca e monitorar ações específicas – será que elas estão rendendo? Lembre-se que a quantidade de comentários em um post não é suficiente para saber se uma ação deu certo ou não, é preciso avaliar a qualidade e repercussão deles.

Também é importante lembrar que uma estratégia de marketing não está completa se não for planejada a partir de dados empíricos, executada e mensurada para auferir sua eficácia – e esse ciclo precisa seguir sempre!

A Sentimonitor é capaz de auxiliar a sua empresa ou negócio nestas três etapas: planejamento, execução e mensuração. Uma análise completa das redes sociais é capaz de fornecer dados de alta relevância e auxiliar com informações específicas como análise de dados – através dessa análise é possível compreender como a concorrência está se comportando, quais são os temas de interesse do público alvo de uma empresa ou organização e entender a performance de setor.

Planejar executar mensurar

Além disso, também é possível otimizar as táticas em redes sociais, geral leads, identificar influenciadores, entre muitos outros. Resumindo: o Sentimonitor é uma ferramenta poderosa, capaz de auxiliar com insights e ajudar a sua empresa ou negócio a definir estratégias e utilizá-las de maneira construtiva para melhorar as suas campanhas e vendas!

A Sentimonitor

Afinal, o que é a Sentimonitor? A Sentimonitor é uma empresa de inteligência em mídias sociais que entrega a seus clientes insights para planejamento, prevenção de crises e mensuração de performance. A Sentimonitor é também um software de inteligência em mídias sociais capaz de descobrir e acompanhar das pessoas, mensagens e histórias que realmente importam para seus clientes nas redes sociais!

Através da coleta de posts, tweets e mensagens contendo os termos de busca cadastrados,  Sentimonitor as grava em sua base de dados, as analisa com algoritmos avançados e apresenta como resultado não só as mensagens processadas, assim como indicadores de performance de engajamento, alcance e crescimento.

Resumindo: a Sentimonitor é uma empresa e uma ferramenta de análise de mídias sociais capaz de auxiliar a sua empresa a crescer, conhecer melhor seus clientes, gerar leads, identificar influenciadores e muito mais! Quer saber mais? Que tal criar uma conta no nosso site?

1 comentário


  1. Muito Bom o conteúdo. Trabalho em uma produtora de vídeo e estamos em busca de influenciadores que pudessem fazer Colab com influenciadores da nossa base de contatos porem a dificuldade é não ter um filtro, uma segmentação no Instagram para que seja realizado as buscas! Eles podiam lançar um filtro de quantidade de seguidores, localidade e assunto relacionado!

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *