O que é Marketing de Conteúdo?

Tempo de leitura: 5 minutos

Com a enorme quantidade de anúncios e publicidade tanto física quanto digital, as empresas estão precisando buscar outras maneiras de atrair novos leads e clientes. Os profissionais entenderam que as práticas tradicionais estão tornando-se cada vez menos efetivas e, por isso, passaram a procurar outros caminhos para atingir seus objetivos.

Através de ações criativas e muito bem pensadas ou de diferentes estratégias de marketing, as empresas estão procurando engajar os seus consumidores e com isso gerar mais atração e brand awareness. Afinal, o principal objetivo do marketing é sempre trazer resultados positivos.

Uma das estratégias para atingir o público-alvo de maneira efetiva é o Marketing de Conteúdo. O principal objetivo desta prática é fazer com que o conteúdo produzido por seu negócio gere valor suficiente para atrair novos leads (clientes em potencial).

MAS O QUE É MARKETING DE CONTEÚDO?

Apesar de não ser algo novo no mundo dos negócios, o marketing de conteúdo é uma estratégia que vem crescendo e sendo utilizada cada vez mais para atrair novos leads e consumidores. De acordo com uma pesquisa realizada pela Rock Content sobre as tendências do Marketing de Conteúdo em 2016, 70% das empresas brasileiras já estão apostando nesta estratégia. Mas o que é este método que parece estar dando tanto certo nos mais variados segmentos do mercado?

O Content Marketing Institute define: o Marketing de conteúdo é uma estratégia de marketing focada em criar e distribuir conteúdo consistente, valioso e relevante, visando atrair e reter uma audiência claramente definida – e, em última instância, dirigir as ações desse público para um retorno lucrativo.

De forma simplificada, marketing de conteúdo trata-se da arte de comunicar-se com seus consumidores e prospects fora do ambiente comercial. Se a estratégia de conteúdo é bem planejada e é de qualidade, o público que passar a interagir terá uma visão mais positiva sobre a empresa. O bom conteúdo é aquele que gera valor suficiente para que seus leitores o compartilhem com outras pessoas.

Além de buscar atrair os consumidores, as estratégias de marketing de conteúdo também buscam educar os consumidores, fazendo com que o seu negócio seja reconhecido como especialista no assunto.

MARKETING DE CONTEÚDO ANTES DA INTERNET

Antes das redes sociais e da internet, as empresas já utilizavam algumas estratégias de conteúdo. Empresas como a Michelin, elaboravam revistas e guias com dicas sobre hospedagem e como cuidar do seu carro. Este tipo de conteúdo gerava valor para os consumidores e por isso, foi grande aliada no marketing da companhia.

Guia Michelin Marketing de Conteúdo

Outro grande case de sucesso dos anos 80, foi com os bonecos de ação G.I. Joe. O Marketing de Conteúdo está muito relacionado a contar histórias, e foi exatamente isso que a Hasbro fez. Em 1982 ela realizou uma parceria com a Marvel (famosa por suas histórias em quadrinhos) com o objetivo de lançar uma série em quadrinhos específica sobre os “G.I. Joes”.

Em uma época onde nem se pensava em social media, blogs, vídeos e portais online, a marca conseguiu executar uma bela estratégia de marketing de conteúdo. Sete anos após o lançamento da série, 2 entre 3 garotos na faixa etária de 5 a 12 anos possuíam ao menos um personagem de ação de G.I Joe.  

Marketing de Conteúdo Hasbro Marvel

Apesar de hoje grande parte do conteúdo ser gerado para o meio digital, empresas como a Hellmann’s também estão apostando no meio físico de forma criativa. A partir da observação de que os consumidores relacionavam maionese apenas com sanduíche, a marca começou a trazer receitas nas embalagens que utilizassem o seu produto.

Além dessas dicas no rótulo, a Hellmann’s elaborou a ação da “Receita da Nota Fiscal” que fez com que as vendas aumentassem 44% no primeiro mês da campanha. Ao comprar Hellmann’s, o consumidor recebia uma receita direto na nota fiscal, que combinava outros ingredientes que também haviam sido comprados com a maionese.

Hellmanns Marketing de Conteúdo

CONSTRUINDO UMA ESTRATÉGIA DE SUCESSO

Como falamos anteriormente neste artigo, para que a estratégia de marketing de conteúdo traga bons resultados, é necessário planejar e estruturar um plano de forma organizada. Este é um fator essencial deste tipo de prática. Não se engane! Lançar um blog corporativo e escrever quando estiver em “dias inspirados” não é marketing de conteúdo e não ajudará o seu negócio a atrair mais leads.

O aspecto chave do marketing de conteúdo é a construção de um forte relacionamento com os clientes, por isso, trata-se de uma estratégia de longa duração. Planeje e seja paciente que tudo vai dar certo. 🙂

A maneira de consumir serviços e produtos mudou completamente com o acesso ao grande número de informações online. O cliente tornou-se mais crítico e, por isso, procura reunir o maior número de dados antes de contratar um serviço ou comprar um produto.

Quantas vezes você já não procurou no Google avaliações sobre algum smartphone ou sobre alguma televisão antes de adquirí-la? Pois é, é uma prática quase que natural, concorda? Isso também serve para o mundo dos serviços.

O grande propósito do marketing de conteúdo é entregar o conteúdo certo, para a pessoa certa no momento certo. Ao criar materiais ricos de informações que possam educar o público-alvo sobre o seu negócio, você atrairá consumidores interessados e cada vez mais qualificados.

A Egalitê Recursos Humanos Especiais, uma startup que atua no recrutamento e seleção de pessoas com deficiência, encontrou uma solução para produção de conteúdo direcionado aos seu públicos no monitoramento de redes sociais.

Em apenas 3 meses eles conseguiram gerar 100% novos leads, 500% mais engajamento nas redes sociais e 66% de aumento de tráfego!

O que acha de batermos um papo sobre como o seu negócio pode construir uma estratégia de marketing de conteúdo a partir do monitoramento de redes sociais? Crie uma conta ou entre em contato conosco!

Recomendamos para você:  [CASE] Monitoramento de Redes Sociais e Marketing de Conteúdo: Engaje seu Público com o Conteúdo Certo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *