Pular para o conteúdo

INFOGRÁFICO: Como utilizar o monitoramento de mídias sociais para inteligência competitiva

Tempo de leitura: 4 minutos

Saber o que o mercado e a concorrência de seu segmento está fazendo para atingir suas metas, objetivos e se relacionar com os seus clientes é fundamental para garantir a inserção e permanência de seu negócio em seu segmento. Informações obtidas a partir de estudos de inteligência competitiva proporcionam às empresas a possibilidade de lidar com fatores externos à sua organização e que tem impacto direto no seu sucesso.

Inteligência Competitiva e as Redes Sociais

Além dos métodos tradicionais de análise competitiva como comparação de KPI’s, métricas ligadas a vendas, informações financeiras e pesquisas primárias de share of mind, também é possível analisar informações de inteligência competitiva a partir do monitoramento dos perfis nas mídias sociais de seus principais concorrentes. Apesar de ser complementar ao processo de inteligência competitiva, a análise das redes sociais possibilita a identificação das principais práticas utilizadas pelo seu mercado para interagir com os seus consumidores através do meio digital.


A análise destas informações pode se tornar uma diferença competitiva para seu negócio na hora de encontrar oportunidades e também ameaças à sua presença nas redes sociais. A partir da utilização de plataformas de monitoramento de mídias sociais (como a Sentimonitor!) é possível coletar dados sobre seus concorrentes e compará-los com os principais indicadores de seu negócio. Copiar as atividades dos
players no mercado não é suficiente, é necessário entendê-los para poder obter vantagem estratégica sobre os mesmos.  A partir desta análise é possível tomar decisões rápidas e com maior assertividade. Mas como fazer isso?

6 passos para realizar inteligência competitiva a partir do monitoramento de redes sociais

Preparamos um infográfico que demonstra as 6 etapas para a realização do estudo de inteligência competitiva através das redes sociais:

Inteligência Competitiva Monitoramento Mídias Sociais

Para utilizar as informações obtidas a partir da inteligência competitiva nas redes sociais definindo diretrizes estratégicas e influenciando o processo de tomada de decisão, é necessário seguir 6 passos:

  1. Identificar quais são os principais concorrentes ou principais empresas de seu segmento:

Descubra e selecione quais são os principais concorrentes diretos do seu negócio ou quais são as melhores empresas de seu segmento. Selecione quais delas são de seu interesse de análise a partir de critérios como número de fãs, seguidores ou de acordo com o número de menções ao pesquisar sobre seu produto ou serviço nas redes sociais.

  1. Descobrir em quais redes sociais estão presentes:

Após a definição de quais empresas serão estudadas, observe em quais redes sociais elas estão presentes.

  1. Definir período de comparação e dados a serem analisados:  

Estipule um período para que possa comparar os resultados. Para fins de análise, sugere-se períodos a partir de 30 dias para melhor estudo dos dados. Também é necessário definir quais serão os indicadores observados. Será uma análise quantitativa, buscando avaliar a quantidade de interações geradas a partir das postagens? Ou será um estudo mais qualitativo, comparando a sentimentalização dos comentários realizados pelos consumidores?

  1. Coletar os dados dos concorrentes:

Definidos os indicadores, período e concorrentes a serem analisados, colete os dados das redes sociais destas empresas. Atenção às peculiaridades de cada rede.

  1. Analisar e comparar os dados coletados:

A partir dos dados coletados, analise e compare os indicadores. A partir disso é possível ver como a sua empresa está em relação aos seus principais concorrentes e as médias de mercado. Ex: Se a sua empresa está com médias de engajamento menores que os seus concorrentes, significa que o conteúdo que você está postando talvez não seja do interesse de seu público-alvo!

  1. Utilizar os principais insights para definir ações estratégicas:

Utilize as principais conclusões retiradas a partir da análise destes dados para direcionar os esforços do time de marketing e definir as diretrizes estratégicas. Ex: A partir do estudo realizado com as principais marcas de calçados nas redes sociais, o conteúdo que mais dá engajamento para esse segmento são fotos no Instagram. Logo, direcionado os esforços da equipe de marketing e comunicação para esta rede social, a tendência de que isso gere resultados positivos é muito grande.

Gostou? Vamos descobrir como o seu negócio está em relação aos principais concorrentes de seu mercado? Entre em contato conosco