Pular para o conteúdo

Mensuração de resultados nas redes sociais

 

Tão importante quanto o planejamento e execução do marketing digital nas redes sociais é a mensuração do resultado. Claro! Não faz sentido criar uma campanha nas redes sociais e não saber se ela foi positiva ou negativa, qual o alcance que ela gerou e se ela valeu a pena ou não, certo? A análise de mídias sociais pode mostrar todos esses dados, de forma simples e concisa.

O número de contas ativas em redes sociais cresce 12% ao ano

Em todo o planeta, são mais de 3 bilhões de usuários de Internet ativos e mais de 2 bilhões de contas ativas em redes sociais. É muita gente conectada, com um potencial enorme de auxiliar ou acabar com a reputação de uma marca. Somente no Brasil, são 96 milhões de usuários com contas ativas em mídias sociais. Além disso, o número de pessoas conectadas através de redes sociais não para de crescer – o número fica em torno de 12% ao ano!

O tempo gasto na Internet/dia por usuário é de 5h26min, sendo que nas redes sociais, o usuário passa mais da metade deste tempo – 3h47min. Ou seja, são quase 4 horas por dia apenas atualizando e vendo conteúdo nas redes sociais. Os dados relatados são importantes para a compreensão do tamanho do público presente nas redes sociais e das infinitas possibilidades de interagir e criar conteúdo de qualidade para este público. E, como já vimos, o conteúdo é a melhor forma de uma empresa mostrar os seus produtos, negócios e serviços nas redes sociais – é o que mais engaja!

Através da coleta de dados e monitoramento de mídias sociais na Sentimonitor é possível compreender o público e transformar estas informações em dados relevantes, utilizando insights para criar objetivos e estratégias bem definidas. 

A importância do marketing nas redes sociais

Lembra daquele tipo de propaganda em carro de som? Ou das empresas que ficavam sem muita alternativa por não terem dinheiro suficiente para investir em propaganda em televisão, rádio ou jornal? Além da dificuldade financeira, esses tipos de propaganda tornavam muito difícil a mensuração da conversão de propaganda em vendas. E, além disso, os clientes procurados pela sua empresa poderiam não estar assistindo a este tipo de propaganda. Com as redes sociais, diversas possibilidades surgiram – e a mensuração dos resultados de campanhas ficou muito mais fácil.  

Através de ferramentas de análise de mídias sociais, também é possível analisar temas e concorrência, o que ajuda a sua empresa a definir estratégias a pequeno, médio e longo prazo. É possível ter excelentes insights sobre o mercado, entender melhor o público da sua marca e monitorar ações específicas – será que elas estão rendendo? Lembre-se que a quantidade de comentários em um post não é suficiente para saber se uma ação deu certo ou não, é preciso avaliar a qualidade e repercussão deles.

Também é importante lembrar que uma estratégia de marketing não está completa se não for planejada a partir de dados empíricos, executada e mensurada para auferir sua eficácia – e esse ciclo precisa seguir sempre!

A Sentimonitor é capaz de auxiliar a sua empresa ou negócio nestas três etapas: planejamento, execução e mensuração. Uma análise das redes sociais completa é capaz de fornecer dados de alta relevância e auxiliar com informações específicas como análise de dados – através dessa análise é possível compreender como a concorrência está se comportando, quais são os temas de interesse do público alvo de uma empresa ou organização e entender a performance de setor.

Planejar executar mensurar

Além disso, também é possível otimizar as táticas em redes sociais, gerar leads, identificar influenciadores, entre muitos outros. Resumindo: a Sentimonitor é uma ferramenta poderosa, capaz de auxiliar com insights e ajudar a sua empresa ou negócio a definir estratégias e utilizá-las de maneira construtiva para melhorar as suas campanhas e vendas!

A Sentimonitor

Afinal, o que é a Sentimonitor? A Sentimonitor é uma empresa de inteligência em mídias sociais que entrega a seus clientes insights para planejamento, prevenção de crises e mensuração de performance. A Sentimonitor é também um software de inteligência em mídias sociais capaz de descobrir e acompanhar das pessoas, mensagens e histórias que realmente importam para seus clientes nas redes sociais!

Através da coleta de posts, tweets e mensagens contendo os termos de busca cadastrados, a Sentimonitor as grava em sua base de dados, as analisa com algoritmos avançados e apresenta como resultado não só as mensagens processadas, assim como indicadores de performance de engajamento, alcance e crescimento.

Resumindo: a Sentimonitor é uma empresa e uma ferramenta de monitoramento de mídias sociais capaz de auxiliar a sua empresa a crescer, conhecer melhor seus clientes, gerar leads, identificar influenciadores e muito mais! Quer saber mais? Que tal criar uma conta no nosso site?