Pular para o conteúdo

5 vantagens do Monitoramento de Mídias Sociais

 

O Brasil é hoje o país que mais utiliza redes sociais na América Latina, este número é crescente conforme o relatório anual realizado por We are Social e Hootsuit. No relatório de 2018 o número mundial de usuários de redes sociais foi de 3 bilhões de pessoas, obtendo um crescimento de 13% comparado com o ano anterior. O indicador de usuários mundiais de redes sociais representa 79% dos usuários de internet em geral.
Com os indicadores em crescimento constante, o número de internautas no mundo irá chegar a 5 bilhões em quatro anos, seguindo o indicador de crescimento de 7% anual previsto pelo relatório. Isso faz com que as análises das mídias se tornem mais essenciais para empresas e indivíduos que busquem aumentar seu alcance e resultados de venda, já que o marketing digital também é um recurso que busca incrementar as possibilidades de novas vendas.
O monitoramento de redes sociais está se tornando um diferencial, porém um quesito essencial. Conforme o crescimento do uso do meio online para realizar vendas, conquistar clientes, marcar presença em sites de busca, e saber como se portar nas mídias sociais se tornou um desafio diário. A entrada de muitas empresas nas ferramentas de busca fez a presença virtual se tornar mais competitiva, sendo que apenas os primeiros obtêm melhores acessos.
Para melhor compreender o monitoramento de rede, foram escolhidos 5 motivos para qualquer empresa utilizar deste diferencial:

1- Diminuição de gastos em marketing

As empresas hoje investem budgets de grande escala em campanhas que podem acabar não gerando um retorno esperado. Mas com a utilização de ferramentas de monitoramento, um usuário pode monitorar desde suas contas oficiais online, até termos que estejam sejam mencionados diversas vezes na rede, para assim planejar as campanhas de modo assertivo que leve as matérias escritas a serem encontradas com facilidade e ocupar os primeiros lugares nas ferramentas de pesquisa como Google e Bing. Assim, utilizando palavras-chave que tragam resultados positivos para o marketing, com planejamento mais alinhado com a realidade do meio virtual, sabendo aonde investir em seu marketing de conteúdo.

 

Sentimonitor

 

2- Maior conhecimento próprio

A empresa que utiliza ferramentas para monitorar redes, pode estar um passo à frente em questão de conhecimento das redes. Utilizando da ferramenta pode-se analisar qual mídia esta possuindo melhores resultados, assim como melhores horários para postagem e assim facilitando o maior conhecimento do que seus clientes, personas e possíveis compradores pensam sobre a empresa. Quando uma empresa conhece melhor suas próprias mídias, sabe quais são seus pontos fortes e fracos, podendo traçar melhor sua presenta nas redes sociais para atingir seus objetivos.

3- Maior presença midiática

Conhecendo os termos mais abordados nas redes sociais, através do monitoramento 24 horas de redes, acaba por ser uma estratégia que ajuda o responsável por marketing e marketing digital a identificar qual comportamento os internautas andam seguindo, assim buscando formas que chamem atenção das mídias e tragam resultados tanto em alcance e engajamento de rede, tanto em possíveis vendas. Através deste cuidado nas redes pode-se identificar práticas mais eficientes por setor. Monitorando termos considerados tendência – monitorar hashtags e controlar acontecimentos – pode fazer com que uma empresa se posicione de modo mais atual conforme o que é dito nas redes, assim sendo diferente nas mídias perante seus concorrentes.

4- Conhecimento da concorrência

Além de conseguir acompanhar a rede social da própria empresa, utilizando o sistema oferecido pela inteligência artificial de monitoramento de redes, é possível acompanhar mídias de concorrentes diretos e concorrentes indiretos, conseguindo assim compreender as estratégias de outras empresas e podendo utilizar deste conhecimento para criar novas ações de marketing. Com esta estratégia é possivel sempre estar um passo a frente de uma concorrencia direta, podendo identificar falhas de tal empresa e agir como a solução para as novas oportunidades de futuros clientes.

5- Maior possibilidade de venda

Monitorando todas as lacunas que interferem nas mídias sociais é possível, após planejamento, fazer com que a empresa seja encontrada com maior facilidade, aumentando assim as possibilidades de novos leads qualificados que possam acabar se tornando novos clientes efetivos. Convertendo marketing digital, monitoramento, em investimento para gerar novas vendas.

Quer conversar mais sobre monitoramento ou sobre Inteligência Artificial para Automação e Insights? Fale conosco!

Para ter acesso a mais conteúdos, acesse aqui.