As redes sociais influenciam nas vendas? Oh yeah!

Tempo de leitura: menos de 1 minuto

Apesar de ser difícil medir o impacto, as redes sociais influenciam e muito nas vendas.




Não é preciso dizer que o assunto “marketing em mídias sociais” está muito em pauta no momento. Muito se fala, muito se mede, muito se comprova mas muita gente ainda segue com a clássica dúvida: “Esse negócio tem impacto nas minhas vendas?”


Bom, é uma dúvida justa, afinal isso é muito difícil de quantificar (com certeza o sentiMonitor é uma boa ferramenta para lhe ajudar :).


O que alguns fazem, principalmente no varejo, é analisar quantos visitantes de seu site estiveram na sua fanpage nos últimos dias (qualquer ferramenta de Analytics te entrega isso). Ok, mas será que isso realmente responde nossa pergunta primordial?


A pessoa pode ter visto um post, não ter acessado a Fan Page e isso pode ter inconscientemente influenciado ela a acessar o site.  Ou pode ter influenciado uma pessoa que encontrou outra pessoa que por sua vez acabou comprando algo no seu site. O pessoal da Ogilvy explica isso bem direitinho, tintin por tintin: https://social.ogilvy.com/yes-social-does-impact-sales/


Enfim, essa métrica pode até servir como parâmetro de comparação, pode ajudar a saber se estamos melhorando ou piorando, mas não serve como “verdade absoluta” de influência das redes sociais.


Segundo pesquisa da Bazaarvoice publicada pela Forbes três a cada quatro diretores de marketing acreditam que as redes sociais impactam as vendas.



A  Ogilvy (de novo) vai mais loge, segundo seu estudo sobre impacto das mídias sociais nas vendas, exposição em redes sociais tem sim um grande impacto nas vendas e inclusive é a mídia mais influente. Vejamos o que eles encontraram:

1) Exposição em redes sociais está diretamente ligada ao aumento nas vendas:

  • Pessoas que foram expostas a redes sociais + RP aumentaram seu consumo em 17%
  • Pessoas expostas a redes sociais + TV foram 2x mais suscetíveis a realizar uma compra
  • Pessoas expostas a redes sociais foram 7x mais suscetíveis a gastar mais
  • Pessoas que aumentaram seu consumo na maioria dos casos foram expostas a conteúdo em diferentes canais


2) Integração importa: exposição em redes sociais foi mais consistente quando combinada com exposição com outros tipos de mídia


3) Mídias sociais é o canal que causa mais impacto: de 20 canais analisados, redes sociais foi o que apresentou maior impacto em gasto e consumo.


4) Exposição em redes sociais está diretamente ligado a mudanças na percepção da marca.


Enfim, mídias sociais influenciam muito as vendas, mas é difícil pra chuchu de medir. Por enquanto temos que nos ater as pesquisas…


That’s all folks!


Recomendamos para você:  Ranking de idiomas no SXSW

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *