Análise e Monitoramento de Mídias Sociais: bate papo com nossos especialistas

Tempo de leitura: 4 minutos

A Sentimonitor em parceria com a  Plin Digital  auxilia seus clientes com monitoramento de Redes Sociais. A Plin conversou com o gerente geral da Sentimonitor, Hugo Pinto, e a jornalista e analista de mídias sociais da empresa Bruna Gassen sobre monitoramento e análise de mídias sociais.

Confira o bate-papo:

1 – O que é monitoramento de Redes Sociais?

É exatamente o que o termo diz: monitorar as redes sociais (digitais), só que com algum objetivo. Diversas redes sociais podem ser monitoradas como Facebook, Twitter, Instagram e YouTube, por exemplo.

É importante lembrar que o monitoramento das redes sociais não se aplica exclusivamente a marcas de produtos e serviços. No marketing político, por exemplo, o monitoramento das mídias sociais é essencial para sentir a tendência do eleitorado.

Para um exemplo mais prático: a marca X pode monitorar seus perfis nas redes sociais e monitorar o que as pessoas falam espontaneamente da sua marca. Assim, ela terá uma análise completa: tanto dos seus perfis próprios quando do que é espontâneo. Além disso, é comum que marcas monitorem marcas concorrentes, para entender melhor o comportamento do mercado e analisar estratégias de conteúdo e conversão de clientes.

2 – Para que serve o monitoramento? Quais suas vantagens?

O monitoramento pode ter diversas aplicações – evitar uma crise de imagem de uma empresa ou marca, monitorar concorrência e fazer um benchmark ou orientar a produção de conteúdo monitorando temas amplos e encontrando temas específicos que podem ser trabalhados. Outra aplicação do monitoramento é encontrar leads (possíveis clientes) já no fim do funil de vendas através da combinação de termos típicos de intenção de compra. Por exemplo, é possível monitorar usuários no Twitter que tenham intenção de comprar uma bermuda. Como? Monitorando e combinando os termos “quero+bermuda”, por exemplo. Dessa forma um e-commerce que vende bermudas pode entrar em contato com esses usuários e efetuar a venda.

3 – Qual empresa ou prestador de serviço pode se valer do monitoramento para vender mais ou ter mais clientes? Explique.

O monitoramento pode ser útil para diversos tipos de empresas e organizações. Serve para monitorar imagem (evitar crises, alavancar boas oportunidades de interação), entender o perfil do público, avaliar o crescimento da participação nas redes sociais, fazer um comparativo de mercado, entre outros.

Atualmente a Sentimonitor trabalha com diversas empresas, principalmente do setor varejista, hoteleiro e de e-commerce, como LG e Olympikus, além de comitês de campanha e administração pública. Mas qualquer marca, empresa ou pessoa pode ser monitorada, as aplicações são diversas.

O monitoramento de termos pode ser muito interessante para empresas que queiram encontrar usuários com intenção de comprar determinado produto nas redes sociais. Se um usuário publicar no seu perfil público do Twitter que quer comprar uma saia rosa mas não a encontra, uma empresa que esteja monitorando os termos “comprar”+ “saia” + “rosa” pode visualizar esse post através da Sentimonitor e entrar em contato com esse cliente (através da plataforma é possível acessar o link original da postagem).

4 – Posso fazer o mesmo monitoramento em todas as redes sociais?

Não. Cada rede possui especificações de monitoramento. Para começar, é importante entender que todas as redes sociais só permitem o monitoramento de perfis públicos. No Instagram é permitido o monitoramento de usuários, perfis e hashtags. No Facebook é possível monitorar Fan Pages e Grupos públicos, mas não é possível monitorar grupos privados ou perfis pessoais, mesmo que sejam públicos. No Youtube é possível monitorar postagens e comentários através da combinação de termos, como nas redes do Google (como AND, NOT e OR). No Twitter é possível monitorar perfis, termos e hashtags de todos perfis públicos.

5 – Qual valor agregado o monitoramento traz para uma empresa que contrata a Sentimonitor?

Trabalhar com a Sentimonitor possibilita um planejamento e análise do que é feito e dito nas redes sociais. É possível, a partir da análise desses dados, criar ações mais assertivas e entender quem são os usuários que interagem com uma marca. A plataforma calcula um ranking de influenciadores segmentado de acordo com o interesse do cliente, que são as pessoas que mais interagem ou têm capacidade de propagação em relação a um determinado tema, marca, usuário ou empresa, além de prover métricas de performance de conteúdo e presença social, e gráficos, indicadores e resumos quantitativos.

Consideramos que nenhuma ação de marketing ou publicidade nas redes sociais está completa se não for planejada, executada, mensurada e analisada, e é nas fases de planejamento, mensuração e análise que fazemos a diferença, entregando os melhores indicadores, recomendações e insights.

Quer saber mais sobre a Sentimonitor e sobre análise de mídias sociais?

Entre em contato conosco ou crie uma conta na nossa plataforma 😉

 

Recomendamos para você:  Monitoramento de redes sociais como alternativa à pesquisa convencional: Análise da Segurança em Porto Alegre através da análise de mídias sociais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *