Pular para o conteúdo

Retrospectiva Sentimonitor / AI Engineers 2012

 

Retrospectiva Sentimonitor / AI Engineers 2012

* A AI Engineers nasceu ao final de 2008 como uma consultoria de nicho em inteligência artificial e mineração de dados, conquistou clientes em 4 continentes ao longo de 2010-2013, e ao final de 2010 lançou o Sentimonitor, uma plataforma de monitoramento de mídias sociais voltada a identificar e analisar os conteúdos e usuários em redes sociais mais importantes para uma marca ou personalidade. Ao longo de 2011-2012, a AI Engineers foi se tornando cada vez mais uma empresa de insights em mídias sociais baseada no Sentimonitor, com a pesquisa, desenvolvimento e consultoria em mineração de dados se tornando um serviço agregado para os clientes da plataforma.  A AI Engineers esteve incubada entre 2010-2012 no Centro de Empreendimentos em Informática/UFRGS, e teve apoio direto da FINEP, do CNPQ e da UFRGS neste período.
 

Retrospectiva

 
O ano de 2012 foi de crescimento acelerado para a AI Engineers e o Sentimonitor, em múltiplas dimensões: carteira de clientes, produto, equipe, parcerias e distinções.
 
Nas eleições para prefeito e vereador de 2012, o Sentimonitor conquistou comitês de campanha de Norte (Boa Vista/RR) a Sul ( Porto Alegre/RS) do Brasil, que monitoraram o conteúdo relativo a seus candidatos e adversários 24 horas por dia de domingo a segunda durante o período eleitoral. Conquistou também agências de publicidade e propaganda com demandas em posicionamento, empresas de clipping interessadas em atualizar seu portfólio de serviços com novas mídias, e indústrias tradicionais que viram no Sentimonitor uma potente ferramenta para inteligência competitiva e monitoramento da concorrência.
 
Este aumento do número e da natureza de nossos clientes acarretou um amadurecimento e evolução aceleradas do Sentimonitor, com mais de 40 melhorias e novas funcionalidades ao longo de 2012:
  • Análise Facetada do Impacto de Mensagens e Usuários no Twitter e no Facebook
  • Tag Clouds Multiníveis de alta densidade(até 50.000 mensagens consolidadas na mesma nuvem de palavras)
  • Gráficos de linhas, pizza, colunas e pressão multidimensionais e customizáveis
  • Novas redes sociais e jornais, com monitoramento do Orkut por palavras-chave, como no Twitter e no Facebook.
  • Análise Comparativa de Fan-pages do Facebook.
  • E outras 35 novas funcionalidades e melhorias!
 
Conquistar e atender apropriadamente tantos e tão variados clientes não seria possível sem um excelente time: em 2012 tivemos a entrada do sócio e diretor comercial Alexandre Abu-Jamra, que permitiu a dedicação integral de um diretor a cada uma das áreas-chave da empresa: produção (Bordignon), comercialização (Abu-Jamra) e estratégia/operações(Pinto). Nosso time cresceu 120% em relação a 2011, com integrantes altamente qualificados, comprometidos e dedicados (valeu, pessoal!), e trabalhando em sinergia para tornar o Sentimonitor uma referência mundial em análise de mídias sociais dentro dos próximos anos.
 
 
A evolução da AI Engineers ao longo de 2011/2012 chamou a atenção de investidores públicos e privados no Brasil e no exterior, levando a AI Engineers com o Sentimonitor às finais da Rede Innova Startup Competition 2012 em São Paulo (9 selecionadas entre 331 inscritas) e ao Foro de Inversión do Spin 2012 promovido pela RedEmprendia, em Madri (40 empresas selecionadas (apenas 3 do Brasil) de mais de 110 inscritas, provenientes de 7 países).
 
A excelência científica e o impacto das tecnologias-chave em desenvolvimento para o Sentimonitor tiveram reconhecimento do CNPQ através do edital RHAE Pesquisador na Empresa, em parceria com as empresas Conexum, Capital Analysis ( Klooks) e Pro Invest Assessoria Financeira (Bankemist), para continuidade da pesquisa, desenvolvimento e validação dos componentes de análise linguística avançada da plataforma.
 
Foi com grande satisfação que estabelecemos em 2012 uma parceria com a FAMECOS/PUC-RS para uso do Sentimonitor pelos alunos, bolsistas e professores, permitindo aos futuros profissionais do mercado e pesquisadores contato precoce com técnicas e tecnologias robustas e avançadas para branding, etnografia digital, CRM, SAC, cool hunting e engajamento do consumidor. Apostamos que o monitoramento e análise das interações entre usuários das redes sociais terá importância crescente para a atividade de profissionais de vendas, suporte, marketing e comunicação, além de constituir excelente fonte primária para pesquisa, e que um estudante deve ter contato constante com o que há de mais avançado em sua área de atuação para se preparar para o mercado.
 
Não poderíamos conduzir este post rumo a seu encerramento sem agradecer a todos aqueles que contribuiram direta e indiretamente para estes resultados: equipes do CEI/UFRGS, Sedetec/UFRGS, RedEmprendia, La Rede Innova e FAMECOS; famílias e amigos dos integrantes de nosso time (obrigado por aguentar um AI Engineer sob pressão e/ou ausente por longos períodos!), acadêmicos, desenvolvedores, empreendedores e investidores que nos proveram feedbacks, insights e leads em São Paulo, Madrid, Berlim, BH e POA; nossos advogados, contadores, consultores e fornecedores diretos e indiretos (afinal, vocês formam nosso time estendido!), e, naturalmente, nossos clientes, que têm se tornado, mais que clientes, parceiros!
 
Se sob vários aspectos 2012 poderia ter sido ainda melhor, temos que reconhecer que foi um excelente ano para a AI Engineers e o Sentimonitor! Para 2013, além de continuarmos prestando um serviço de excelência a nossos atuais e futuros clientes e investindo fortemente na manutenção e expansão de nossos diferenciais tecnológicos, preparamos diversas novidades, de impacto multi-departamental e alcance trans-continental. Mas estas, são assuntos para outros posts!
 
Desejamos-te um 2013 de superação de metas, e sinergias interessantes! 
Hugo Pinto & Equipe do Sentimonitor/AI Engineers