Pular para o conteúdo

YouTube analytics II: Análise e Insights

 

O monitoramento das redes sociais é cada vez mais fundamental para que as marcas determinem suas ações. É importante analisar não só o engajamento do próprio perfil da empresa ou do indivíduo, mas também verificar as menções espontâneas referentes a ele.

A análise dos indicadores gerados nas redes sociais possibilita a obtenção de insights, como a descoberta de influenciadores que podem aumentar a visibilidade da marca em questão. Até mesmo identificar um conteúdo que, repetitivamente, é relacionado aos vídeos da marca, o qual pode ser adotado pela mesma para futuras publicações.

Além disso, é possível ter conhecimento sobre o posicionamento da mesma no mercado e, inclusive, descobrir se ele está de acordo com o planejado. As próprias redes sociais, como o Facebook, Twitter, Instagram e YouTube, oferecem ferramentas ligadas às próprias mídias sociais que mensuram determinados indicadores.

monitoramento mídias sociais, monitoramento redes sociais, social media analytics, análise midias sociais, análise redes sociais, monitorar youtube, diferenciais sentimonitor, métricas redes sociais, métricas youtube

 

O que a Analytics do YouTube oferece?


A ferramenta disponibilizada pela principal rede social de vídeos é a Analytics do YouTube. Ela mensura dados referentes ao volume de visualizações, likes, dislikes, comentários e compartilhamentos. Também apresenta o percentual de retenção do público ao assistir algum vídeo e informações demográficas sobre o mesmo.

Por intermédio desse mecanismo, o usuário consegue perceber se os vídeos postados no canal estão recebendo maior engajamento. Ela permite descobrir se algum vídeo – principalmente ao analisar seu conteúdo – provocou maior interesse por parte do público ao apresentar o maior percentual médio de visualização.

Isso significa que ele envolveu por mais minutos os espectadores, sendo interessante reconhecer o que pode ter ocasionado essa maior atratividade. Nela, o usuário também consegue descobrir o gênero e a idade de quem mais assiste aos vídeos do canal.

A partir desses insights, a marca pode direcionar suas campanhas publicitárias conforme o público-alvo definido. Com essa estratégia, ela fomenta indicadores positivos para a rede social em questão, o YouTube.

Pontos Fracos da Analytics do YouTube


A Analytics não coleta informações qualitativas acerca dos vídeos.
Isso diz respeito ao fato da ferramenta somente considerar a quantidade numérica dos dados, como o número de compartilhamentos.

Vale ressaltar que, em diversas situações, vídeos são compartilhados com uma legenda negativa, ou seja, altos números de compartilhamento nem sempre representam um ponto positivo. Ademais, ela analisa somente os indicadores dos vídeos da própria conta, não permitindo uma comparação com os dados dos concorrentes.

Muitas mensagens que se referem à marca são publicadas de maneira espontânea, sem ser diretamente no perfil da mesma. A plataforma Sentimonitor coleta essas postagens presentes em outros perfis, dessa maneira é possível mensurar o envolvimento da marca com seus clientes/consumidores.

A plataforma não apenas monitora o comportamento dos demais players no mercado, como também sentimentaliza de forma automática, devido ao uso de inteligência artificial, as interações com as publicações.

Além da inteligência artificial, essa automatização da sentimentalização dos posts passa por duas outras etapas. O time de inteligência da empresa determina regras para classificar as postagens e, após isso, ainda há a revisão manual das mesmas.

O que a Setimonitor oferece de diferente do YouTube?


A ferramenta Analytics do YouTube oferece diversos indicadores sobre os vídeos publicados pelo canal analisado. Esses dados revelam se as campanhas adotadas pela marca estão provocando maiores engajamentos, mesmo que não se possa descobrir se ele é positivo ou negativo e nem analisar aqueles que não envolvam SAC ou SPAM.

As estatísticas que ela oferece mostram se os vídeos postados estão sendo vistos de fato ou se as pessoas somente os abrem, mas não permanecem em um período categorizado como proveitoso para a marca. Eles são significativos para determinar se uma ação deve ou não continuar, tendo em vista as metas propostas.

A partir da análise dos indicadores presentes nesse monitoramento, diversos insights podem ser elaborados. Contudo, eles seriam mais assertivos se fossem decididos também com base na análise qualitativa de algumas variáveis e no monitoramento de mídia espontânea.

O monitoramento com sentimentalização dos posts e que captura as menções espontâneas é oferecido pela empresa Sentimonitor, plataforma de inteligência artificial para análise das redes sociais. O acompanhamento da sentimentalização dos posts mostra se a empresa ou o usuário está bem posicionado no seu mercado.

Muitas publicações com alusão a marcas são feitas sem mencionar o perfil ou hashtag referente a mesma, principalmente por intermédio do Twitter. Essas mensagens, em algumas situações, melhor representam a maneira que ela está sendo vista no mercado.

A plataforma Sentimonitor coleta essas postagens e as classifica, de maneira automática, de acordo com sua sentimentalização: positiva, negativa ou neutra. Dessa forma, o usuário consegue analisar o engajamento de maneira mais precisa.

monitoramento mídias sociais, monitoramento redes sociais, social media analytics, análise midias sociais, análise redes sociais, monitorar youtube, diferenciais sentimonitor, métricas redes sociais, métricas youtube, sentimentalização, tags

Isso ocorre porque o conteúdo dos comentários podem ser de rejeição à marca e, portanto, um número absoluto maior não significa engajamento positivo. Ou até mesmo uma publicação pode conter um volume baixo de likes e alto de comentários, mas a maior parcela deles são elogios ou interações positivas.

Além disso, muitos vídeos publicados no YouTube são compartilhados em outras redes sociais. Ao analisar os indicadores somente da rede social YouTube, a pessoa está inutilizando todos os potenciais espectadores, isso é, os seguidores dos perfis que o compartilharam.

Como a ferramenta Analytics apresenta apenas dados quantitativos e referentes ao YouTube, o usuário não consegue identificar potenciais influenciadores para prospectar parceria. Esse reconhecimento pode ser feito na Sentimonitor ao verificar o engajamento e as impressões ocasionados pelos perfis.

A Sentimonitor disponibiliza uma lista que elenca os autores conforme volume de publicações, curtidas, comentários e número de inscritos.

monitoramento mídias sociais, monitoramento redes sociais, social media analytics, análise midias sociais, análise redes sociais, monitorar youtube, diferenciais sentimonitor, métricas redes sociais, métricas youtube, influenciadores
Ademais, a  Sentimonitor permite segregar os posts em tags. Isso permite analisar somente os comentários que verdadeiramente fazem referência à marca, por exemplo, evitar aqueles com conteúdo de SAC ou de varejo (perfis de lojas vendendo produtos ou oferecendo cupons de desconto). Assim, consegue-se alcançar um insight mais pontual para definir as campanhas reproduzidas no YouTube.

Sentimonitor: a geração de Insights em relação aos dados disponibilizados pela ferramenta de análise do YouTube


A  Analytics, ferramenta de monitoramento do YouTube, mensura diversos dados importantes para verificar o engajamento que os vídeos estão provocando. Entretanto, ao realizar a análise apenas de indicadores quantitativos,
o usuário descobre um falso engajamento.

Isso ocorre devido à falta de análise qualitativa dos indicadores, tendo em vista que uma quantidade grande não necessariamente indique repercussão positiva. Além do mais, ela permite somente a coleta de indicadores dos vídeos da conta do usuário, impossibilitando a comparação dos dados referentes às marcas concorrentes.

A Sentimonitor, por sua vez, possibilita que o usuário segmente os posts referentes a marca de acordo com seu conteúdo: positivo, negativo ou neutro. A partir dessa classificação, o usuário consegue mensurar mais precisamente a aceitação de suas campanhas no YouTube.

Ademais, na plataforma, é possível monitorar as menções espontâneas referentes a marca e as referentes aos concorrentes. É de suma importância para uma empresa ou para um indivíduo informar-se sobre a atuação dos outros players de seu nicho de mercado.

Com esse conhecimento, é possível otimizar suas ações, isto é, aprimorar seu Benchmarking. Ao estabelecer metas de estatísticas, descobrir o público-alvo e perceber seu posicionamento, uma marca consegue desenvolver campanhas no YouTube customizadas a fim de estimular maior engajamento e visibilidade.

A Sentimonitor ainda possibilita descobrir influenciadores, ou seja, potenciais parcerias que conseguem ter um alcance significativo não apenas em números, mas também direcionado ao público-alvo. A partir desses insights gerados após a análise dos monitoramentos, a marca alcança melhores estatísticas dos vídeos publicados no YouTube.