Pular para o conteúdo

Métricas Instagram: análise, monitoramento e sentimentalização

Tempo de leitura: 7 minutos

Nota: O Facebook e o Instagram realizaram alterações em suas APIs em abril de 2018, que restringiram as informações permitidas para coleta e armazenamento de suas redes sociais. Para conferir o mudou no Instagram leia este post. Para entender as mudanças no Facebook clique aqui.

Analisar métricas no Instagram é importante para orientar diversos fatores em uma empresa ou organização: a produção de conteúdo, o marketing (on e off), compreender o perfil do público, além de encontrar influenciadores e detratores da marca em Mídia Própria e Espontânea. Mensurar esses dados, principalmente em grandes volumes, pode ser decisivo para a qualidade da inserção de uma marca nas redes sociais.

Entretanto, esses dados são ainda mais difíceis de serem avaliados em redes sociais que não disponibilizam nenhum tipo de métricas, como o Instagram.

Neste mês surgiram notícias de que o Instagram estaria testando uma ferramenta própria de análise para disponibilizar aos usuários. A ferramenta promete mostrar dados dos posts e dos seguidores, como idade, localização e gênero.

Uma das contas de Instagram selecionadas para o período de testes deixou as imagens vazarem no blog Later.com. Segundo o site,o volume total de seguidores distribuído por cidades e países será um dado importante para marcas locais, por exemplo.  Outro dado disponibilizado seria o número de impressões – ou seja, o número de pessoas atingidas por um post.

O Instagram ainda não fez nenhum anúncio oficial e, portanto, não é possível saber se essas ferramentas estarão disponíveis para todos os usuários ou apenas para empresas – e também não é possível saber se o serviço será gratuito ou pago.

analytics instagram
Reprodução: later.com

Métricas Instagram: explorando interações, influenciadores e menções espontâneas

Através da plataforma Sentimonitor é possível explorar diversos dados que podem ser decisivos para uma estratégia assertiva nas redes sociais. A Sentimonitor entrega número de postagens, curtidas, comentários e impressões (o número de seguidores do perfil + o número de seguidores dos usuários que curtiram a publicação – ou seja, o número total de usuários que possivelmente visualizaram a postagem!).

Todos esses dados podem ser distribuídos e analisados em diversos gráficos dentro da própria ferramenta – como o gráfico de linha e distribuição ao longo do tempo – por dia, hora, mês ou pelo tempo determinado pelo usuário.

análise instagram sentimonitor

Produção de conteúdo no Instagram: como orientar

Uma das dúvidas recorrentes entre marcas e empresas é: como entender quais são os termos utilizados na minha área? Quais hashtags utilizar para ser assertiva?

Essa dúvida pode ser respondida através da análise da Tag Cloud da plataforma:

tag cloud sentimonitor

Monitorando um tema amplo como Marketing, é possível encontrar outros termos que estão associados à Marketing! A Tag Cloud também é interativa – para entender melhor o contexto que a hashtag está inserida é possível clicar nela.

Outra possibilidade oferecida dentro da plataforma é exportar a planilha da Tag Cloud, dessa forma é possível verificar em ordem numérica quantas vezes determinada hashtag foi citada.

Outra forma de orientar a produção de conteúdo através da ferramenta é analisando a concorrência e fazendo um benchmark de mercado. Quais são as redes sociais que recebem maior engajamento na concorrência? Quais os posts que geraram maior engajamento? Qual a estratégia utilizada pelos seus concorrentes nas redes sociais? Essas perguntas podem ser respondidas através do monitoramento da concorrência!

Analisando menções espontâneas no Instagram

As pessoas estão falando da sua marca nas redes sociais. E nem sempre elas vão até o Instagram da sua empresa! Através da plataforma Sentimonitor é possível encontrar usuários que mencionam a hashtag da sua marca. É importante que a análise considere Mídia Própria e Espontânea de maneira separada.

Encontre influenciadores no Instagram

Quem são os influenciadores e detratores da sua marca? Na Sentimonitor é possível ordenar os autores (em Mídia Própria e Espontânea) por número de comentários feitos por um autor, número de curtidas que determinado autor recebeu e número de impressões de um autor. Dessa forma é fácil de identificar quem são os usuários que influenciam diretamente a sua empresa ou marca.

autores instagram análise

Encontrando essas pessoas é possível interagir com elas (a Plataforma mostra o link da postagem original) e evitar/reverter crises de imagem.

Através da plataforma também é possível selecionar apenas postagem ou apenas comentários – o que é muito útil para analisar conteúdo – é possível verificar separadamente o número de comentários e postagens e analisar as postagens através do seu contexto – post original e sequência de comentários.

figura5

Classificar por tags: SAC e SPAM no Instagram

Nem todo engajamento é um bom engajamento! Algumas postagens recebem diversos comentários que não estão relacionados com ela – são comentários, geralmente, de SAC (reclamações e dúvidas sobre produtos) e SPAM (comentários não relacionados com a marca, usuários pedindo curtidas e “correntes” de mensagens nas redes sociais).

Esses comentários não devem ser contabilizados como engajamento para a marca. Para facilitar esse processo a Sentimonitor disponibiliza a criação de Tags e Regras de Classificação. Ou seja, os comentários de SAC recebem automaticamente a Tag “SAC” através de uma Regra de Classificação que combina palavras que geralmente são utilizadas neste tipo comentários como “ajuda”, “por favor”, “valor” etc.

Sentimentalização automática no Instagram

A plataforma Sentimonitor disponibiliza a sentimentalização automática dos comentários e postagens no Instagram. Também é possível criar Regras para que determinados tipos de comentários recebam determinada sentimentalização – por exemplo, se você quer considerar neutros os comentários feitos pela sua própria marca é possível criar uma regra para que todos esses comentários sejam classificados como neutros.

sentimentalização sentimento instagram monitoramento

A análise de sentimento possui três níveis dentro da plataforma: a inteligência artifical da Sentimonitor, as regras que o time de análise pode definir e, ao final, se ainda for necessário, a revisão final por um analisa!

 

Conclusão

Analisar e mensurar o engajamento da sua empresa ou marca no Instagram não é possível através do próprio Instagram – a rede social, até agora, não disponibiliza nenhuma ferramenta própria de análise. Através da Sentimonitor é possível fazer análises completas, que possibilitam diversos insights em produção de conteúdo, benchmark de mercado e mensuração dos resultados das postagens. Também é possível encontrar os usuários que falam sobre a sua marca espontâneamente através de hashtags – dessa forma, é possível compreender o que os usuários estão falando sobre a sua marca ou o seu mercado de forma espontânea, orientando produção de conteúdo e fazendo um benchmark.

Não monitorar e analisar seu engajamento e a mídia espontânea (menções espontâneas de usuários à sua marca) pode causar problemas irreversíveis para a sua empresa – como uma grave crise de imagem, por exemplo.

E você não quer que isso aconteça, certo? Entre em contato conosco!