Pular para o conteúdo

Instagram: Quando priorizar sobre outras mídias sociais

 

Nota: O Facebook e o Instagram realizaram alterações em suas APIs em abril de 2018, que restringiram as informações permitidas para coleta e armazenamento de suas redes sociais. Para conferir o mudou no Instagram leia este post. Para entender as mudanças no Facebook clique aqui.

Afinal, quais empresas e marcas devem focar no Instagram? E qual é o público que mais acessa essa rede? O Instagram é uma rede social focada no visual – baseada no compartilhamento de fotos e vídeos. Recentemente, a GlobalWebIndex fez uma análise a respeito dos usuários do Instagram e constatou que se trata da rede social com a maior presença de jovens (18-35 anos). Este dado é muito importante para perceber a faixa etária que mais acessa o Instagram. Porém, também é importante que as marcas não esqueçam das outras faixas etárias que acessam a rede – adultos e idosos.

Desde a sua criação, o Instagram é focado no mobile, ou seja, as pessoas que utilizam essa rede social também possuem um smartphone (inclusive porque fotos e vídeos só podem ser postadas através do smartphone).

Que tipo de negócio ou empresa deve focar no Instagram

O Instagram é uma rede social focada em mobile, extremamente visual e jovem, então se algum desses requisitos também preencher os “requisitos” do público da sua empresa ou marca, ela com certeza deve dar uma atenção especial ao Instagram.

Empresas de vestuário (que queiram mostrar suas roupas, novas estampas etc) têm uma oportunidade única no Instagram – é possível mostrar como as roupas são feitas, novas coleções e estampas, entre outros. Empresas do setor alimentício também tem no Instagram um grande aliado – através de uma foto ou vídeo é possível divulgar um prato, como o prato é feito, enfim, despertar os sentidos do usuário.

Como uma marca pode engajar o público no Instagram

As pessoas, em geral, não estão no Instagram para se deparar com posts profissionais ou sobre produtos diariamente. Os usuários não querem seguir marcas que postem fotos apenas de produtos. Prova disso é que fotos pessoais e sobre um estilo de vida recebem mais engajamento do que fotos sem esses elementos, segundo o pesquisador Dan Zarella. Outro dado interessante, também capturado pelo pesquisador, que analisou mais de 1000 fotos no Instagram,  é que fotos com rostos de pessoas recebem 35% mais engajamento do que fotos sem.

rostos instagram

Outro ponto a ser pensado é que o Instagram foi feito para a publicação de fotos. Por isso é importante também focar na estética e na qualidade delas. Tornar uma marca o mais pessoal possível e ter um Instagram esteticamente agradável torna o público mais engajado e fiel à sua marca.

Qualidade-4

A seguir, alguns pontos, além dos já citados, que podem engajar o público da sua empresa:

  • Vídeos: Através dos vídeos de 15 segundos é possível mostrar uma equipe, fazer preview de novos produtos e novas coleções, além de compartilhar notícias importantes sobre a marca.videos instagram
  • Recompensa: É uma maneira de manter seus seguidores ativos. Por exemplo, se você tem um produto a ser vendido, é possível oferecer códigos exclusivos de desconto para quem te segue. É um meio de gerar interesse sobre sua marca e garantir que seus clientes retornarão ao seu Instagram para conferir suas novidades.
  • Interação: É uma troca. Curta fotos que mencionem sua marca, comente em posts de seus clientes e use hashtags relevantes e populares. Estabelecer esse diálogo pode te diferenciar dos seus concorrentes no Instagram.

E então, está pronto para começar a monitorar o que falam sobre a sua marca e as de seus concorrentes no Instagram? Crie sua conta e comece agora mesmo!