Pular para o conteúdo

Facebook Insights II: Indo além das Métricas Nativas para Análise, Insights e Monitoramento

 

Nota: O Facebook e o Instagram realizaram alterações em suas APIs em abril de 2018, que restringiram as informações permitidas para coleta e armazenamento de suas redes sociais. Para conferir o mudou no Instagram leia este post. Para entender as mudanças no Facebook clique aqui.

Analisar dados, mensurar engajamento, encontrar influenciadores e identificar tendências do seu mercado são passos fundamentais para ter um bom feedback nas redes sociais e melhorar seu engajamento. E esses são insigths que podem ser obtidos através da plataforma Sentimonitor.

As próprias redes sociais oferecem ferramentas com métricas de interação. Elas possibilitam perceber quais tipos de posts estão gerando mais curtidas, engajamento e comentários e são essenciais para elaborar uma estratégia digital bem sucedida! Entretanto, existem diversas informações que não podem ser obtidas através das ferramentas de análise disponibilizadas pelas próprias redes sociais (como o Facebook) mas que são fundamentais para o entendimento mais detalhado do que acontece em cada rede social.

E é justamente nesse tipo de informação detalhada que plataformas de monitoramento de mídias sociais como a Sentimonitor podem ser úteis! Você deve estar se perguntando: de que forma a análise realizada pela plataforma se destaca em relação às ferramentas disponibilizadas pelas próprias redes?

O Facebook oferece uma análise de diversos fatores que podem ser decisivos para estratégias de Marketing Digital. Por exemplo, é possível compreender qual o horário que o seu público está mais ativo e programar as postagens para esses horários. Também é possível mensurar se impulsionar seus posts é uma estratégia positiva ou não – ter muitas curtidas e poucos cliques no site pode ser um mau indicativo!

Entretanto, verificar o engajamento da sua Fan Page pela análise disponibilizada pelo monitoramento do Facebook pode mascarar falsos engajamentos – por exemplo: posts que tiveram muitos comentários relacionados à SAC e SPAM. E dessa forma, a análise é feita de maneira que pode trazer falsos resultados!

O que a Sentimonitor entrega de diferente em relação à análise do Facebook?

A Sentimonitor oferece uma plataforma própria, capaz de capturar e mensurar dados que a ferramenta de monitoramento do Facebook não disponibiliza!

A Sentimonitor mostra o número de fãs da Fan Page, o número de pessoas falando sobre a sua marca, o engajamento, o número de comentários, curtidas e compartilhamentos e compara automaticamente com o mesmo período selecionado anteriormente (exemplo: seleciono do dia 5 ao 10 e a ferramenta mostra a diferença em percentual em relação aos dias 1 a 5).

análise facebook sentimonitor

É possível que diversos filtros sejam aplicados nesses dados (linguagem, data, horário, com ou sem determinadas tags), para comparar essas informações de diversas maneiras. Além disso, todos os comentários recebem sentimentalização automática – isso porque a ferramenta possui inteligência artificial capaz de analisar diversos termos e classificá-los!

Tags específicas

análise facebook sentimonitor

Todos os comentários também podem receber Tags Específicas (definidas pelo cliente) e podem ser classificados automaticamente como comentários relacionados à SAC e à SPAM, por exemplo.

Se a sua marca de calçados fizer uma campanha sobre o calçado X, é possível criar uma Tag “Calçado X” e aplicá-la à todos comentários que mencionarem ele – e tudo de forma automatizada!

Influenciadores

A Sentimonitor também entrega ao usuário os autores com mais publicações, curtidas, comentários e compartilhamentos – uma ótima maneira de entender quem são seus principais influenciadores no Facebook.

análise facebook influenciadores sentimonitor

Através da Sentimonitor também é possível visualizar separadamente apenas posts e apenas comentários, bem como visualizar publicações realizadas apenas no Mural e apenas na Timeline. Com essa possibilidade é possível visualizar o que é Mídia Própria e Mídia Espontânea. Selecionando apenas Mural e apenas posts por exemplo, a ferramenta faz uma combinação e mostra apenas Postagens (sem comentários) realizados na Timeline (e não no mural).

Postagem na timeline (feita pela própria marca):

análise facebook sentimonitor

Comentário no mural (feito por usuário):

análise facebook influenciadores sentimonitor

Compreender quais posts geraram maior engajamento para a sua marca é fundamental para orientar a produção de conteúdo e obter ainda mais interações do seu público. Mas como encontrar os posts que obtiveram maior engajamento e compreender essas interações? Na Sentimonitor, através de filtros, é possível visualizar quais postagens (incluindo posts e comentários) obtiveram maior engajamento.

Os posts também podem ser ordenados por mais recentes, curtidas, compartilhamentos e comentários – dessa forma – e filtrar excluindo comentários relacionados à SPAM, por exemplo.

Números detalhados para análise

Na Sentimonitor também é possível fazer combinações de detalhamento por Número de fãs da página, Número de pessoas falando sobre, Número de curtidas nas postagens, Número de comentários nas postagens e Número de compartilhamentos nas postagens – e esses números podem ser visualizados através de gráficos de barra, pizza e linhas!

Tag Cloud interativa

Outra possibilidade que a Sentimonitor oferece é a Tag Cloud (ou nuvem de palavras) interativa, com os termos e palavras que os usuários mais falaram na sua Fan Page. Essa funcionalidade permite compreender como o seu público está interagindo.

análise facebook tag cloud sentimonitor

Se uma das palavras em evidência na Tag Cloud for “Problema” pode ser um indicativo de que os usuários estão enfrentando dificuldades com a entrega de produtos, por exemplo. A Tag Cloud também pode ser exportada para uma planilha, que mostra o número exato de menções àquele termo – o que pode auxiliar na produção de conteúdo, descoberta de sinônimos, abreviações e hashtags utilizadas pelos usuários.

Sentimonitor: as diferenças em relação à ferramenta de análise de métricas do Facebook

Através da ferramenta de métricas do Facebook não é possível compreender quem são os influenciadores e detratores da sua Fan Page – e encontrar essas pessoas pode ser determinante para engajar seu público. Com a Sentimonitor é possível identificar quem são essas pessoas (a Sentimonitor entrega o perfil desses usuários) entrar em contato com eles e fazer com que ajam a favor da sua marca!

Na ferramenta de análise do Facebook também não é possível identificar o engajamento de uma publicação descontando comentários ligados à SAC e SPAM a – e fazer essa análise é imprescindível para verificar se uma publicação teve um engajamento real ou apenas um grande número de comentários não relacionados a ela. Através da Sentimonitor é possível identificar os posts que receberam maior engajamento (excluindo SAC e SPAM). Dessa forma é possível identificar se os usuários estão realmente engajados com a marca ou se os comentários não são relacionados aos posts.

Além disso, todos os comentários e postagens recebem sentimentalização automática – é importante lembrar que nem todo engajamento é um bom engajamento.

Não analisar esses pontos pode implicar em uma orientação de produção de conteúdo errada – os posts que parecem ter grande engajamento na verdade são posts que receberam muitos comentários de SAC, por exemplo.  E até uma crise de imagem – com diversos detratores influenciando outros usuários a não comprarem da sua empresa.

A Sentimonitor pode auxiliar a sua marca a analisar os pontos importantes para o seu negócio através do monitoramento do Facebook e de outras mídias, e dessa forma ser mais assertiva nas redes sociais – engajando o público e vendendo mais.

Dúvidas? Entre em contato conosco, será um grande prazer ajudar.