Pular para o conteúdo

Facebook Insights I: Métricas Nativas para Fan Pages, Vídeos e Anúncios

 

Nota: O Facebook e o Instagram realizaram alterações em suas APIs em abril de 2018, que restringiram as informações permitidas para coleta e armazenamento de suas redes sociais. Para conferir o mudou no Instagram leia este post. Para entender as mudanças no Facebook clique aqui.

O Facebook oferece uma ferramenta de análise de métricas que disponibiliza diversos dados como aumento de curtidas na Fan Page, gráficos com porcentagem sobre o perfil dos fãs da página (com dados como sexo e idade), tempo de visualização de um vídeo e cliques em chamadas para a ação da página – como cliques no site e no número de telefone.

Porém, para uma análise mais detalhada para tomada de decisão estratégica, produção de conteúdo e benchmark de mercado, esses dados são pouco profundos – e, atualmente, são fundamentais para uma marca ou empresa.

Por isso, analisar dados, mensurar engajamento, encontrar influenciadores e identificar tendências do seu mercado são passos fundamentais para ter um bom feedback nas redes sociais e melhorar seu engajamento.

O que oferece a análise de dados do Facebook?

A rede social fundada por Mark Zuckerberg e seus amigos no início de 2004 já conta com mais de 1,58 bilhões de usuários ao redor do planeta. A rede, que nasceu focada em relacionamentos sociais, passou a ser utilizada também por empresas, marcas e pessoas públicas através das Fan Pages. Essas páginas geram diversos dados e possibilidades para uma marca.

Com o Facebook Insights é possível comparar postagens analisando dados como curtidas, compartilhamentos e comentários das Fan Pages. Além disso, ainda é possível observar informações sobre os usuários que curtiram a página, como faixa etária, gênero e localização.

O Facebook não permite a coleta e análise de posts e comentários em perfis próprios – sejam eles públicos ou privados. O mesmo se aplica a grupos privados.

O Facebook Insights pode ser acessado pela própria Fan Page da empresa, na seção “Informações” e é dividido em oito principais abas: Visão geral, Curtidas, Alcance, Visualizações da página, Ações na página, Publicações, Vídeos e Pessoas. A seguir, a explicação do que é possível analisar em cada aba.

análise de redes sociais

  1. Visão Geral do Facebook:

Nesta seção são encontrados os principais indicadores de uma Fan Page – e é possível selecionar o período (divididos em hoje, ontem, últimos 7 dias e últimos 28 dias). Informações como número total de visualizações da página, alcance e envolvimento com a publicação aparecem em destaque, bem como número total de visualizações de vídeos.

Logo abaixo aparecem as cinco publicações mais recentes com informações de data, título, tipo, direcionamento (público ou privado), alcance (orgânico ou pago), envolvimento (cliques em publicações e reações, comentários e compartilhamentos). Na própria página também é possível promover essas publicações. A promoção ocorre com o direcionamento da página para grupos específicos através de pagamento.  

Além disso, também é possível monitorar páginas de concorrentes com indicativos básicos como: “Total de curtidas na página (número total de curtidas), Desde a semana passada (número total de curtidas desde a última semana), Publicações esta semana e Envolvimento esta semana (números de envolvimento)”. Desta forma é possível acompanhar as páginas de concorrentes e comparar os indicadores com os da sua Fan Page.

  1. Curtidas no Facebook:

A segunda seção possui informações detalhadas sobre o histórico de curtidas da Fan Page. Para realizar a análise do crescimento de curtidas da página é possível escolher a data de início e término.

Também são mostradas as “descurtidas”, curtidas orgânicas, curtidas pagas e o total líquido de curtidas. Além disso também há possibilidade de verificar onde as curtidas da Página ocorreram, ou seja, Na sua Página, Anúncios, De desktop sem categoria, API e de Suas publicações.

  1. Alcance no Facebook:

Nesta seção é possível identificar o alcance das publicações através de diversos gráficos. O primeiro mostra a variação ao longo do tempo entre mídia orgânica e paga.

facebook analytics

No segundo é possível compreender reações (funcionalidade implementada em 2016 pelo Facebook), comentários e compartilhamentos.

facebook 2

No terceiro gráfico é possível verificar os dados de “Ocultar publicação, Ocultar todas as publicações, Denunciar como Spam e ‘Descurtir’ página”.

facebook analise de redes sociais

No quarto gráfico é possível visualizar o “Alcance Total” – o número de pessoas que receberam alguma atividade da sua Página – incluindo Publicações , Publicações de outras pessoas na sua Página, Anúncios para curtir Página, Menções e Check-ins.

facebook

  1. Visualizações da Fan Page:

Aqui o Facebook permite visualizar de forma geral ou por abas informações como o Número de visualizações e o Total de pessoas que visualizaram (por seção, por faixa etária e gênero, por país, por cidade e por dispositivo). Ainda é possível visualizar quais as principais fontes de acesso à sua Fan Page – se a busca foi realizada pelo Facebook ou pelo Google, por exemplo.

facebook 5

  1. Ações na Fan Page:

Nesta seção o Facebook exibe dados relacionados à ações realizadas na página do Facebook. São exibidos números de “Cliques em Como chegar, Cliques no número de telefone, Cliques no site e Cliques na Chamada para ação da Página” – essas são ações que podem ser criadas na Fan Page.

facebook 6

Nos demais gráficos é possível visualizar cada uma dessas opções por faixa etária e gênero, por país, por cidade e por dispositivo.

  1. Publicações na Fan Page:

Na seção “Quando os fãs estiveres conectados” é possível ver dados por dia e horário de quando os fãs da sua página estão conectados no Facebook, dessa forma é possível obter insights sobre melhores dias e horários para interagir com o público. Na parte inferior da tela são mostrados todos os posts da página, o Tipo (link, foto, vídeo), o Direcionamento (exemplo: Público),  o Alcance (orgânico e pago), o Envolvimento (Cliques em Publicações e Reações, comentários e compartilhamentos) e as Publicações que foram impulsionadas ou não.

Logo abaixo, na seção “Tipos de publicações” são mostrados os “Tipos (link, foto, vídeo)”, o “Alcance”, “Cliques e reações” e “Comentários”.

  1. Vídeos na Fan Page:

Nesta parte são mostradas as visualizações de um vídeo, no topo são mostradas as “Visualizações de 10 segundos”. O Facebook define como: “Número de vezes que os vídeos da sua Página foram visualizados por 3 segundos ou mais.” Logo abaixo são mostradas “Visualizações de 10 segundos os mais” ou seja,  “Número de vezes que os vídeos da sua Página foram visualizados por 10 segundos ou mais. Se um vídeo tiver menos de 10 segundos, isso conta quando as pessoas visualizam 97% dele”, conforme informações disponibilizadas pelo Facebook.  Abaixo é mostrada a lista de vídeos com as seguintes informações: “Data e horário de publicação”, o “Título do vídeo”,  “Direcionamento”, “Alcance”, “Visualizações” e “Média de visualizações”.

  1. Pessoas da Fan Page:

Na seção “Seus fãs” é mostrado em um gráfico o sexo e a idade das pessoas que curtiram a sua página, o país,  a cidade e o idioma que falam. Na seção “Pessoas alcançadas” os mesmos dados são mostrados, mas agora para pessoas que as suas publicações foram exibidas no último dia. Já na aba “Pessoas envolvidas” são mostrados os mesmos dados das pessoas que curtiram, comentaram ou compartilharam suas publicações ou se envolveram com sua Página.

O Facebook oferece uma análise de diversos fatores que podem ser decisivos para estratégias de Marketing Digital. Por exemplo, é possível compreender qual o horário que o seu público está mais ativo e programar as postagens para esses horários. Também é possível mensurar se impulsionar seus posts é uma estratégia positiva ou não – ter muitas curtidas e poucos cliques no site pode ser um mau indicativo!

Entretanto, verificar o engajamento da sua Fan Page pela análise disponibilizada pelo Facebook pode mascarar falsos engajamentos – por exemplo: posts que tiveram muitos comentários relacionados à SAC e SPAM. E dessa forma, a análise é feita de maneira que pode trazer falsos resultados!

Facebook: quais são os insights?

A ferramenta de métricas do Facebook pode auxiliar a entender melhor quem é o público que curte a sua página – é possível identificar a idade e gênero deles, por exemplo, através de gráficos. Além disso, a ferramenta também mostra o crescimento de likes da sua página, tempo de visualização médio de vídeos e cliques em calls to action da página.

Entretanto, através da ferramenta de métricas do Facebook não é possível compreender quem são os influenciadores e detratores da sua Fan Page – e encontrar essas pessoas pode ser determinante para engajar o seu público!

Também é impossível identificar o engajamento de uma publicação descontando comentários ligados à SAC e SPAM através da ferramenta de métricas do Facebook – e fazer essa análise é imprescindível para verificar se uma publicação teve um engajamento real ou apenas um grande número de comentários não relacionados a ela.

Não analisar esses pontos pode implicar em uma orientação de produção de conteúdo errada – os posts que parecem ter grande engajamento na verdade são posts que receberam muitos comentários de SAC, por exemplo.  E até uma crise de imagem – com diversos detratores influenciando outros usuários a não comprarem da sua empresa.


Para entender como contornar esses problemas confira neste post. Dúvidas? Entre em contato!