Pular para o conteúdo

Redes sociais: Não existe almoço grátis

Tempo de leitura: 10 minutos

O investimento em redes sociais precisa, primeiro, ter um objetivo claro! A seguir alguns exemplos do que sua empresa pode alcançar com um bom trabalho em redes sociais:

  • Gerar novos leads qualificados
  • Share of mind
  • Analisar a concorrência
  • Aproximação com o público

Algumas marcas que estão começando a trabalhar nas mídias sociais acreditam que programar as postagens e separar algumas horas da semana para isso é o suficiente. Essa é uma visão distorcida da importância das redes sociais e infelizmente muito comum. Se você faz as postagens sem objetivo, planejamento e metas, esse é um hobby, não parte do seu trabalho. O conselho para redes sociais é: ou faça bem feito ou nem comece – o efeito de ter um conteúdo mal feito, mal planejado e mal executado nas redes sociais pode ser pior do que não ter nada. Só estar “presente” definitivamente não basta.

Outro erro comum é utilizar o espaço das redes sociais apenas para vender o seu produto postando imagens e preços. Por definição as redes sociais são espaços de interação, e fica complicado para o usuário interagir com um post de uma foto do produto com o preço. As marcas que trabalham com marketing digital já perceberam que esse tipo de publicação, focado apenas na venda, é um tiro no pé. A explicação é simples: ninguém está nas redes sociais exclusivamente para fazer compras. A ideia é ter um conteúdo relevante para o seu público. Uma padaria, por exemplo, não deve postar a foto de um bolo e o preço dele, mas criar no usuário a vontade de provar o bolo, marcar amigos na publicação para que vejam o bolo, interagir positivamente com a marca – criar uma relação. Ou, quem sabe, a padaria poderia publicar a receita do bolo! As empresas e marcas precisam, cada vez mais, ser relevantes para os seus seguidores – a cada dia são centenas de novas marcas presentes nas redes e todas elas disputam a atenção dos usuários.

Foto de Milton Friedman
Milton Friedman, possivelmente elaborando um bom argumento contra o mito do almoço grátis.

Prova disso é que você provavelmente curte diversas páginas de marcas e empresas do seu interesse no Facebook – lojas, restaurantes, e-commerces. Já reparou que as postagens dessas marcas eventualmente aparecem na sua linha do tempo? Isso acontece porque o Facebook calcula a relevância das páginas para você. Isso quer dizer que, muitas vezes, essas publicações não irão aparecer no seu feed de notícias  É claro que você pode acessar as publicações na página da marca, mas esse caso ocorre com menos frequência – o cliente ir até a página da marca. Além disso, é interessante encontrar as redes sociais ideais para o seu negócio. Se você tem um produto interessante visualmente, por exemplo, o Instagram provavelmente é uma rede social indicada para você. Cada marca e empresa precisa encontrar as suas redes ideais e que geram o retorno desejado. Mas como criar um tráfego ideal? Você acredita que postar de vez em quando nas redes sociais é o suficiente para a sua empresa? Então você definitivamente precisa ler este texto.

A melhor estratégia de tráfego nas redes sociais

No início da web, ter um site, uma página em uma rede social já era suficiente, já era um diferencial. Atualmente, essa ideia morreu – hoje é preciso ir muito além. São mais de 50 milhões de páginas de marcas, empresas e personalidades no Facebook. O fato é que a Internet, que antigamente tinha apenas uma função secundária nos negócios, ganhou papel de destaque e, acredite, redes sociais não são para amadores. As pessoas estão mais conectadas do que nunca e é às redes sociais que elas recorrem quando desejam fazer críticas, elogios ou obter informações sobre as marcas de interesse. Existem dois tipos de tráfego nas redes sociais que efetivamente trazem resultados:

Tráfego Pago

O tráfego pago na Internet é conhecido também como link patrocinado. Os links patrocinados podem ser criados por qualquer pessoa ou marca que deseje aumentar o número de visitantes do seu site ou blog. Através do Google Adwords é possível definir qual é o público alvo e quais são as palavras chaves relacionadas ao site. Por exemplo, você define que para o seu e-commerce de roupas básicas a palavra “blusa preta listrada” é uma possível busca. Quando alguém buscar no Google “blusa preta listrada” o seu site irá aparecer no topo da página. Dessa forma, é possível aparecer mais vezes para as pessoas que pesquisam os temas listados.

Já nas redes sociais o conteúdo é direcionado através de um filtro de pessoas que você deseja atingir (você pode selecionar interesses, idade, sexo, localização, entre outros). Esse direcionamento é pago e varia de acordo com os filtros selecionados. Entretanto, algumas marcas encontram problemas com curtidas e comentários feitos através de tráfego pago, isso porque o Facebook, por exemplo, procura por páginas de interesse da pessoa. Exemplificando, se você curtiu a página do seu time de futebol, o Facebook entende que você tem interesse em futebol – mas isso não é necessariamente verdade – o que pode prejudicar no alcance e engajamento que a sua marca deseja obter.

Tráfego Orgânico

Como já falamos antes, estar “presente” nas redes sociais por si só não basta. O conteúdo precisa ser planejado e possuir objetivos, bem como os meios de análise das redes sociais.  Hoje existem várias técnicas para estimular o tráfego do seu site, mas não se engane, esse estímulo também requer investimento. Por exemplo, você pode estimular o tráfego nas suas redes investindo no seu conteúdo – existem diversas técnicas para alavancar sua colocação nas buscas do Google – construção de textos densos, com links internos e externos etc. Entretanto, esse processo não é simples e precisa de investimento e tempo para encontrar um bom assunto (que seja relacionado com seu nicho e com os tópicos do momento), desenvolver um texto rico em conteúdo orientado para SEO, e além disso, esse conteúdo precisa ser divulgado em diversos canais para que o tráfego aumente.

Como encontrar e utilizar os influenciadores da sua marca

Você sabe quem são as pessoas que influenciam outras sobre a sua marca nas redes sociais? Descobrir quem são esses usuários e usá-los ao seu favor pode trazer benefícios nas vendas da sua empresa. A ideia de que influenciadores são celebridades ou artistas parece comum entre as pessoas e organizações. Contudo, um influenciador não é necessariamente uma celebridade.

Heilen e Asimov Influenciando-se mutuamente.
Heilen e Asimov Influenciando-se mutuamente, e prestes a influenciar gerações de computistas, incluindo Sentimonitors.

Cada mercado pode ter um tipo diferente de influenciador – como o próprio nome diz, são pessoas que são influentes naquele meio. Para uma loja de decoração talvez uma modelo não seja o influenciador ideal – afinal, você quer atingir pessoas que queiram, no fim das contas, comprar seus produtos, certo? Talvez um arquiteto – que indica e trabalha com produtos de decoração – fosse a solução ideal. Mas como ter certeza se essa é a melhor opção para o seu negócio?

Através do monitoramento e análise da sua marca é possível identificar pessoas ou grupos de pessoas que tem influência sobre outras pela função que exercem ou pelo que falam nas redes sociais. Elas já citam a sua marca normalmente, então é só uma questão de aproximação correta da marca com o influenciador – criando relações, convidando para eventos, participando, respondendo e tirando dúvidas ativamente nas redes sociais. Também é possível identificar detratores – pessoas que falam mal da sua marca e tentar contornar essa situação.
Outra maneira de encontrar um influenciadores é, através de uma plataforma especializada, monitorar termos amplos, que tenham a ver com a sua marca. Seguindo no exemplo de uma marca de decoração, essa marca poderia monitorar termos relacionados à decoração e encontrar pessoas que falem sobre esse assunto normalmente nas redes sociais. O próximo passo seria o engajamento com esses usuários – tornando-os verdadeiros influenciadores da marca.

Just in time content

O conteúdo just in time pode assumir diversas formas e ser distribuído em diversos canais. O conteúdo de uma empresa precisa estar alinhado com as personas e a jornada do consumidor – e para entender como esse usuário se comporta, a análise de redes sociais é fundamental. Com a análise, dados relevantes são obtidos – termos relacionados para a orientação conteúdo podem ser encontrados, influenciadores, redes sociais mais adequadas para o seu negócio. O conteúdo pode então ser pensado para cada rede social, de acordo com a forma de cada rede e os usuários identificados.

just in time content

A união de tecnologia, conteúdo e diferentes tipos de abordagem pode criar uma relação extremamente impactante com o seu cliente. Esse conteúdo pode ser aproveitado por marketing e vendas como um apoio para envolver o cliente em sua jornada de compras e alimentando-as através do processo. E ajudar a influenciar suas decisões de compra.

Esta variedade de conteúdo desenvolvido pelos profissionais de marketing de conteúdo, orientados pelo monitoramento das redes sociais, pode alavancar a sua capacidade de comunicar e se conectar com dezenas de milhares de clientes de maneiras relevantes, criando e adaptando-se para cada caso. Entregando o conteúdo correto no momento certo. Por exemplo, é possível que uma marca monitore um tema que tenha relação com seu nicho – uma empresa de arquitetura monitora termos relacionados a decoração – e percebe que um determinado tipo de decoração como “azulejos” está em alta. Dessa forma, é possível criar conteúdo orientado para o seu público, além de entregar o que os clientes esperam.

A sua empresa está investindo em redes sociais ou apenas postando conteúdos irrelevantes?

Você está satisfeito com o resultado das suas ações nas mídias sociais? Como vimos, não há como atuar efetivamente (com objetivos) nas redes sociais sem investimento.

As redes sociais precisam ser planejadas, bem executadas e mensuradas. É possível optar por como você deseja investir nas redes sociais mas, sim, você precisa investir tempo e dinheiro para ter resultado (ou nem comece!). É preciso possuir os processos adequados, pessoal qualificado e ferramentas capazes de auxiliar na obtenção de dados nas redes sociais.

Através do monitoramento e análise das redes sociais de uma plataforma especializada diversos insights podem ser obtidos – é possível detectar influenciadores, analisar concorrência, descobrir termos para orientar a produção de conteúdo, descobrir novos leads através de combinação de termos – enfim, são diversas possibilidades que podem alavancar suas vendas e aumentar a sua presença nas redes sociais!

Se a sua empresa ainda não trabalha efetivamente com redes sociais com certeza está perdendo clientes. Entre em contato conosco – vamos juntos construir a melhor solução para a sua empresa!