Pular para o conteúdo

Sua empresa precisa de influenciadores do seu mercado, não de celebridades nas redes sociais

 

Pensar em influenciadores digitais óbvios é fácil né? Celebridades, Youtubers, artistas, jornalistas… Mas será que eles são as pessoas certas para auxiliar a sua marca? Talvez uma atriz famosa não seja a pessoa certa para promover uma empresa que vende produtos light, por exemplo.

O Sentimonitor é capaz de auxiliar a sua empresa a encontrar pessoas que são especialistas em um assunto e que exercem grande poder de influência sob determinado grupo de pessoas, mesmo que não sejam famosas ou estejam em evidência na mídia.

Cruzando informações como número de seguidores, número de retweets, número de comentários e sentimentalização, o Sentimonitor entrega quem são as pessoas mais influentes em determinada rede ou assunto na web!

redes sociais todos tem vez o voz

Porém, é importante ressaltar que o perfil de um jornal no Facebook, por exemplo, pode ser considerado um influenciador por causa da grande audiência. Entretanto, o perfil de uma pessoa no Twitter, com um número bem menor de seguidores, também pode ser um grande influenciador, com um impacto super importante – tudo depende da sua empresa e do seu nicho. Algumas vezes, nas redes sociais, o número de seguidores de um perfil especificamente não é tão importante, mas sim o quanto aquele assunto repercutiu.

As redes sociais são poderosas justamente por serem democráticas – todos tem vez e voz! E todos podem influenciar outras pessoas em uma decisão de compra ou a ser contra/a favor de um candidato político. Através do monitoramento é possível detectar essas situações, medir seu alcance, e tentar revertê-las ou maximizá-las. Isso mesmo – é possível reverter uma situação através de ações nas redes sociais ou fazer com que os influeciadores sejam positivos para a sua marca, mas isso é assunto para o próximo tópico!

Como os influenciadores digitais podem ajudar uma marca?

Justamente por terem centenas (ou até milhares) de seguidores, retweets e comentários, os influenciadores digitais falam para muitas outras pessoas que geralmente estão super interessadas no que aquela pessoa posta.

Por isso é muito importante para uma marca encontrar o influenciador certo e também educar pessoas que possam ser possíveis influenciadores para falarem bem da sua marca – isso pode ser feito de diversas maneiras, por exemplo, tendo uma boa relação online, enviando bons produtos da empresa, compartilhando conhecimento e conteúdo de qualidade… São muitas possibilidades!

Influenciadores digitais

 

No entanto, é de extrema relevância que a marca saiba entrar em contato com um influenciador e seguir um roteiro, para que o conteúdo publicado pelo influenciador sobre a sua marca seja de qualidade e relevante! Com boas informações sobre uma marca ou produto, um influenciador pode falar bem da sua empresa espontâneamente e com isso influenciar muitas outras pessoas a pensarem o mesmo – e esse pensamento pode ser ainda replicado, para o seguidores dos seguidores. Já pensou o quanto isso é importante? Como já falamos antes, a maioria das pessoas acredita mais na percepção de outras pessoas sobre marcas e produtos do que em propaganda!

EXEMPLO PRÁTICO: Influenciadores digitais nas mídias sociais

Às vezes pode parecer complexo entender como a análise de mídias sociais pode auxiliar a sua empresa ou negócio a obter bons resultados, certo? Vamos resolver este problema. Para que você compreenda melhor como os influenciadores digitais podem auxiliar o seu negócio, vamos mostrar um exemplo hipotético.

Vamos supor que um hostel no Rio de Janeiro precisa encontrar um público-alvo e descobrir os influenciadores para este público. Através da análise de mídias sociais com a ferramenta Sentimonitor, é possível monitorar termos e setores como, por exemplo, “hospedagem barata” (e variáveis) no “Rio de Janeiro” (e variáveis) e descobrir influenciadores para o seu público – pessoas que estejam buscando acomodação em conta no Rio de Janeiro.

É importante lembrar que ao contrário do que muita gente pensa, os influenciadores digitais não são necessariamente celebridades, mas sim, neste caso, pessoas que exercem grande influência para viajantes que estão procurando acomodação – pode ser um blog de turismo ou um perfil em alguma rede social que dê dicas de viagens e acomodação.

É possível que, através de ações direcionadas, esse influenciador atue para este hostel e recomende o empreendimento para pessoas que estejam buscando hospedagem barata no Rio de Janeiro.  

Imagine que um perfil de viagens no Instagram com mais de 100 mil seguidores publique uma foto do Hostel e indique para os seguidores – falando sobre os benefícios de se hospedar lá e não em um hotel (valor mais baixo, clima familiar, etc). E o melhor: todos aqueles seguidores estão interessados em viagens! Perfeito, né?

O Sentimonitor pode te ajudar a monitorar essas pessoas e criar insights de abordagem e relação entre os influenciadores e possíveis clientes!