Como realizar Marketing de Conteúdo a partir do monitoramento de mídias sociais

Tempo de leitura: 6 minutos

As mídias sociais tornaram-se ótimos meios para propagação de conteúdo na internet. Os consumidores estão cada vez mais ligados às redes e com isso grande parte do seu consumo de conteúdo é realizado através das mesmas.

Com vários negócios apostando no Marketing de Conteúdo e utilizando as redes sociais para a divulgação dos materiais produzidos, a quantidade de informações que os consumidores recebem diariamente é enorme. Tornou-se muito difícil destacar-se entre as demais e fazer com que as pessoas interajam com o conteúdo publicado pela sua marca.

Já ouvimos diversas vezes as frases “meu conteúdo não gera engajamento” ou “meu público não interage com a minha marca nas redes sociais”. Mas você já parou para pensar que talvez você não esteja produzindo o conteúdo que o seu público quer consumir?

O conteúdo precisa estar alinhado com o negócio da empresa e, ao mesmo tempo, deve estar de acordo com que as pessoas estão comentando no momento.

Monitorando temas de interesse nas redes sociais

Para descobrir quais são as principais histórias que estão engajando o seu público-alvo, é preciso primeiramente definir quais serão os temas monitorados nas redes sociais. Lembre-se: para elaborar uma estratégia de marketing de conteúdo de sucesso e criar conteúdo que realmente tenha algo a ver com os seus potenciais consumidores, é necessário monitorar temas relacionados ao negócio da sua empresa.

De nada adianta monitorar o que as pessoas estão falando sobre comida italiana se na verdade o seu restaurante é especializado em comida chinesa.

Vamos falar um pouco sobre um método que elaboramos aqui na Sentimonitor, os 4 C’s do monitoramento: Capturar, Classificar, Consolidar e Compreender.

Capturar

A primeira etapa de qualquer monitoramento é a definição dos termos que sua empresa deseja monitorar e capturar. Se a sua empresa trabalha com vinhos, por exemplo, é interessante monitorar quais são as principais histórias que estão relacionadas com os este produto. Então, palavras como “gosto”, “quero”, “tomar” + vinho, seriam interessantes de serem monitoradas, além de claro, os tipos de vinho que existem.

marketing de conteúdo redes sociais
Cadastro do termo Vinho

Classificar

Após capturar as mensagens, é necessário classificá-las em categorias, facilitando a análise. Esta classificação pode ser realizada através da atribuição de tags ou de sentimentalização. A partir disso é possível separar as postagens que falam sobre tomar vinho, daquelas que falam sobre as melhores marcas, por exemplo, além de eliminar os dados irrelevantes

marketing de conteúdo redes sociais
Publicações sobre vinho nas redes sociais

Consolidar

Capturadas e classificadas, as postagens precisam ter os seus dados consolidados para análise. Para isso é possível verificar as informações coletadas através de gráficos de acordo com os principais indicadores como engajamento, viralização, alcance e ranking de influenciadores.

Compreender

Feito isso, chega a hora de compreender essas informações para identificar excelentes oportunidades para a produção de conteúdo e disseminação em seu blog, e-mails e redes sociais

Produzindo conteúdo relevante para o público

Qualquer conteúdo produzido deve ter alguma relevância e valor para o seu público. Por mais que gatinhos gerem curtidas, não irão trazer mais consumidores para a sua empresa!

Após ter monitorado e identificado quais são os temas de interesse de seu público-alvo, chega o momento de produzir conteúdo para engajá-los com a sua marca. Para isso, é interessante alinhar a proposta de valor da empresa com as principais dúvidas, sugestões ou reclamações por parte dos consumidores nas redes sociais.

Digamos que no monitoramento e na análise criada, você tenha observado que as pessoas geralmente comem pedaços de queijo enquanto tomam vinho. Aí está a oportunidade de criar algum tipo de conteúdo como “Qual tipo de queijo combina com qual tipo de vinho.” 

A Mirabeau Wine possui um caso muito interessante que conhecemos no Fórum de Interatividade e Comunicação (FIC 2016), por meio do palestrante, blogueiro e consultor de negócios mundialmente reconhecido Mark Schaefer. A marca tem como concorrentes outras empresas que possuem muitos anos de tradição. Para se diferenciar da concorrência, começou a desenvolver blog posts e vídeos sobre a rotina da empresa, contando como todos se envolviam, quais dificuldades enfrentavam, entre outros.

Um dos vídeos da marca, ”Como abrir uma garrafa de vinho sem um saca-rolhas” possui mais de 11 milhões de visualizações no Youtube.

Utilizando virais para marketing de conteúdo

Outra maneira de fazer com que seus seguidores engajem com a sua marca nas redes sociais é fazendo referência a músicas, acontecimentos ou vídeos que estão viralizando na internet.

É claro que depende do tipo de consumidor de sua marca, mas geralmente, grande parte das pessoas que estão nas redes sociais acabam sabendo dos principais virais do momento. E como é possível identificar qual viral faz mais sentido para meus consumidores? Através do monitoramento de redes sociais, é claro!

A LG Eletronics, nossa cliente, estava com problemas de engajamento para sua unidade de negócios relacionada a Ar-Condicionados e, como solução, monitorou um termo bem amplo nas redes sociais, a palavra “calor”. A partir dos insights do monitoramento, a LG criou conteúdo relacionado à música “Baile de Favela”, que gerou bastante engajamento por parte de seus consumidores nas redes sociais. Confira o case completo.

marketing de conteúdo lg
Post LG relacionando Ar-Condicionado com a música

Um acontecimento recente que viralizou nas redes sociais foram as ações de marketing do McDonald’s e do Bobs referentes ao Milkshake de Ovolmaltine. (que inclusive gerou uma campanha de vídeos com o Youtuber Whindersson Nunes). A “briga” entre as duas marcas gerou uma oportunidade para diversas marcas, como Burger King, Giraffas, KFC e até a Phillips, que aproveitaram a oportunidade para também se posicionar em relação à questão.

milkfake bobs

Outro exemplo é o da Egalitê Recursos Humanos Especiais. Eles monitoraram temas relacionados a vagas e contratação de pessoas com deficiência nas redes sociais e produzindo conteúdo a partir dos insights, em apenas 3 meses, conseguiram gerar 100% novos leads, 500% mais engajamento nas redes sociais e 66% de aumento de tráfego! Quer saber como? Confira o case!

Quer começar a monitorar as principais histórias que estão engajando os seus consumidores para aumentar a interação com a sua marca? Entre em contato conosco ou crie uma conta em nossa plataforma!

3 Comentários



  1. Olá! Mas como é feito esse monitoramento por palavra (como vocês mostraram na imagem do exemplo dos vinhos/cadastro de busca no twitter)? É a plataforma de vocês que dispõe esse serviço ou uma ferramenta em paralelo? Poderiam explicar/ Obrigado! =)

    Responder

    1. Oi Renato, tudo bem?

      Sinto pela demora na resposta – tivemos algumas mudanças na equipe em fevereiro, e acabamos perdendo algumas mensagens na passagem de bastão!
      Então, o monitoramento é feito pela nossa plataforma, usando a API do Twitter(isto é, o que funcionar no https://twitter.com/search-home?lang=en) vai funcionar na nossa plataforma. A Sentimonitor usa as buscas nativas das redes sociais para capturar o conteúdo a ser analisado – nossos robôs periodicamente checam(ou são avisados) se algo novo saiu, analisam e armazenam o resultado em nossos sistema.

      Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *