7 Livros sobre Marketing de Conteúdo que você precisa conhecer

Tempo de leitura: 6 minutos

E-books, Cases e blog posts são uma ótima e fácil maneira de aprender sobre os mais diversos assuntos. O acesso à informação vem ficando cada vez mais fácil. Entretanto, consumir apenas este tipo de conteúdo não é suficiente para nos tornarmos especialistas em um assunto em específico.

Nada melhor do que uma boa leitura para se aprofundar mais em algum tema, certo? Sabendo desta questão, separamos 7 livros indispensáveis para que você possa aprender mais sobre Marketing de Conteúdo. Confira!

1. The Content Code: Six Essential Strategies to Ignite Your Content, Your Marketing, and Your BusinessMark Schaefer

The Content Code - Mark Schaefer

Não poderíamos começar esta lista sem citar um dos palestrantes da 12ª Edição do Fórum de Interatividade e Comunicação (FIC 2016) sob o tema “The Content Revolution”, que aconteceu no dia 05/10 em Porto Alegre e no dia 06/10 em São Paulo. Mark Schaefer foi um dos principais palestrantes do evento. (Não conseguiu ir ao evento? Confira a nossa resenha com os principais insights sobre as palestras!)

Este livro sobre Marketing de Conteúdo foi aclamado pela revista INC como um dos cinco mais importantes livros de marketing do ano. Em sua obra, Mark explora seis fatores que auxiliam as empresas à “desbloquearem” o seu conteúdo para torná-lo visível ao público.

The Content Code explora a psicologia do compartilhamento, além de oferecer centenas de ideias que podem ser usadas por empresas de qualquer tamanho e qualquer orçamento.

2. The Content Revolution: Telling a Better Story to Differentiate from the CompetitionMark Masters

The Content Revolution Mark Masters

Este livro de Mark Masters foi o que tematizou o FIC 2016, no qual também foi um dos palestrantes principais. De acordo com Mark, a construção de engajamento através de conteúdo está mudando o cenário de negócios e das pessoas, todos à procura de construir credibilidade, influência e confiança.

O livro argumenta que o único diferenciador que temos, como empresas, são as histórias que contamos.  Este livro não é baseado em teorias clássicas de Marketing como os 4P’s ou a pirâmide de Maslow. Existe um novo jeito de pensar, baseado em conteúdo mais emocional, e que é valioso para os outros, pois soluciona os seus problemas.

The Content Revolution ainda traz entrevistas exclusivas com pioneiros do marketing de conteúdo de todo o mundo, como Joe Pulizzi, Chris Brogan e Jay Baer.

3. Acredite, estou mentindo: Confissões de um manipulador das mídias  – Ryan Holiday

Acredite, estou Mentindo Ryan Holiday

Este livro escrito por Ryan Holiday, profissional de marketing e estrategista de mídia que também, já foi Diretor de Marketing da da loja de roupas American Apparel, conta algumas histórias reais de como é fácil viralizar conteúdo na internet, desde que você saiba como ela funciona.

O autor conta sobre o lado obscuro da mídia e um guia de como explorá-la. Entre as suas dicas, Ryan fala que para viralizar um conteúdo, basta falar sobre assuntos que todos detestam, as pessoas adoram falar sobre coisas que não gostam.

4. Marketing De Conteúdo: Como Fazer Sua Empresa Decolar No Meio DigitalNancy Assad

Marketing de Conteúdo Nancy Assad

Este livro de Nancy Assad descreve muito bem as mudanças motivadas pelo crescimento do mundo digital e de suas estratégias. A internet e as redes sociais mudam o panorama corporativo e mudam as relações sociais contemporâneas.

Não estar atento a estas mudanças é perder um diferencial competitivo importante, pois não é apenas uma onda passageira, são transformações que vieram para ficar. Nancy traz nesta obra as principais mudanças e como se adaptar a elas, fazendo com que sua empresa crie estratégias de sucesso no meio digital.

5. Inbound Marketing: Seja encontrado usando o Google, a Mídia Social e os BlogsBrian Halligan e Dharmesh Shah

Inbound Marketing Brian Halligan Dharmesh Shah

Os autores deste livro, Brian Halligan e Dharmesh Shah, são os fundadores da empresa HubSpot, plataforma de inbound marketing e de vendas que é uma das mais importantes no segmento. Este livro pode ser considerado um dos clássicos do marketing digital e é uma leitura indispensável!

Nesta obra, os autores evidenciam a importância de sua empresa parar de abordar diretamente as pessoas de seu mercado-alvo, interrompendo-as, ao invés disso, passar a “ser encontrado” por elas. Os primeiros capítulos do livro focam-se bastante em como é importante parar de se utilizar estratégias de outbound e começar a trabalhar com inbound, e também, criar conteúdo de qualidade.

Os fundadores da HubSpot lhe darão as ferramentas e estratégias necessárias para aprimorar suas pesquisas no Google, construir um blog de qualidade e fomentar uma comunidade em sites de mídia social.

6. Regras de ConteúdoAnn Handley e C.C. Chapman

Regras de Conteúdo Ann Handley

Para quem recentemente começou a trabalhar com Marketing de Conteúdo, este livro de Ann Handley e C.C. Chapman é básico e obrigatório para sua leitura! Os autores mapearam estratégias para a criação de blogs, vídeos, podcasts, e-books e outros formatos de conteúdo focados no crescimento dos negócios.

O livro entra bastante na questão da importância desta estratégia de marketing. Para exemplificar na prática, possui diversos estudos de casos de empresas que deram certo em suas estratégias online. Além disso, ainda oferece dicas sobre desenvolvimento de conteúdo.

Regras de Conteúdo é o guia essencial para seu negócio criar uma ótima estratégia de conteúdo, encontrando o equilíbrio entre humor e humanidade e mostrando como construir materiais de valor que trarão resultados a longo prazo.

7. Get Content Get Customers: Turn Prospects into Buyers with Content MarketingJoe Pulizzi e Newt Barret

Get Content Get Customers Joe Pulizzi Newt Barret

Os dois autores deste livro são grandes especialistas quando se trata de Marketing de Conteúdo. Joe Pulizzi foi quem patenteou o termo “Content Marketing” e também é responsável por uma grande quantidade de informações sobre o assunto. Newt Barret é presidente da Content Marketing Estrategies, que orienta empresas na busca de clientes através de práticas de marketing de conteúdo.

Newt e Joe explicam como as regras do marketing mudaram com a chegada da internet, e o que os clientes realmente desejam: conteúdo de valor e que resolva algum problema, focando no usuário e não no produto em si. O livro é uma ótima pedida para quem quer se aprofundar em marketing de conteúdo, principalmente para quem tem interesse em comércio eletrônico.

Espero que estas dicas de livros possam te ajudar em sua estratégia de marketing de conteúdo! Quer descobrir como criar conteúdo de qualidade que gere engajamento com os seus consumidores nas redes sociais? Entre em contato conosco ou crie uma conta em nossa plataforma!

4 Comentários


  1. Olha eu aqui passando novamente, Estou acompanhando seu Blog que é Maravilhoso! Essas informações tem me ajudado bastante e acredito que outras pessoas também. Sou grata. Sucesso Sempre!!

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *