Pular para o conteúdo

Por que investir em Marketing de Conteúdo?

 

O Marketing de Conteúdo é a grande tendência de marketing que vem sendo utilizada pelas marcas nos últimos anos, substituindo cada vez mais os métodos tradicionais de atração e retenção de potenciais e novos clientes.

Ao criar materiais que despertem o interesse, é possível educar e tornar-se uma referência de conhecimento em assuntos relacionados ao seu produto ou serviço.  Como afirma Bob Willheim, Head de Digital do Grupo ABC, “o conteúdo consegue deixar marcas mais verdadeiras, mais pessoais e mais próximas das pessoas.”

Mas por que investir esforços nesta crescente estratégia no mundo do marketing em vez de investir em publicidade digital ou AdWords, por exemplo?

POR QUE INVESTIR EM MARKETING DE CONTEÚDO?

De acordo com o estudo Connected Life, que analisou mais de 60 mil usuários de internet em mais de 40 países, 88% dos brasileiros procuram informações sobre produtos antes de comprá-los e em 74% desses casos, a pesquisa é realizada através da internet.

Engana-se quem pensa que os consumidores buscam dados apenas sobre produtos e serviços caros como carros e serviços financeiros. Produtos de cuidados pessoais como perfumes e cosméticos também estão nesta lista.

Isso mostra a tendência dos consumidores em procurar conteúdo antes de tomar decisões, sejam fáceis ou difíceis. Imagina que legal seria se a sua empresa se tornasse a principal referência de busca em assuntos relacionados a seu produto?

RUMO À PRIMEIRA PÁGINA DO GOOGLE

As razões para se adotar uma estratégia de marketing de conteúdo são diversas. Apenas possuir um site de seu negócio não é mais suficiente para gerar tráfego e fazer com que seu público-alvo acesse sua página com frequência.  

Para a sua empresa estar presente nas primeiras colocações das buscas no Google relacionadas a seus produtos ou serviços, é necessário uma série de fatores que façam que o seu site esteja presente em uma boa posição.

Um desses fatores é o SEO (Search Engine Optimization). De acordo com a 5seleto, o SEO é a prática responsável por auxiliar os computadores do Google e dos outros buscadores  a encontraerem seu conteúdo e avaliarem sua qualidade e relevância para só depois mostrá-lo aos usuários que buscam sobre o que você está ofertando.

Para isso, é necessário elaborar estratégias de marketing de conteúdo que otimizem as palavras-chaves relacionadas a seu negócio dentro do texto e nos títulos, atraindo novos visitantes e potenciais clientes a partir de posts, e-books, etc.

Se a sua empresa não produzir conteúdo, ficará ‘invisível’ para seus consumidores na internet, e isso gera uma oportunidade para seus concorrentes. Isso não é legal, não acha?

 

APROXIMAÇÃO COM O PÚBLICO-ALVO

Um dos principais objetivos deste método é criar uma relação de confiança entre sua empresa e o seu público-alvo. Ao criar um laço que ultrapassa somente o momento da venda e passa a fazer parte do dia-a-dia do consumidor, o conteúdo produzido torna-se algo de grande valor para o potencial cliente.

Este relacionamento também faz com a sua marca seja preferida em relação a seus concorrentes e também impede que o consumidor desista em um momento específico da  jornada de compra. Uma estratégia de marketing de conteúdo bem planejada e executada gera valor suficiente para que seja reconhecida como referência no mercado.

Conteúdo interessante deve ser o centro de sua estratégia de marketing. O grande “X” da questão é entregar o conteúdo certo, para a pessoa certa, no momento certo.

A jornada do consumidor não é a mesma de alguns anos atrás. Os potenciais clientes não querem criar vínculos com marcas que só buscam oferecer os seus produtos, mas sim, uma empresa que procura lhes entregar valor independente do seu momento de compra.

A construção de uma relação transforma consumidores em disseminadores da marca, potencializando os seus esforços no departamento de marketing e melhorando a imagem de sua marca frente ao mercado.

EDUCAÇÃO E AVANÇO NA JORNADA DO CONSUMIDOR

Uma maneira de educar os seus consumidores e o seu público-alvo sobre as melhores práticas de determinado assunto é gerando conteúdo de qualidade. Ao criar e-books ou posts relacionados ao seu serviço ou produto, é possível fazer com que o mesmo passe por todas as etapas da jornada do consumidor, para que no final, adquira o seu produto.

Mas o que é a Jornada do Consumidor? De acordo com a Resultados Digitais, a Jornada de Compra do Consumidor trata-se das etapas pelas quais seu público-alvo passa antes de se tornar um cliente. Esta jornada possui quatro etapas: Aprendizado e Descoberta; Reconhecimento do Problema; Consideração da Solução e; Avaliação e Compra.

Criando e alinhando o seu conteúdo de acordo com cada etapa da jornada é possível compreender da melhor maneira quais são as principais necessidades de seu público. Nutrir os seus consumidores com materiais de alta qualidade necessita de uma estratégia bem estruturada.

No final do dia, o que realmente importa é a geração de leads qualificados, correto? Nada melhor do que ser o responsável por educar estes leads através de conteúdo de valor.

Qualquer material que faça com que o seu potencial cliente avance nas etapas da jornada pode ser considerado Marketing de Conteúdo. Alguns desses exemplos são vídeos, imagens, cases de sucesso, entrevistas com especialistas no assunto, e-books e infográficos.

O crescimento do interesse em Marketing de Conteúdo por parte dos profissionais pode ser observado através do aumento das buscas em ferramentas de pesquisa como o Google.

O Google Trends, ferramenta que mostra os mais populares termos buscados em certo período de tempo, evidencia o crescimento de buscas do termo no Brasil nos últimos 5 anos.

Crescimento Marketing de Conteúdo
Fonte: Google Trends

Quer começar a investir em Marketing de Conteúdo para sua empresa? O que acha de descobrir as principais histórias que estão impactando o seu público-alvo nas redes sociais? Entre em contato!