Pular para o conteúdo

Monitoramento para o Instagram: 4 Cenários para Planejamento Estratégico, Marketing de Influenciadores, Avaliação de Performance e Produção de Conteúdo

 

O Instagram é a rede social que mais engaja o público de acordo com pesquisas recentes. Entretanto, é fundamental lembrar que a interação por si só não é suficiente  – será que essas curtidas e comentários estão surtindo o efeito desejado?

Para resolver essa dúvida é importante que a sua marca faça o monitoramento e análise do que acontece no Instagram. Existem diversas soluções que podem ser encontradas através da Sentimonitor. Para melhor compreensão do que pode ser feito vamos citar quatro dúvidas comuns que podem ser resolvidas através do monitoramento e análise das métricas no Instagram:

1. Quero descobrir quem são os influenciadores da minha marca no Instagram

É possível encontrar influenciadores de diversas formas. Através do monitoramento de uma  hashtag no Instagram, por exemplo, é possível detectar quem são as pessoas que mais falam sobre essa hashtag e classificá-las como apoiadores ou detratores.  

2. Quero avaliar qual o tipo de conteúdo postado que gera mais engajamento ou vendas no Instagram

Para avaliar a performance da sua marca no Instagram, saber o  quanto falam sobre você não é o suficiente. É importante entender o formato de conteúdo que está gerando maior engajamento (fotos ou vídeos), quais as características textuais das legendas das imagens campeãs e quais os temas dos posts de maior interação.  

A análise segmentada dos comentários nos permite saber a repercussão positiva ou negativa de cada post, se o engajamento é relevante(discussões futebolísticas ou políticas em meio a um post promocional não agregam à marca, e pouco agregam à promoção), e a proporção de assuntos relacionadas à marca, À SAC, e a proporção de SPAM, nos dando insights mais úteis e acionáveis acerca do engajamento gerado por um post (e evitando que promovamos em nossos canais próprios posts que geram engajamento mas não geram resultado).

3. Preciso engajar quem deu “repost” nas minhas publicações

Através de uma extensão do Instagram é possível dar “repost” em uma publicação da sua marca ou empresa (ou seja, repostar uma imagem) – porém o Instagram não mostra essas “re-postagens”, já que são feitas através de uma extensão (outro aplicativo).

Através do monitoramento de redes sociais é possível detectar quais perfis repostaram a sua publicação. Dessa forma, é possível compreender quem está repostando a sua foto, e se este repost foi feito por um apoiador ou por um detrator, e engajar potencializando ou neutralizando, de acordo com cada caso, os originadores de cada repost.

4. Preciso orientar a estratégia de minha produção de conteúdo no Instagram

Ao monitorar métricas no Instagram de sua marca ou até mesmo alguns hashtags relacionados ao seu negócio nas redes sociais, você pode obter insights poderosos e combinar a descoberta de influenciadores com conteúdo que gera valor ao seu público. Através do monitoramento de uma hashtag você pode descobrir quem são os usuários que estão falando sobre determinado assunto  de interesse da sua marca e acioná-los para divulgação de seu conteúdo. Em uma estratégia ainda mais sofisticada, você pode descobrir os interesses destes influenciadores, as hashtags e assuntos que mais usam, e produzir conteúdo de interesse deles, exercendo uma influência sutil, mas efetiva.

Que tal entrar em contato conosco? Podemos encontrar juntos a melhor solução de análise e monitoramento para potencializar a divulgação de sua marca e seus serviços.