Pular para o conteúdo

INFOGRÁFICO – Como mensurar resultados de Marketing de Conteúdo nas redes sociais

 

A primeira etapa da estratégia de Marketing de Conteúdo trata-se da definição dos objetivos que o seu negócio busca atingir. Atração de novos leads? Aumentar o tráfego de sua página ou criar brand awareness?

Colocada a estratégia em prática, chega a hora de avaliar os principais resultados e mensurar as métricas de sua estratégia de produção de conteúdo. Existem diversos KPI’s e indicadores relacionados à marketing de conteúdo, mas hoje vamos falar sobre indicadores das redes sociais.

MARKETING DE CONTEÚDO: MÉTRICAS NAS REDES SOCIAIS

Infográfico Métricas de Marketing de Conteúdo nas Redes Sociais

Os principais indicadores relacionados à Marketing de Conteúdo nas redes sociais podem ser divididos em: Retenção, Compartilhamento e Engajamento.

RETENÇÃO: Os indicadores relacionados a retenção buscam avaliar se a estratégia que está sendo aplicada e os conteúdos produzidos estão sendo interessantes o suficiente para fazer com que as pessoas retornem.

Se os leitores estão voltando para seu site ou seu perfil para ler novos conteúdos, é um bom sinal. Existem ferramentas como o Google Analytics que realizam esta análise para o seu site e blog. Porém, nas redes sociais, o indicador de sucesso neste quesito é o número de seguidores de seus perfis.

Seguidores: Número de pessoas que seguem os seus perfis e páginas de sua marca nas redes sociais. Este é o indicador mais básico para entender o quão grande é sua audiência. Afinal, se elas te seguem é porque se interessam no conteúdo que você oferece. Vale lembrar que é importante ficar de olho no número de descurtidas na sua página.

COMPARTILHAMENTO: Com as métricas relacionadas à engajamento, é possível mensurar o quanto o seu conteúdo está sendo propagado pelas redes sociais entre o seu público. É importante analisar quais conteúdos estão sendo compartilhados e em qual rede.

Com essas métricas você pode acompanhar se realmente está produzindo conteúdo que a sua audiência quer ver. Se as pessoas compartilham bastante, é um sinal de que elas estão gostando!

Compartilhamentos: Maneira de compartilhar postagens no Facebook.

Retweets: Retweets são reproduções de tweets de outros perfis no Twitter.

Repost: No instagram, o compartilhamento de fotos é chamado de Repost, e é realizado através de aplicativos fora da rede social.

ENGAJAMENTO: Os indicadores de engajamento são ideais para analisar a forma como o seu público reage a suas postagens.

Reações: cada rede social tem a sua própria maneira de “curtir” uma postagem, ou mais de uma como o Facebook por exemplo. Sejam favoritos ou curtidas, são uma clara demonstração de que o seu conteúdo é de qualidade.

Comentários:  Através dos comentários a sua audiência consegue fazer elogios, dúvidas, sugestões ou críticas ao material publicado. Mas lembre-se: para realmente mensurar os resultados relacionados ao conteúdo produzido é necessário separar comentários relacionados à SAC ou à SPAM, daqueles que efetivamente são sobre a sua publicação.  

O que acha de começarmos a monitorar os resultados da sua estratégia de marketing de conteúdo nas redes sociais? Entre em contato conosco!