Pular para o conteúdo

Como começar a investir em Marketing de Conteúdo?

 

A grande questão em relação à marketing de conteúdo é entregar o material certo para a pessoa certa, no momento certo. A estratégia de marketing de conteúdo é muito utilizada para ajudar a agregar valor a sua marca perante os seus clientes, fazendo com que os mesmos percorram a jornada do consumidor até chegarem ao momento de compra.

Mas qual é o primeiro passo? Começar a escrever conteúdo, definir quem é o público alvo, ou identificar quais serão as palavras-chaves utilizadas? Pensando nestas preocupações, perguntas e dúvidas, elaboramos algumas sugestões de primeiros passos para seu negócio começar a atrair potenciais clientes a partir do marketing de conteúdo.  

Trace seus objetivos 

Antes de qualquer estratégia, é importante definir juntamente às pessoas envolvidas no projeto quais serão os objetivos e qual será o planejamento para que os mesmos sejam atingidos. A partir destas definições é possível começar a trabalhar em uma estratégia de sucesso.

O objetivo do conteúdo é apoiar o time de vendas? Atrair mais leads qualificados para o seu setor? Ter uma boa posição em mecanismos de busca? Ou nutrir e educar os leads que já estão em sua base de contato e fazer com que os mesmos avancem na jornada de compra do consumidor?

Estas decisões fazem parte da primeira etapa que deve ser realizada antes de começar a produzir conteúdo. É a partir disso que a estratégia será elaborada.

Marketing de Conteúdo Iniciantes

Existem diversas maneiras de começar a produzir conteúdo. O blog é uma das formas mais utilizadas pelas empresas. Com a criação de um blog é possível postar conteúdo que seja do interesse de seus leitores.

Defina com quem a sua empresa está se comunicando

O primeiro passo para uma estratégia de sucesso é ter muito claro para quem você está escrevendo e quem irá consumir o seu conteúdo. O público-alvo é uma definição de audiência que é muito utilizada pelas empresas ao definirem o direcionamento de sua comunicação.

O público-alvo de seu negócio pode ser jovens de 20 a 30 anos, por exemplo. Entretanto, para que o seu conteúdo tenha a melhor repercussão possível, é interessante ir além desta segmentação, especificando ainda mais.

Quais são os seus principais interesses, problemas, estão em qual cargo dentro da empresa e o que fará com que estas pessoas sejam atraídas pelo seu material? Ao ser o mais específico possível em relação à sua audiência, o seu material alcançará as pessoas certas e com isso, trará potenciais clientes para a empresa.

Para definir esse público da forma mais específica, utiliza-se o chamado Buyer Persona. De acordo com a Contentools, Buyer Personas são personagens ou representações fictícias de seus clientes que ajudam muito a empresa a se aproximar do seu consumidor e a direcionar melhor a comunicação com ele.

A criação de Buyer Personas não pode ser realizada a partir de suposições e palpites! Para que o produto final seja qualificado, é necessário definir a sua Buyer Persona a partir de pesquisas, entrevistas e coleta sistematizada de dados junto à clientes ou prospects. Estes dados também podem ser captados através do monitoramento de mídias sociais.

Para auxiliar as empresas na criação e na elaboração destas personas, a Rock Content e a Resultados Digitais criaram “O Fantástico Gerador de Personas”.

Escolha palavras-chave relacionadas à seu negócio

Após descobrir quais são as necessidades e a preocupação das suas “personas”, está na hora de definir quais são as “palavras-chave” que são ideais para o seu negócio. Estes são os termos que mais importam para a sua estratégia de conteúdo.

Ao definir as principais palavras chave nas quais o seu negócio buscará estar bem posicionado, é possível direcionar os seus textos para este assunto. Isso norteará o posicionamento do seu site.

Para uma estratégia de conteúdo bem sucedida é necessário que os leads sejam atraídos pelo seu site. E qual seria a melhor forma disso acontecer se não for ser o primeiro a aparecer quando o consumidor procurar sobre um termo relacionado a sua empresa no Google?

As keywords tem como função auxiliar na otimização do conteúdo. Esta prática é chamada de SEO (Search Engine Optimization ou Otimização dos Mecanismos de Busca) e é importante para auxiliar os algoritmos dos buscadores como Google e Bing a relacionar palavras-chaves com o conteúdo produzido no seu site, desde que falem do mesmo assunto.

As pessoas só vão ler o material que a sua empresa preparou caso elas o encontrem de maneira fácil, não acha? Para isso é muito importante otimizar ao máximo seus textos, alinhando as palavras-chave com o assunto ao longo do texto.

Promova o seu conteúdo

De que adianta você ter ótimos conteúdos e materiais se eles não chegam às mãos de nenhum leitor? A etapa de de promoção e disseminação do conteúdo é igualmente importante.

Através da divulgação do conteúdo é possível potencializar os esforços da sua equipe de marketing e fazer com que o material produzido seja visto pela maior quantidade possível de pessoas qualificadas.

Uma maneira de promover o seu conteúdo é a partir dos perfis nas redes sociais de sua empresa. Além de publicar nos perfis, também é interessante publicar em grupos no Facebook e no Linkedin relacionados ao assunto, por exemplo. As pessoas que fazem parte de grupos já demonstraram o interesse no assunto. Portanto, a tendência é que estejam mais interessadas no conteúdo.

Entrar em contato com influenciadores é uma ótima estratégia para divulgar o seu conteúdo com sucesso. Estas pessoas possuem certa autoridade no assunto e por isso, acabam influenciando uma grande parcela dos consumidores. Caso aceitem divulgar o seu conteúdo, ele irá ser disseminado de uma maneira ampla e qualificada.

Mensure os resultados de marketing de conteúdo

Para saber se a sua estratégia está dando certo, é importante ir acompanhando e analisando os seus resultados conforme as coisas vão acontecendo. Números como visitas no site ou blog, leads qualificados convertidos, novos negócios e alcance nas mídias sociais são boas maneiras de mensurar se a sua estratégia de marketing de conteúdo está indo na direção correta.

Sabe aqueles objetivos que você elencou no começo do planejamento desta estratégia? Então, esse é o momento que você deve alinhar as suas expectativas às métricas obtidas.

Uma ferramenta muito qualificada para medir indicadores relacionados a visitas no site é o Google Analytics. Possui diversas funcionalidades e irá ajudar o seu negócio a analisar, entender e tirar insights acionáveis

Quer começar a investir em Marketing de Conteúdo para sua empresa? O que acha de descobrir as principais histórias que estão impactando o seu público-alvo nas redes sociais? Entre em contato conosco!