Alerta automático em redes sociais: proteger a marca e identificar oportunidades

Tempo de leitura: 4 minutos

Porque é importante receber um alerta quando algo está acontecendo com a sua marca nas redes sociais? Imagine que um consumidor da sua marca com mais de 10 mil seguidores no Twitter reclamou que comprou um produto pelo e-commerce e o mesmo chegou com defeito. O tweet recebeu mais de 400 retweets, atingindo mais de 1 milhão de pessoas e criando uma percepção muito negativa do seu produto que foi lançado há apenas dois dias.

A crise tomou proporções maiores e o Facebook da sua marca foi inundado de comentários negativos. Uma hashtag que sempre é usada pelos consumidores da sua marca quando algo de ruim acontece foi utilizada por mais de 40 usuários no Instagram –  a #boicote. Neste meio tempo, as vendas online despencaram.

Agora, imagine que tudo isso tudo aconteceu em 15 minutos e você nem percebeu porque estava em uma reunião. Péssimo, né? Não seria ótimo ser avisado que algo de anormal está acontecendo nas redes sociais?

Alertas para marcas de médio e grande porte

O exemplo acima é o início de uma crise em muitas empresas de médio e grande porte e pode ter efeitos avassaladores. Ser alertado à tempo é essencial para neutralizar e contornar a crise que acabou de iniciar.

Alertas para marcas de pequeno porte

Para marcas e empresas menores, poucas menções negativas podem causar uma percepção muito negativa em futuros clientes, podendo inclusive se transformar em uma barreira para o crescimento da empresa. Nesse caso, monitorar menções com palavras específicas já pode resolver o problema! Por exemplo, ao ser alertado que um cliente fez uma reclamação, uma resposta rápida pode fazer com que o cliente reverta sua percepção do problema encontrado e fique satisfeito com a sua resposta (algo que torna-se mais difícil com o passar do tempo entre a reclamação e a resposta da sua empresa).

Recomendamos para você:  Monitoramento e Análise de Mídias Sociais: Fundamentos e Cases no Like U Festival

Benchmarking competitivo

Caso sua marca esteja fazendo um benchmark competitivo, torna-se interessante ser alertado que a concorrência está obtendo um alto nível de engajamento em suas interações mais recentes. Com isso, é possível derivar o posicionamento da concorrência, suas melhores práticas, e o que faz a marca concorrente “bombar” nas redes sociais. Com uma ação rápida e inteligente, é possível até mesmo trazer parte da audiência do concorrente para a sua marca. Da mesma forma, é possivel observar eventuais quedas no engajamento dos concorrentes, e assim evitar cometer os mesmos erros. Por exemplo, meu concorrente X não recebeu nenhum comentário na Fan Page nas últimas 24h após falar do seu novo produto.

O e-mail que você recebe é assim (simples e direto!):

Alerta redes sociais Facebook

Identificar oportunidades comerciais B2B

É possível monitorar empresas e termos relacionados – exemplo: quero monitorar vagas e Gerdau. Dentro deste monitoramento, toda vez que a Gerdau postar uma vaga nas redes sociais você pode ser alertado e se candidatar à vaga.

Tipos de alertas nas mídias sociais

Os diversos casos de uso acima exigem que se observe constantemente as redes sociais. A Sentimonitor pode fazer isso automaticamente, através dos diversos tipos de alertas suportados pela plataforma.

Alerta pelo número de menções

Vamos supor que a sua marca receba, em média, de 100 a 150 menções diárias no Twitter. Quando ela receber mais de 250 provavelmente algo de diferente aconteceu. Você pode criar um alerta pelo número de menções. “Quero receber um alerta quando a minha marca for mencionada mais de 250x em 24h no Twitter”.

Alerta engajamento nas redes sociais

É possível receber uma notificação quando um post está recebendo um número X de compartilhamentos no Facebook. Dessa forma, é possível entender quando um post está engajando os usuários. “Quero receber um alerta quando a Fan Page receber 150 ou mais compartilhamentos em um período de 6 horas”.

Alerta para Hashtag negativa

Tradicionalmente seus usuários usam uma hashtag para falar (mal/bem) da sua marca? Que tal receber um alerta quando alguém citar essa hashtag? “Quero receber um alerta quando a hashtag #boicoteFerrari for mencionada no Twitter”

Alerta para palavra específica

Imagine que você trabalha em uma franquia grande e os franqueados de uma região estejam sendo assaltados com frequência. Você pode monitorar palavras como assalto/assaltado/assaltados e receber um alerta toda vez que esses termos forem citados com a sua marca. Exemplo de Tweet: “assalto agora no Banco X em Santa Rosa”. “Quero receber um alerta quando a palavra assalto for mencionada no meu monitoramento”.

Dessa forma, nos casos mais relevantes para a sua marca/empresa, não é necessário acessar um monitoramento específico. O alerta chega direto no seu e-mail!
Quer testar? Crie uma conta na Sentimonitor: Criar conta

Recomendamos para você:  As redes sociais influenciam nas vendas? Oh yeah!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *