Pular para o conteúdo

O Instagram ocultou as curtidas: e agora?

 

O que aconteceu?

No último dia 17 de julho, o Instagram surpreendeu diversos usuários com o início de testes para ocultar as curtidas nas postagens e vídeos. A novidade já havia sido anunciada na última conferência do Facebook, o F8, em 30 de abril. Segundo o Facebook, o objetivo da mudança é reduzir a “competição por curtidas” na rede, e fazer com que os usuários foquem em criar conteúdo de qualidade e nas interações autênticas.

Houveram diversas reações, positivas e negativas quanto à mudança. Alguns usuários entendem como positiva a mudança. Outros não gostaram da ideia. Por exemplo, alguns influenciadores digitais passaram a compartilhar o número de curtidas em suas fotos, através de comentários na própria foto, ou compartilhando imagens da tela do Instagram no Stories.

E agora?

Até o momento, as mudanças ocorreram apenas para os usuários do aplicativo de celular da plataforma. Com o apoio do fbStart (o programa de apoio à startups do Facebook), os clientes da SentiMonitor continuam tendo acesso às curtidas das postagens próprias, comentários e de postagens encontradas através de hashtags.

Aqui na SentiMonitor, entendemos que o impacto mais imediato é na redução no mercado de compra de curtidas com robôs, que deixará de fazer sentido. É possível que haja também redução no número de curtidas genuínas, já que muitas pessoas curtem uma foto simplesmente como reação à um grande número de curtidas já feitas antes.

Como consequência, as marcas vão focar mais na produção de conteúdo de qualidade como forma de obter engajamento e interagir com seu público. A longo prazo, as marcas de sucesso na plataforma serão aquelas que compreendam o seu público para produzir o conteúdo mais adequado. Conforme mencionamos em O Guia Completo de Marketing de Conteúdo nas Redes Sociais, “Por mais que gatinhos gerem curtidas, não irão te trazer mais consumidores!” ?

Quer saber mais?

Com a SentiMonitor, você terá as ferramentas necessárias para compreender melhor seu público e, assim, criar conteúdo interessante para a sua marca. Faça um teste gratuito, e entenda mais sobre seu público e o que importa para a sua marca.