O que é métrica, o que é KPI: diferenças entre indicadores e métricas

Tempo de leitura: 3 minutos

Nos cursos e workshops de monitoramento e métricas em mídias sociais que tenho ministrado neste ano, uma questão que tem surgido com frequência é: qual a diferença entre uma métrica e um KPI (Key Performance Indicator, ou Indicador-Chave de Performance)?

Vejamos alguns exemplos de métricas e exemplos de indicadores e KPIs:

  • Métricas: número de likes, número de retwets, número de compartilhamentos, número de posts, receitas, despesas, temperatura do corpo.
  • KPIs: Engajamento Social, Potencial de Mobilização Social, Lucro, Indicador de Febre.

Quais as diferenças entre métricas e KPIS?

  • As métricas são em geral simples, os KPIS em geral compostos a partir de várias métricas ou construídos como uma função de uma métrica.
  • As métricas são brutas, objetivas; os KPIS têm um propósito de negócio, tendem à responder perguntas de negócio e a ter uma interpretação subjetiva.

Exemplo de Métrica e Indicador em saúde

Comecemos com um exemplo simples em saúde, ilustrado na figura abaixo: a temperatura medida é uma métrica, já o grau de febre é um indicador.

 

Tabela de Métrica de Temperatura Medida X KPI Grau de Febre
Tabela de Métrica de Temperatura Medida X KPI Grau de Febre (fonte: http://www.thermoval.pt, 01/04/2017)

Note que neste caso, a métrica é contínua, mas o indicador é discreto e nominal, correspondendo a intervalos da métrica numérica:  sem febre, febre ligeira, febre moderada, febre alta, febre muito alta, cada um indicando uma tomada de decisão diferente.

Exemplo de Métricas e KPI em finanças

Em finanças, sejam elas pessoais ou empresariais, o lucro é outro exemplo familiar de um KPI, derivado de duas métricas fundamentais: as receitas e as despesas.

Receitas: o que entrou através da venda de produtos, serviços ou aplicações financeiras

Despesas: o que se gastou no período para prover o produto ou serviço.

Lucro: Receitas – Despesas, o que resta das receitas após deduzir os gastos

Ao ver uma fórmula tão simples para o lucro você deve estar se perguntando: mas e os encargos e tributos? E o overhead? E a depreciação?

A distinção fundamental entre um KPI e uma métrica é exatamente o uso do indicador para embasar uma tomada de decisão, com um interpretação marcada pela subjetividade. Ao interpretar um KPI, temos que sempre ter em mente como foi construído, suas simplificações e suas limitações (para ver as limitações e ressalvas no cálculo da Margem Bruta).

Exemplo de Métricas e KPIs em redes sociais

Bem, mas e em social media?

Lembremos as métricas básicas para análise de uma Fan Page do Facebook, apresentadas no início deste artigo: número de likes nos posts(#likes), número de compartilhamentos dos posts(#shares), número de comentários dos posts(#comments) e número de postagens(#post).

Com estas métricas, podemos construir dois indicadores:

Engajamento =  #likes + #shares + #comments

Potencial de Mobilização =  (#likes + #shares+#comments)/(#postagens)

O indicador de engajamento nos permite saber quais páginas geram mais interações(variações deste indicador atribuem maior peso a shares e comentários), e pode embasar uma decisão de compra de espaço na capa da página, além de indicar páginas que merecem atenção especial em um benchmark competitivo.

Já o indicador de Potencial de Mobilização, indica a mobilização esperada a partir de um único post. Pode embasar nossa decisão de investir em um post pago a ser publicado em uma página ou outra(preferiríamos a página de maior potencial de mobilização, mesmo que ela não seja a de maior engajamento total ou com maior número de seguidores).

Gostou do artigo?

Então, além de assinar a nossa newsletter, você pode aprofundar seu conhecimento sobre métricas e KPIS nos posts a seguir:

Análise de Métricas do Setor de Calçados(citada como referência por vários veículos de imprensa!)

Indicadores de potencial de mobilização(métricas Engajamento por Post ou Alcance por Post)

Recomendamos para você:  INFOGRÁFICO: Jornada do consumidor, postagens nas redes sociais e impacto nos negócios

Metricas nativas do Youtube

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *