Pular para o conteúdo

Grupos no Facebook – Aumente o número de membros e o engajamento dos seus grupos através da análise de mídias sociais

 

 

Grupos no Facebook: saiba como a Fri.to aumentou em 4X o número de membros dos grupos da LG do Brasil no Facebook, além de aumentar em 58% seu engajamento

 

Grupos no Facebook: Expectativa x Realidade

Se você faz parte de algum grupo no Facebook (quem não faz, né?), certamente já se deparou com conteúdos indesejados ou sem relação com o propósito que o motivou a fazer parte. O problema está no gerenciamento destes grupos no Facebook. Se cada grupo preservasse a proposta que motivou o Facebook a lançar o recurso na plataforma, o mundo seria BEM melhor! 

grupos-no-facebook-mundo-melhor

Em seu Guia Definitivo de Como Crescer um Grupo no Facebook, Neil Patel – um dos 10 melhores profissionais de marketing no mundo, segundo a revista Forbes – diz que SPAMs podem rapidamente matar um grupo, portanto precisam ser banidos. De acordo com Patel, “se você vir que alguém postou alguma coisa que se assemelha a um spam, mande uma ‘mensagem direta,’ e informe-o que o que ele está fazendo é contra as regras do grupo. Se continuar a abusar das regras, tire-o do grupo”.

Qual é a verdadeira proposta de grupos no Facebook?

A proposta do Facebook com o recurso de grupos é permitir que os usuários desenvolvam suas páginas destinadas a compartilhar experiências e informações sobre um determinado assunto entre alguns membros da rede social. Ainda em seu guia definitivo, Neil Patel define grupos no Facebook como “comunidades dentro da plataforma do Facebook que compartilha interesses e objetivos em comum” e também reforça que se bem gerenciados, estes grupos são uma excelente opção para influenciar muitas pessoas sem muito esforço ou dinheiro.

grupos-no-facebook-esforço-trabalho

Em janeiro de 2016, o USA Today noticiou que o CEO do Facebook, Mark Zuckerberg, disse que existem mais de 1 bilhão de grupos no Facebook. Além disso, dados de outubro de 2015 informam que o número de buscas diárias no Facebook já alcançou a marca de 1,5 bilhão.

Como Patel argumentou, ao considerar e avaliar todos estes números referente a grupos no Facebook, é visível a oportunidade que representam para profissionais de marketing que querem se conectar com prospects e proporcionar valor. Quer saber como?

Como a Fri.to transformou expectativa em realidade

A Fri.to, agência digital que nasceu em 2009 e participou de toda a evolução das redes sociais e mobile no Brasil, conseguiu ver em grupos no Facebook um cenário favorável para desenvolver uma comunicação direcionada ao público utilizando a análise de mídias sociais como forte aliada.

grupos-no-facebook-publico-direcionado

No início deste ano, frente ao desafio de potencializar o engajamento de duas comunidades da LG do Brasil no Facebook, a Fri.to encontrou na Sentimonitor – empresa com tecnologia própria especializada no monitoramento e análise de redes sociais – uma parceira para contribuir com insights de mídias sociais e disposta a criar indicadores customizados para suas necessidades. O resultado? O número de membros das comunidades da LG do Brasil aumentaram em até 4x, enquanto que o engajamento registrou aumento de 58%.

 

Onde entram os insights do monitoramento de redes sociais da Sentimonitor?

Em março de 2016, a Sentimonitor fez a primeira entrega à Fri.to: relatórios mensais com perfis e caracterização de influenciadores passaram a ser desenvolvidos.

No primeiro momento, informações como evolução do número de membros nos grupos, engajamento, dias de maior atividade e perfis mais engajados começaram a ser avaliados, mas pouco a pouco as análises começaram a revelar hábitos e interesses em comum!

 

E você, já pensou em utilizar os grupos do Facebook para estreitar o relacionamento com seu público?

fale-especialistas