Pular para o conteúdo

Qual é a sentimentalização dos comentários de um post que fiz no Facebook?

Nem sempre um alto engajamento é um engajamento positivo, não é mesmo? Para entender melhor como o seu público se relaciona com as suas postagens é fundamental analisar a sentimentalização dos comentários.


Navegando pela ferramenta e entendendo a sentimentalização da sua postagem no Facebook. Vamos começar?

Para fazer a análise dos termos primeiramente é necessário criar um monitoramento na Sentimonitor. Para entender como fazer isso pela primeira vez, preparamos este post.

Para verificar qual é a sentimentalização dos comentários de um post próprio no Facebook, selecione a aba Facebook Páginas no menu superior na Sentimonitor. Você vai verificar que os indicadores e gráficos serão adaptados ao Facebook.

Indique o período desejado no menu lateral e em seguida – ainda no menu lateral – role a página para baixo e selecione apenas a linguagem “Português”. No menu lateral selecione o filtro “Tipo” e desmarque a opção “Comentários”, ficando apenas com a opção “Post”.

ATENÇÃO

Logo abaixo, no filtro “Localização na página”, desmarque a opção “Mural” e deixe apenas a opção “Timeline”. Dessa forma, você irá visualizar apenas as postagens da própria marca na Timeline da Fan Page. Feito isso, clique no botão “Atualizar”.

Em seguida passe o mouse sobre a publicação que deseja analisar e clique na opção “Detalhes”. Dessa forma, uma nova janela abrirá com o número de comentários divididos em positivos, negativos e neutros nas postagens.

Logo abaixo você também poderá visualizar o número de comentários por tag, como por exemplo, menções de Marca, SAC e outras, lembrando que as publicações podem ter mais de uma tag associada.

IMPORTANTE

Caso queira ignorar as postagens feitas pela própria marca, que sempre são neutras, basta selecionar a opção “Ignorar comentários do autor da postagem” e os número automaticamente serão atualizados.

Vale lembrar que a sentimentalização considera não só os comentários, como também dos comentários destes comentários, ou seja, o número será maior do que o indicado na tela anterior.

RESUMO

Neste vídeo selecionamos a aba Facebook Páginas no menu superior, filtrar pelo período desejado, selecionamos a linguagem “Português” e filtramos apenas “posts” na “timeline”.

Passando o mouse sobre a publicação e clicando em “Detalhes” é possível ver a sentimentalização e comentários por tag, vimos que também é possível ignorar comentários do autor da postagem.