Pular para o conteúdo

Por que investir em análise de mídias sociais em tempos de crise

 

Em tempos de crise econômica é comum que as empresas reduzam gastos em marketing, propagandas e campanhas.  Entretanto, a comunicação é reconhecida como uma das ferramentas mais úteis e completas na estratégia de captar e fidelizar clientes e, portanto, aumentar suas vendas, com leads de qualidade.

Por que investir em análise de mídias sociais durante a crise econômica

As marcas estão aprendendo a rever seus tradicionais métodos de conquista de clientes através de publicidade tradicional. A concorrência, atualmente, não ameaça só pelo preço ou a variedade de produtos – hoje é muito mais relevante a facilidade de acesso a um produto ou serviço, a qualidade da experiência física ou nas redes sociais, bem como a harmonia entre os diversos aspectos que conectam usuários e marcas. A análise de mídias sociais é um bom investimento para melhorar seus insights sobre o que está sendo publicado nas redes sociais a respeito da sua empresa e também verificar o que é dito sobre a concorrência e como ela age em relação às menções.

Através da análise de mídias sociais também é possivel mensurar o ROI (return on investment) e direcionar o seu dinheiro para investimentos mais pontuais, permitindo o crescimento do seu negócio em curto, médio e longo prazo, de forma sólida. Por exemplo: a sua empresa investiu alto em promover posts no Facebook, mas o retorno não é o esperado – você até ganha uns likes, mas não vende mais. Com a análise de redes sociais é possível verificar porque seus posts não atingiram o resultado esperado. Isso mesmo: a análise de mídias sociais pode ajudar a sua empresa a investir seu dinheiro no lugar certo! Nas redes sociais, através da análise de mídias sociais, tudo pode ser medido – a sua empresa é capaz de descobrir quais ações geram mais resultados e, consequentemente, mais vendas para seu negócio. Além disso, é possível identificar e corrigir ações que não estejam gerando o retorno financeiro desejado, descobrir leads, economizar em mídia tradicional e capturar informações valiosas.

Redes sociais: onde todos tem voz

No ambiente virtual, onde todos usuários podem expressar suas opiniões, é preciso que as empresas tenham ainda mais cuidado, já que as imagens das organizaçãoes estão cada vez mais expostas. Os usuários podem entender erroneamente a sua mensagem e comentarem sobre isso nas redes. O compartilhamento de um post nas redes sociais também pode instensificar os estragos na imagem de uma organização. A análise de redes sociais é capaz de mensurar não só o volume de publicações mas também a sentimentalização de cada menção a uma marca, em diferentes redes sociais. Por isso é extremamente importante acompanhar o que estão falando sobre a sua empresa.

Vez e voz

Uma crise nas mídias sociais pode começar rápido, mas também pode acabar na mesma velocidade se a sua empresa se posicionar com agilidade e com domínio sobre o assunto. Sem a utilização de ferramentas de monitoramento de mídias sociais adequadas é difícil – quase impossível – de analisar todas as menções sobre a sua marca e mensurar a importância e proporção que cada assunto tomou nas redes sociais.

Informações valiosas

Atualmente, é possível adquirir também informações valiosas sobre os seus clientes através das redes sociais – gênero, idade, interesses, relacionamento – e utilizá-las para aprimorar a experiência dos clientes com a sua marca.  A análise de dados pode trazer também acesso antecipado a tendências futuras de mercado, melhorar o nível do serviço oferecido pela sua empresa, ajudar a entender os problemas do cliente e desenvolver novos produtos baseados nas expectativas dos usuários de redes sociais, além de reduzir custos com procedimentos desnecessários e, claro, gerar novas vendas. Trabalhamos com uma grande empresa no setor de linha branca e ajudamos a descobrir quem eram os influenciadores desta marca. A empresa passou a produzir conteúdo direcionado para essas pessoas, estreitou seus laços de relacionamento através de um bom conteúdo e atualmente esses influenciadores agem de maneira pró-ativa e positiva para a empresa, auxiliando na imagem e também nas vendas. O Sentimonitor pode ajudar a sua empresa a faturar mais.

Leads qualificados

Além disso, a análise de mídias sociais em tempos de crise econômica pode ajudar a sua empresa a captar leads qualificados, por meio da análise de setores e aumentar suas vendas! Não consegue imaginar como isso pode acontecer? Vamos entender melhor com um exemplo: através das ferramentas de monitoramento de mídias sociais é possível monitorar usuários de redes sociais que digam que estão procurando apartamento na praia. Uma imobiliária pode oferecer seus serviços a estes usuários e criar um relacionamento oferecendo uma solução para o problema mencionado. Este exemplo pode ser replicado a diversos setores e empresas, dependendo da intenção de cada um – empresas da linha branca com usuários que estejam procurando geladeiras etc, vinícolas que queiram oferecer seus produtos a pessoas que gostam de vinho… As possibilidades são infinitas e a equipe de inteligência do Sentimonitor sabe como atrair os melhores resultados!

Economize em mídia tradicional

As ações de marketing tradicional, como comerciais em rádio e televisão, exigem um investimento muito alto, o que acaba dificultando o acesso de pequenas e médias empresas a este tipo de marketing. Além de precisarem de um grande investimento financeiro, as propagandas podem atingir pessoas que não estão interessadas no produto ou serviço da sua empresa – é como um tiro no escuro.

Os investimentos em marketing digital aliado às ferramentas de monitoramento de mídias sociais são menores e permitem que a sua empresa, independente do tamanho, mantenha o foco no seu público-alvo, de forma mais assertiva.

redes sociais tempos de crise

O conteúdo pago, segundo pesquisas recentes, é cada vez mais descartado pelo público em geral. Por isso a necessidade cada vez maior de empresas e marcas produzirem conteúdo de qualidade na Internet (principalmente nas redes sociais) e monitorarem a repercussão do que estão falando.  As campanhas bem executadas nas redes sociais atraem os meios de comunicação sem a necessidade das empresas pagarem por isso, ou seja: sites que possuem uma audiência superior a milhões podem falar da sua marca sem receber um único centavo para isso – tudo depende de uma campanha e de uma comunicação bem executada nas redes sociais. Esse tipo de exposição pode levar uma marca a gerar uma grande quantidade de engajamento e, para isso, é preciso contar uma boa história. Dessa forma, os usuários são capazes de criar uma identificação com a marca e entender como aquele produto/serviço pode agregar valor à vida deles. Após esse processo de engajamento fica muito mais fácil que os usuários de redes sociais se tornem leads e posteriormente conversões.

Um conteúdo bem trabalhado, bem executado e bem mensurado através de ferramentas de monitoramento de mídias sociais pode fazer com que os custos em publicidade sejam reduzidos. Além disso, ainda é capaz de fazer com que os clientes ou futuros clientes criem uma grande identificação com a marca e procurem saber mais sobre ela por conta própia – também por isso é importante que as mídias sociais da sua empresa estejam atualizadas em todas as redes sociais (Facebook, Twitter, Linkedin, Instagram) e com informações claras e concisas sobre o seu produto e/ou serviços.

Podemos auxiliar o seu negócio nas redes sociais!

Vimos que é possível mensurar ações, focar no que gera mais resultado, capturar novos leads, capturar informações valiosas e compreender o seu público-alvo, além de prevenir crises de imagem e reputação. Não se engane. A crise econômica é o momento certo para investir em comunicação e ferramentas de monitoramento de mídias sociais. Para mais informações entre em contato conosco através do email contato @sentimonitor.com e vamos encontrar o melhor jeito de auxiliar o seu negócio a crescer!

Percebeu como a análise de mídias sociais atualmente é importante para o seu negócio? Que tal testar uma ferramenta de monitoramento de mídias socias e compreender melhor as possibilidades para a sua empresa nas redes sociais?