Pular para o conteúdo

O SXSW nas redes sociais

Tempo de leitura: 3 minutos

Quase 70 mil postagens foram feitas nas redes sociais sobre o festival South by Southwest (SXSW) durante os dias do evento (9 a 18 de março) que ocorreu em Austin, no Texas (EUA). As publicações geraram mais de 4,1 bilhões de impressões. Através da análise das postagens por linguagem sobre o festival, é possível verificar que a interação nas redes sociais seguiu a representatividade de cada delegação que foi ao SXSW: Reino Unido, Alemanha, Japão e Brasil foram as quatro maiores delegações estrangeiras e também as quatro linguagens (inglês, alemão, japonês e português) que mais postaram nas redes sobre o festival.

Elon Musk no Twitter

O tweet que recebeu o maior número de interações* durante o evento foi feito pelo fundador da SpaceX, co-fundador e CEO da Tesla Motors, vice-presidente da OpenAI, fundador e CEO da Neuralink e co-fundador e presidente da SolarCity, Elon Musk. Ele repostou um tweet feito pelo perfil oficial do SXSW e disse, em tom de piada, que ele e seu “brother” Jonah iriam fazer um cover de “My Little Buttercup” do filme “The Three Amigos” e que isso seria terrível. O tweet já recebeu mais de 38 mil interações.

Já os tweets sobre o festival que receberam o maior número de impressões (potencial visualização) foram feitos pelos perfis oficiais no The New York Times e da CNN** e falaram sobre uma ameaça de bomba que forçou o cancelamento do show da banda The Roots.

O pico de menções ocorreu no dia 14 de março. Na nuvem de palavras deste dia (abaixo) é possível visualizar em destaque as palavras “streaming”, “live” e “watch”, o que indica que as palestras e shows estavam sendo transmitidos online. Neste dia também foram feitos retweets de um vídeo postado pelo prefeito de Londres no Twitter, em que lê tweets ofensivos e os responde. No tweet, ele utiliza a palavra “watch” (assistir): “@MayorofLondon: It’s time to act on hate speech. Watch, retweet and help #endthehate”. “É tempo de agir sobre o discurso de ódio: assista, dê RT e ajude a #acabarcomoódio”, em tradução livre.

No mesmo dia, através da nuvem de emojis, é possível verificar que o violão, o dinheiro voando, o fogo e as letras USA (abreviação de United States of America) foram os emoticons mais utilizados.

O Brasil no Instagram: a cantora Liniker
Na rede social Instagram, a postagem com o maior número de interações (17,8 mil) em português foi feita pela cantora Liniker. Ela postou uma foto com a hashtag #bebrasilatsxsw. A cantora fez três apresentações com a sua banda Liniker e os Caramelows nos dias 16, 17 e 18 de março. Já no Youtube, o vídeo com maior número de interações sobre o SXSW foi uma “trollagem” com o título “HIDDEN CAM: Intern Crashes LGBTQ SxSW Meetup!”.

O SXSW é um conjunto de festivais de cinema, música e tecnologia que acontece toda primavera em Austin, Texas, nos Estados Unidos e terminou neste domingo (18). A Sentimonitor, empresa de análise e monitoramento de mídias sociais, que foi uma das startups selecionadas pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) para participar do evento, monitorou o SXSW nas mídias sociais Twitter, Instagram, Facebook (páginas) e Youtube através da sua plataforma e analisou os dados coletados.

*,**: Excluindo um tweet do Cristiano Ronaldo (@cristiano) de uma propaganda para a Herbalife.

Confira o infográfico: