Pular para o conteúdo

Ferramentas de Monitoramento Digital que Podem Impulsionar seus Relatórios e Análises sobre 2023

ferramentas-monitoramento-digital-relatórios

 

 

  À medida que nos aproximamos do último trimestre de 2023, o cenário empresarial traz muitos desafios, principalmente para os profissionais que precisam criar relatórios e analisar os dados do ano que está encerrando. Se sua empresa ainda não coleta, analisa e interpreta dados, certamente essa necessidade já se faz presente e se intensifica no Q4, que também é um momento de planejamentos para o próximo ano e de tomadas de decisões.

Adotar ferramentas e automações não é apenas questão de economia de tempo

Se você trabalha com planejamento, pesquisa e desenvolvimento, comunicação, marketing, financeiro, logística e até recursos humanos; se você ocupa um cargo de liderança ou se trabalha em algum órgão responsável por decisões estratégicas, sabe que variadas ferramentas e plataformas digitais podem nos poupar semanas de trabalho realizando determinadas tarefas em questão de segundos. Mas a automação e a adoção de processos ágeis e inteligentes não vão ajudar apenas na economia de tempo. As empresas e órgãos públicos que incorporam tecnologia em seus processos, principalmente em monitoramento de dados, também saem na frente em: 

Agilidade de Resposta: A velocidade das informações está altamente conectada à produtividade em ambientes empresariais. As ferramentas digitais de monitoramento de dados permitem o acesso imediato a dados críticos, possibilitando decisões ágeis. Desde crises em comunicação na internet até problemas em equipamentos, podem ser resolvidos com mais rapidez em empresas que monitoram dados em tempo real.

Eficiência Operacional: A automação de tarefas rotineiras, como coleta e organização de dados, libera tempo e recursos preciosos para análises estratégicas. Isso resulta em eficiência operacional e economia de custos.

Vantagem Competitiva: Em um mercado competitivo, empresas que podem acessar, analisar e agir com base em dados precisos têm uma vantagem significativa. As ferramentas de monitoramento digital capacitam a descoberta de insights de público, de conteúdo e de posicionamento que impulsionam a inovação e a adaptação de negócio a variados contextos e expectativas de públicos.

Ferramentas para Análise de Dados e Extração de Relatórios que Podem te Ajudar neste Q4 de 2023

  1. Sentimonitor

   - Ferramenta de monitoramento de redes sociais e clipping digital que permite que você analise tudo sobre sua marca: percepção do público, volume de menções sobre a marca ou sobre termos relacionados, influenciadores e detratores, matérias e notícias que foram publicadas sobre a empresa, posicionamentos e divulgações da concorrência, redes sociais com mais engajamento e menções, principais palavras relacionadas à sua marca, localidades geográficas com mais público e engajamento, entre outras funções, além é claro, da função de extração de relatórios com todos esses dados.

  1. Infoprice

   -  Ferramenta de monitoramento de preços para profissionais que trabalham no varejo e pricing, que precisam acompanhar de perto os preços praticados pela concorrência e que precisam fazer levantamentos de históricos de valores, a Infoprice ajuda a ajustar preços de produtos com base em dados de mercado, aumentando a competitividade.

  1. DashGoo

   - O DashGoo oferece a criação de dashboards personalizados, sendo muito útil principalmente para profissionais de marketing, mídia e performance, pois permite que os profissionais vejam todos os dados relevantes de plataformas como Google Analytics, Google e Meta Ads em um só lugar.

  1. Infogram

   - Visualização de Dados Interativa. O Infogram permite criar infográficos e relatórios interativos que facilitam a compreensão de dados complexos.

Se preparar para o Q4 nunca é demais

Para tirar o máximo proveito das ferramentas digitais durante o Q4 de 2023, aqui estão algumas diretrizes e dicas:

Defina Objetivos Claros: Antes de escolher uma ferramenta, defina claramente seus objetivos e requisitos. Isso ajudará a escolher a ferramenta que melhor atende às suas necessidades.

Treinamento e Capacitação: Certifique-se de que sua equipe esteja devidamente treinada para utilizar as ferramentas. A maioria das ferramentas de análise de dados e extração de relatórios oferece tutoriais, documentações e vídeos sobre sua utilização. O treinamento apropriado pode melhorar significativamente os relatórios, análises e insights.

Integração de Dados: Verifique se as ferramentas escolhidas podem ser integradas com outros sistemas de sua organização, como CRM ou ERP, para uma visão mais completa dos dados.

Mantenha-se Atualizado: O campo da análise de dados está em constante evolução. Acompanhe as tendências e atualizações tecnológicas para garantir que suas ferramentas estejam sempre atualizadas.

Se você não iniciou uma cultura baseada em dados no seu time ou se ainda não tem a estrutura necessária para isso, não espere até o Q4 de 2024 para incorporar essas práticas. O acesso a ferramentas digitais de qualidade pode ser a chave para desbloquear insights valiosos que impulsionam o sucesso empresarial. Este último trimestre é uma oportunidade para tomar decisões mais informadas e ganhar vantagem competitiva. Portanto, não deixe que o Q4 passe despercebido - comece a utilizar as ferramentas digitais a seu favor. Você está pronto para enfrentar os desafios e oportunidades que se aproximam? Fale com a Sentimonitor!