Eleições 2014: Engajamento e Replicação de postagens com menções aos candidatos à presidência nas Redes Sociais

Tempo de leitura: 1 minuto

No dia 26/08, o Instituto Ibope divulgou mais uma pesquisa com a preferência dos eleitores na disputa pela presidência do Brasil nas eleições de outubro.

Buscando comparar os resultados apontados pela pesquisa para as simulações de 1º turno com os índices de engajamento e replicação das postagens com menções aos três principais candidatos (Aécio Neves, Dilma Rousseff e Marina Silva), o Sentimonitor avaliou aproximadamente 50.000 postagens entre 08h de 25/08 e 18h de 26/08, o que compreende um período de 34h antes da divulgação da pesquisa.

Será que existe alguma relação entre esses índices e os resultados da pesquisa?

Descubra agora!

1) Índice de Replicação das Postagens

A candidata Dilma Rousseff possui o maior índice de replicação  das postagens (compartilhamentos e retweets), com 7.1. Com 3.6, temos a candidata Marina Silva e, na sequência, Aécio Neves, com 2.1. Confira o gráfico abaixo:
Captura de tela de 2014-09-01 11:32:03

Esses dados revelam correlação direta entre os resultados apresentados pela pesquisa e os índices de replicação das postagens, já que Dilma, além de estar em 1º lugar na preferência dos eleitores para as simulações de 1º turno, também possui o maior índice de replicação das postagens.

 

2) Índice de Engajamento – Facebook e Twitter

O índice de engajamento considera o total de curtidas, comentários e compartilhamentos no Facebook e o total de postagens e retweets no Twitter. Esse índice também apresentou relação direta com os dados da pesquisa. A candidata Dilma Rousseff apresenta o maior índice (24), seguida por Marina (15) e Aécio Neves (10). Confira o gráfico abaixo e compare as dimensões:

Captura de tela de 2014-09-01 11:33:22

 

 

 

 

 

3) Índice de Engajamento – Facebook

Esse índice considera apenas o número de curtidas, comentários e compartilhamentos em relação ao total de postagens existentes. Dilma apresenta o maior índice (71), seguida por Marina (67) e Aécio (47). Assim, o engajamento de cada candidato no Facebook também possui relação direta com os resultados da pesquisa. Captura de tela de 2014-09-01 11:34:05

 

 

 

 

Recomendamos para você:  INFOGRÁFICO: Jornada do consumidor e métricas nas redes sociais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *