Consumer Packaged Goods (CPG) e Flavor & Fragrance (F&F): inovação e consumer insights baseado em dados

Tempo de leitura: 6 minutos

A busca por melhorias nas experiências de consumo e inovações em produtos serviços, não é uma preocupação exclusiva das empresas de tecnologia, mas uma tendência global, até mais antiga, em industrias consagradas como a de Bens de Consumo (Consumer Packaged Goods – CPG) e a de Aromas e Fragrâncias (Flavor & Fragrance – F&F).

Neste post falaremos, como a Inteligência Artificial (IA) pode ser utilizada para revelar insights utilizando dados internos e externos nestes dois segmentos e um resumo do evento “Tech for Food” organizado pela Growin.co.

Tech for Food: soluções inovadoras

Na última segunda-feira, dia 12 de julho, a Sentimonitor participou do evento Tech for Food, organizado pela GrowinCo, uma plataforma que conecta empresas com soluções de inovação do mundo todo. A iniciativa oferece plataformas otimizadoras para resolver os desafios das indústrias e desenvolver novos produtos através de parcerias com universidades, startups e fornecedores.

Nesta edição, as startups foram incentivadas a apresentar soluções para o mercado de alimentos e descobrir as necessidades dos consumidores. 

A Sentimonitor apresentou a sua solução com base na investigação de dados internos e externos de NPS, CSAT e mídias sociais para descobrir as demandas e anseios dos consumidores a partir de Big Datas estruturados em diversas categorias de consumo e comportamentos.

As plataformas pré-configuradas oferecem uma ampla variedade de segmentações de conteúdo, além de isolar os conteúdos comerciais para focar no consumidor orgânico: aquele que realmente interessa para a extração de insights

A GrowinCo ainda divulgou o seu relatório CPG Insights Report: Global Favors & Fragances, voltado para a indústria de alimentos, de forma a acompanhar a acelerada mudança do mercado consumidor no mundo contemporâneo. 

Opiniões espontâneas: o futuro da pesquisa?

Coletar e analisar dados é muito importante para uma empresa compreender melhor o comportamento dos consumidores, encontrar tendências e necessidades escondidas. O processo de coleta e análise, porém, costuma ser algo custoso, demorado. Já imaginou conseguir essas informações, sem necessariamente perguntar às pessoas?!

Recomendamos para você:  O que 700.000 postagens de internautas brasileiros revelam sobre o turismo no pós-pandemia?

Hoje, isso já é possível! Como?! Através de um software capaz coletar, limpar, processar e categorizar através de inteligência artificial (IA), milhares de dados e conversas espontâneas na web (redes sociais, blogs e notícias) e canais internos (atendimento ao cliente, chatbots e pesquisas NPS). Consideramos esse recuso, o futuro da pesquisa.

Se você ficou se perguntando, onde encontrar um solução deste tipo, é exatamente isso o que a Sentimonitor faz!

As perguntas e o viés

As pesquisas “tradicionais”, como chamamos as pesquisas estimuladas, funcionam muito bem para propósitos específicos, porém elas necessitam de dois pontos de atenção:

  1. Cuidado com perguntas que direcionam as respostas induzindo o entrevistado à fonecer uma determinada resposta, que não necessariamente seria a que ele daria, caso a pergunta fosse formulada de outra maneira.
  2. A limitação oriunda das próprias perguntas, quando perguntamos às pessoas sobre determinados assuntos, não significa que elas tenham nos dito tudo que o que sabem sobre ele, nem que responderam o que de fato pensam ou o que de fato responderiam em outro contexto ou ambiente, ou seja, as perguntas sempre terão um limitação no mínimo em relação à pauta que abordada.

Na Sentimonitor, inovamos fortemente no espaço de insights espontâneos habilitados para IA, principalmente derivados de conversas espontâneas na internet, como as que acontecem em fóruns e redes sociais. Nossos clientes estão mais interessados ​​em descobrir o que as pessoas dizem sem serem questionadas – quais são seus desejos, hábitos, preferências, associações, desejos, reclamações.

“Nosso Mapeamento de Correlações de Categoria traz de forma acionável percepções importantes para equipes de pesquisa e inovação, sobre whitespaces, categorias e tendências em seus setores”, diz Hugo Pinto fundador da Sentimonitor.

O poder da visão 360º de clientes e consumidores

Existem algumas ferramentas de social listening disponíveis, no mercado, porém a Sentimonitor se posiciona como uma solução capaz de entregar uma visão 360º de clientes e consumidores, a respeito do que estão falando, tanto nos canais internos da empresa quanto nos canais externo.

Recentemente batemos um papo com o Guilherme Blum, CEO e fundador da ferramenta de automação de pesquisa NPS, OnlyAsk, ocasião em que ele despertou a atenção para o fato de que, hoje, nem todo cliente utiliza os canais da empresa para fazer suas reclamações, sendo inclusive uma mudança geracional.

Recomendamos para você:  Sentimonitor incorpora Vortio

Da mesma forma as empresas possuem uma diversidade de canais e pontos de contato com clientes, gerando um volume enorme dados precisos que muitas vezes são deixados de lado, tanto pela dificuldade de integrar a visão em uma unica plataforma, quanto pela complexidade de análise.

O poder da inteligência artificial (IA)

No segmento de Consumer Packaged Goods (CPG) e Flavor & Fragrance (F&F), nossa categorização de entrega por exemplo a análise de alimentos embalados em mais 120 segmentos, validados e expandidos com mais de centenas de empresas de alimentos CPG.

A IA aplicada a um segmento específico, ajuda os clientes a entenderem com base no conteúdo gerado pelo usuário, com quem uma pessoa consome o produto (família, amigos), quais bebidas e outros alimentos estão associados, métodos de preparação, opiniões relacionadas ao sabor e cheiro e muito mais! Isso fornece percepções acionáveis ​​para as equipes de produto, embalagem e experiência do cliente.

Tipos de produtos de Inteligência Artificial

Consumer Insights Big Data Platform:

Artificial Intelligence e Big Data combinados para capacitar equipes a identificar tendências, insights, associações e hábitos de consumidores em setores selecionados, com base em dados coletados em mais de 1.200.000 sites, blogs, fóruns e redes sociais.

Customer Insights Smart Data Platform:

Nossa IA e análises avançadas aplicadas a uma visão unificada dos dados de clientes da empresa – tíquetes de atendimento em SAC, pesquisas NPS e CSAT e registros de chats e chatbots, estruturados e analisados ​​para gerar padrões, tendências e associações exclusivas que trazem insights para inovação em produto e experiência.

Gostaria de utilizar o poder da IA para insights no seu setor? Fale conosco.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *