Pular para o conteúdo

Análise do público alvo e grupos de interesse através de ferramenta de monitoramento: nova funcionalidade

 

A ferramenta Sentimonitor sempre se destacou por suas funcionalidades de identificação e segmentação avançada de influenciadores de nicho e microinfluenciadores e análise de público-alvo. Em especial por permitir combinar métricas de perfil (número de seguidores, nome), características das postagens do autor (por exemplo, pessoas que twittaram sobre “laptops”) e tipo de influência ou engajamento (autores mais apreciados, com maior autoridade, mais disseminados, etc.) para criar micro-segmentos de posts e autores.

Desde o início da plataforma, toda mensagem de um influenciador poderia ser marcada diretamente ou através de regras, com a tag que quiséssemos relacionada ao influenciador. Desta maneira, ao buscar a tag relativa ao influenciador, tínhamos as mensagens e estatísticas relativas a ele.

No entanto, essa indireção na categorização e caracterização dos influenciadores levava a um fluxo de trabalho engessado. Por isso, lançamos nesta semana uma nova funcionalidade, que permite criar tags específicas para pessoas, e assim, criar grupos de autores de postagens baseados em suas características comuns, além de atribuir tags à autores não relacionadas à suas postagens. Isso permite não só a rápida identificação de influenciadores de nicho, mas também estudar e obter insights sobre seu público-alvo de maneira mais natural.

Cenários de uso em que a criação de grupos de autores fica mais simples e rápida com taggeamento de autores:

Promoção de Produtos e Relacionamento: Agrupamento de pessoas que falaram sobre grupos de produtos similares de sua marca e dos concorrentes, para criação de audiências segmentadas e análise direta do público-alvo.

Prospecção: Agrupamento de ex-clientes, clientes e prospects. Podemos acompanhar as interações (ou a ausência delas) de clientes e prospects, associando as tags aos autores a partir de nossa inteligência comercial, e obtendo insights para follow ups mais qualificados e eficazes.

Eleições: criação de grupos de militantes próprios, militantes adversários e cidadãos não-alinhados, para avaliação de tendências de temas internos e crescimento relativo de cada grupo.

Novos cenários e aplicações abertos com o taggeamento de autores:

CRM: podemos atribuir aos autores as tags de nosso CRM, indicando o estágio em que se encontram no funil de vendas, e alinhando o time de inteligência e o time comercial com naturalidade.

SAC: podemos atribuir tags às demandas passadas do autor, de acordo com eventos de SAC – se já é cliente, se já acionou um canal convencional de suporte, etc.

Inteligência: podemos atribuir tags a partir de indicativos comportamentais do usuário ou relações informadas por outros analistas de inteligência ou agentes de segurança – potencial envolvimento em ocorrências, relação de parentesco com o alvo, etc.

Inteligência de mercado: podemos atribuir tags relacionadas à faixas de renda baseadas em bases de dados de terceiros, como o Serasa.

OK, mas e como faço para começar a criar grupos de autores em meu monitoramento?

  1. Ao acessar seu monitoramento na Sentimonitor e passar o mouse sob algum autor, o link “editar autor” irá aparecer.

Encontrar influenciadores

2. Clicando em editar autor, uma janela com o link “criar tag” irá surgir.

Como encontrar autores na Sentimonitor

3. Após clicar em criar tag, digite o nome da tag que você deseja criar. Neste caso, foi criada a tag “Influenciador”, que agora passará a ser exibida em conjunto com o autor.

Como encontrar autores na Sentimonitor

4. Após criar a tag, ela é exibida abaixo do autor – a tag será acrescentada, automaticamente, em todos os posts do autor.

Tag Autores

E aí, quer experimentar? Crie uma conta na nossa ferramenta de monitoramento e análise!