Regras de Classificação

A Sentimonitor permite a configuração de regras para filtrar e modificar as postagens automaticamente, assim que elas forem coletadas.

Para visualizar e gerenciar regras, acesse o menu “Regras de Classificação“:

Menu de acesso às Regras de Classificação

Nessa área são listadas todas as regras associadas aos monitoramentos do usuário. As regras existentes podem ser editadas ou excluídas, assim como novas regras podem ser criadas.

Tela com a listagem de regras cadastradas

Na tela de criação de regra, primeiramente selecione as postagens que deseja classificar utilizando os filtros à esquerda, e clicando em “Atualizar” após modificar os filtros. É importante observar se as tags não foram automaticamente desmarcadas. Você pode selecionar por redes também na parte superior da tela (note que, por exemplo, ao selecionar “Facebook - Páginas”, você ganha acesso a opções específicas nas fanpages do Facebook). Os posts já coletados com os critérios selecionados serão exibidos na parte inferior da tela, para que se possa avaliar se os filtros irão capturar corretamente as postagens que se deseja classificar.

Note que as menções exibidas não serão alteradas, pois a regra só será aplicada a novas menções coletadas no monitoramento selecionado. Por este motivo, tanto o filtro por período quanto a seleção de novos monitoramento ficam desabilitados durante a criação de regra.

Tela de criação e edição de regras

A seguir, informe um nome para a regra e defina quais ações devem ser aplicadas sobre as novas  postagens filtradas. Uma ou mais ações podem ser selecionadas, e cada ação fará uma modificação na postagem. As ações possíveis são:

Tela com opções de ação nas postagens

Após configurar a regra, clique em “Prosseguir” para avançar ao último passo da criação.

Nesse passo é necessário confirmar as alterações feitas na lista das regras do monitoramento. No caso exemplificado, a alteração consiste na criação de uma regra, adicionada no final da lista.

Se duas ou mais regras filtrarem uma mesma postagem, elas serão aplicadas na sequência em que forem dispostas na lista, o que pode influenciar o resultado final. Modifique a ordem de execução conforme necessário, arrastando as regras para cima ou para baixo na lista. Salve a lista de regras quando estiver satisfeito com as modificações.

Ordem de execução das regras

Ao editar uma regra serão repetidos os mesmos passos de configuração da regra e ordenação da lista de regras. Ao excluir uma regra, somente o reordenamento da lista é necessário.