Tendências de consumo no Natal, segundo o Twitter

Tempo de leitura: menos de 1 minuto


Com a proximidade da data festiva, onde temos que encarar amigo secreto da firma, presente da sogra e dezenas de confraternizações de final de ano ficamos curiosos para saber o que as pessoas querem de Natal.

Rodamos uma pesquisa pelo SentiMonitor para tentar identificar as tendências do consumo. A pesquisa retornou 40.542 resultados com 60 milhões de impressões no Twitter.

Fora os pedidos estapafúrdios destinados ao Sr. Papai Noel (11 milhões de impressões) como carro, namorada, passar o Natal em Hogwarts, ser bonita, sexo com atores famosos, atores famosos em pessoa etc, foi possível identificar algumas tendências de consumo para este final de ano.




Fiquei feliz que “livro” aparece com 1702 citações junto com perfume (1228 citações), que na realidade também me agrada. O “problema”, se é que dá pra dizer isso, é que as menções a “perfume” foram muito influenciadas pelo perfume Te vivo, da Água de Cheiro, que foi um estouro nas redes devido a algum sorteio feito pelo Luan Santana (olha ele de novo).


Aliás, muito mencionados os sorteios e promoções em geral. No nosso monitoramento apareceram aleatoriamente 3049 citações… kits capilares, cestas de Natal, camisetas, viagens, enfim… quem quer ganhar, é só retwittar.

Boa estratégia pra quem quer economizar no natal, não sei se tão boa estratégia pra marca que quer atingir seu público-alvo. Ainda não existe literatura sobre isso e nem pesquisas direcionadas, mas aparentemente essas promoções, apesar de quantitativamente gerarem altíssimo engajamento, acabam não atingindo o público-alvo da marca e sim os “promonautas” (indivíduos que ficam 24/7 nas redes sociais atrás de promoções pra retwittar).


Além dos livros e perfumes, as camisetas de time, equipamentos de informática, maquiagem e chocottones (521 citações) parecem ser os itens viáveis que mais estão sendo citados como presentes de Natal. E, lord save Steve Jobs, iPhone é disparado o item mais pedido nas redes.

Recomendamos para você:  Indicação Melhor Ferramenta de Marketing Digital Prêmio ABComm 2018

Confira os mais pedidos…


Citações

1º Lugar

iPhone

 4.430

2º Lugar

Perfume Te Vivo

 1.979

3º Lugar

Livro

 1.702

4º Lugar

Perfume

 1.248

5º Lugar

Chocottone

 522

É, o bom velhinho vai ter que investir pesado neste ano…

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *