SentiMonitor revela destaques da ABAV Expo & Collab 2021

Tempo de leitura: 4 minutos


O setor turístico está conseguindo retomar suas atividades e uma prova disso é o ABAV Expo & Collab 2021, evento organizado pela Associação Brasileira de Agências de Viagens (ABAV), com o apoio da Secretaria do Turismo (Setur), que ocorreu em Fortaleza, no Ceará, entre os dias 6 e 8 de outubro, no Centro de Eventos do Ceará.

Vale destacar que a ABAV é uma das principais entidades de turismo nacional e reuniu 80 expositores nesta edição, realizada de forma presencial, com todos os protocolos de segurança sanitárias, entre empresas associadas, agências de viagens e operadoras.

A SentiMonitor, uma plataforma de dados de mídia aberta de redes sociais, blogs e websites, possui um Big Data de Viagens com milhões de conteúdos sobre o tema, coletados desde 2018. A empresa monitorou tudo que aconteceu no evento ABAV Expo & Collab 2021, através do YouTube, Facebook, Instagram, blogs, fóruns, jornais e Twitter.

O pico nas redes sociais ocorreu a partir do dia 05, véspera do evento. No total, foram captadas 748 postagens, entre 6 e 13 de outubro. Foram mais de 24 milhões de visualizações dos posts. Fortaleza e Recife foram as cidades mais mencionadas no Big Data. Isso porque a primeira sediou a edição de 2021 e a segunda será sede do evento em 2022. 

ABAV

Os posts que tiveram mais interações (curtidas, comentários e compartilhamentos) da ABAV no Facebook destacaram: o próximo destino do evento (Pernambuco), a cerimônia de encerramento da edição de 2021 em Fortaleza e a terceira homenageia o Dia do Nordestino. 

No Twittter da ABAV, o destaque também foi para a próxima edição em Pernambuco, e destaca os benefícios do turismo.

Ranking de autores que mais publicaram

Entre os autores que mais publicaram estão o Portal Brasileiro do Turismo, os perfis da ABAV e a Revista Panrotas

Lista de autores que mais tiveram interações

Os que se destacaram por interações, também está em destaque os perfis da ABAV. No Twitter, ainda se destaca o Ministério do Turismo, a Embratur (Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo) e o perfil do prefeito de Fortaleza, Sarto. 

São Paulo 

Considerando apenas menções orgânicas sobre a participação de representações nas redes, o estado de São Paulo teve sua participação em destaque nas redes sociais, impulsionada publicação do Secretário de Turismo do Governo do Estado de São Paulo Vinicius Lummertz (@vlummertz):

Recomendamos para você:  Redes Sociais - Influência Brasileira no SXSW - 11 de março

Chamou a atenção, ainda, um post do Portal Brasileiro de Turismo sobre a aposta do estado de São Paulo em ecoturismo e turismo de sol e praia para o pós-pandemia.

“Nós viemos na feira para trazer as novidades para o turista que quer conhecer São Paulo depois dessa retomada. São 100 novos atrativos dentro dos parques, incluindo rappel, rafting, entre outras atividades como novas trilhas. Também tem as ciclorrotas, que são roteiros de bike que vão atravessar ou margear algumas unidades de conservação, usando as mesmas como ponto de apoio”.
Tânia Macea
Coordenadora
Núcleo de Negócios e Parcerias da Fundação Florestal

Rio de Janeiro

O Rio de Janeiro foi representado pela Secretaria de Estado de Turismo do Rio de Janeiro e das prefeituras de Angra dos Reis e Teresópolis. O estado também foi representado pela fundação Rio Convention & Visitors Bureau

O Rio de Janeiro se destacou como o destino mais procurado pelos cearenses, conforme foi divulgado pela Decolar:

Tocantins

O governo do Tocantins realizou duas postagens sobre a sua participação no evento. O governador Mauro Carlesse presenteou a presidente da Abav Nacional, Magda Nassar, com uma cesta com artefatos de capim dourado, o tesouro do Tocantins, nas palavras da página.

Minas Gerais

O governo de Minas Gerais também realizou uma postagem sobre a sua participação no evento da ABAV. Neste ano, a Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Secult) de Minas Gerais teve um estande próprio destacando a tradição, a cultura e a gastronomia do estado.

Maranhão

O Maranhão teve destaque em função da participação da Secretaria Municipal de Turismo (Setur) de São Luís. A Prefeitura destacou a importância de sua participação para estabelecer parcerias com operadoras de viagem para divulgar pacotes turísticos de viagem para o estado. 

Amazonas

A participação do Amazonastur, representando o Estado do Amazonas com parceria com outros estados do norte, também foi noticiada. Apresentaram o projeto “Rotas Amazônicas Integradas” foram um dos cases apresentados nesta edição do evento, que inclui os destinos de todos os estados do norte do país. 

Recomendamos para você:  O caso dos Beagles e a repercussão nas redes sociais

Bahia

Os destinos da Bahia foram homenageados no evento. Os destinos mencionados nas redes foram Morro de São Paulo, Boipeba, Garupá e Cairu foram mencionados em nove posts. O Blog Acontece Santyago impulsionou a visibilidade desses destinos. A Secretaria do Turismo da Bahia também destacou o evento.

Paraíba

O estande da Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico da Paraíba destacou os pontos turísticos: pôr do sol na Praia do Jacaré, Roliúde Nordestina, Maior São João do Mundo e as praias paradisíacas de João Pessoa da Costa do Conde.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *