Pular para o conteúdo

SentiMonitor participa de competição na Espanha!

 

Equipe AI Engineers participou com o Projeto SentiMonitor das etapas finais do Red Empreendia Spin 2012, competição internacional de start-ups na Espanha

Projetos de empreendedores universitários de oito países ibero-americanos participaram da final do Red Empreendia em Madrid. Nós fomos um deles! Nosso super garoto-propaganda-mestre-de-karate-hardcore-programador Hugo Pinto (foto) estava lá marcando presença.

Foram 17 projetos espanhóis, 6 chilenos, 4 brazucas, 4 mexicanos, 3 colombianos, 3 portugas, 1 panamenho e 1 argentino.

A maior parte dos projetos eram relacionados com as Tecnologias da Informação e a Comunicação, com especial destaque para o desenvolvimento de aplicações móveis e novas hipóteses de negócio nas redes sociais.

De realçar ainda, o número de projetos que dizem respeito à proteção ao meio ambiente e à aposta num desenvolvimento sustentável através da inovação no setor energético, o tratamento de resíduos, o fabrico de novos materiais (bioplásticos) ou a aposta num consumo responsável com o ambiente.

Espanha é o país que registou a maior participação,  33% das ideias de negócio provenientes, por sua vez, de 38 instituições de ensino superior. É o México que surge logo a seguir, com 29% dos projetos inscritos, com origem em 14 universidades diferentes. Logo após estes dois países, surgem os universitários da Colômbia (13% dos participantes e 18 universidades), Chile (7% e 6 universidades), Portugal (7% e 7 universidades), Argentina (6% e 9 universidades), Perú (4% e 7 universidades) e Brasil (1% e 4 universidades).

Aquilo que se revela como uma das questões mais salientáveis nesta primeira edição tem a ver com o caráter internacional de algumas equipes empreendedoras, mais uma prova da cooperação entre universitários de distintos países ibero-americanos e das suas alianças con universidades de outros países, como os EUA, Alemanha ou mesmo o Burkina Faso.