Não desperdice posts no Facebook… ele vai te penalizar por isso

Tempo de leitura: menos de 1 minuto

Melhor não falar nada do que falar qualquer coisa…

Muita gente trabalha sua Fan Page com a mentalidade “tenho que postar X vezes ao dia, mesmo se for para colocar ali qualquer coisa”. Bom, no Facebook muitas vezes pode ser melhor não postar nada ao invés de postar algo irrelevante. Um post ruim pode lhe prejudicar mais do que deixar de postar uma ou duas vezes.

Não é novidade, muitos já ouviram falar do EdgeRank, algoritmo do Facebook que avalia a qualidade do conteúdo postado e penaliza ou beneficia futuros posts. Basicamente o que ele leva em consideração é o seguinte:

a) Número de interações que você teve com seus fãs: Quanto mais eles curtirem, comentarem ou compartilharem seus posts, mais provável que seus posts futuros vão aparecer no feed de notícias deles da próxima vez.

b) Peso da interação: Diferentes tipos de interação têm um peso diferente. Por exemplo, um fã comentando o seu video tem um peso maior que um fã curtindo o mesmo, ou seja, você terá um score melhor com um comentário.

c) Timing: Informações mais novas são melhor posicionadas do que antigas. Pessoas não estão em geral interessadas em updates de ontem, ou seja, estes naturalmente perdem posições com o tempo.

Enfim, qualidade é tudo. Sempre que você mandar mal em um post, vai estar penalizando os posts futuros. Não precisa ficar paranóico, só é importante cuidar para não “postar por postar”. Segundo o blog Soshable (mais relevante blog de social media no Google), seu post deve conter pelo menos uma destas três coisas:

– Possuir uma mensagem relevante e bem elaborada, sem chances de ser classificada como spam.

– Ser divertido, educacional ou uma boa fonte de informação. Isso traz valor aos seus fãs, independente se é uma informação “de vida ou morte” ou somente uma curiosidade interessante.

– Ser uma mensagem super importante que tem a ver com o seu negócio, como um evento, uma promoção especial (bem especial no caso, não um desconto que acontece a cada 2 semanas) ou o lançamento de um novo produto.

Recomendamos para você:  Sentimonitor vai estar presente em Dublin para o Web Summit 2013!

Inclusive o Soshable recomenda que você não poste só pra “encher lingüiça” e que você não faça de sua FanPage um RSS feed.

A diferença entre uma página que seleciona bem seus posts e uma que posta qualquer coisa pode ser tipo água e vinho. Todo post desperdiçado impacta negativamente futuros posts, da mesma maneira que excelentes posts podem lhe ajudar e muito no futuro.

Se você já trabalha com o sentiMonitor, sabe que nossa ferramenta pode lhe ajudar muito a mensurar a qualidade da informação postada e o engajamento gerado.

Se não trabalha, pode ser uma oportunidade 😉 Sua Fan Page não será mais a mesma.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *