Pular para o conteúdo

CASE: Defesa de Marca nas Redes Sociais

Tempo de leitura: 2 minutos

Como detectar fraudes antes que se tornem uma ameaça nas redes sociais

Estar presente nas redes sociais já virou a regra (e não mais a exceção), não é? Porém, devido à rápida ascensão, desenvolver um plano de detecção e  gerenciamento de crises tem se tornado essencial para as empresas ativas nas redes sociais.

defesa-marca-handle-care

Com um plano previamente definido, fica muito mais fácil montar uma equipe de resposta à crise capaz de combatê-la com rapidez, sem gerar alarde e sendo transparente com os envolvidos.

Mas a grande questão é: como detectá-las? O portal Meio e Mensagem considera a resposta óbvia: investir no monitoramento de redes sociais!  

defesa-marca-monitorar

Neste novo case, contamos como a Casa&Vídeo, varejista que atua nos setores de utilidades domésticas, ferramentas, climatização e eletroportáteis, conseguiu detectar uma fraude envolvendo o nome da marca no Instagram.

A varejista é a líder de vendas no Rio de Janeiro e está presente em 28 municípios do estado e atua em 4 canais de venda direta: autosserviço (lojas), terminal de venda virtual nas lojas, televendas (telefone) e internet (e-commerce), sempre mantendo seu posicionamento: preços competitivos!

defesa-marca-casa-video

Como surgiu o interesse da marca por uma plataforma de monitoramento de redes sociais?

Até então a equipe de marketing da Casa&Vídeo estava conseguindo fazer suas análises manualmente, porém o crescimento da presença da marca nas redes sociais começou a dificultar e comprometer as análises – especialmente daquelas que não citavam diretamente os perfis da marca, denominadas de menções espontâneas.

Foi então que em junho de 2016, a equipe de consultores da Sentimonitor entrou em contato com o time de marketing da Casa&Vídeo. Depois de uma demonstração da plataforma, o pessoal fez comparativos com plataformas similares, mas ao final optaram pela Sentimonitor pela facilidade de uso e qualidade do atendimento.

Como a Casa&Vídeo detectou o uso indevido da marca?

De acordo com o time de marketing da Casa&Vídeo, o fato de permitir uma visão unificada das menções à marca em todas as redes sociais facilitou muito as análises e interações com os clientes: “Hoje utilizamos a plataforma em geral 1 vez ao dia para nos mantermos por dentro de tudo que está acontecendo, em todas as mídias”.

Foi assim, monitorando seus canais próprios e menções espontâneas nas redes sociais diariamente através da Sentimonitor que a equipe de marketing da Casa&Vídeo conseguiu detectar uma fraude envolvendo o nome da marca no Instagram!

defesa-marca-fraude-casa-videoComo a equipe coibiu o uso indevido da marca e neutralizou a oferta fraudulenta em menos de 24h

A descoberta da fraude no mesmo dia da sua disseminação foi determinante para que a marca revertesse a situação antes que tomasse grandes proporções e prejudicasse a imagem da empresa frente ao seu público.

defesa-marca-cupom-falso