Pular para o conteúdo

Consumer Packaged Goods (CPG) e Flavor & Fragrance (F&F): inovação e consumer insights baseado em dados

 

A busca por melhorias nas experiências de consumo e inovações em produtos serviços, não é uma preocupação exclusiva das empresas de tecnologia, mas uma tendência global, até mais antiga, em industrias consagradas como a de Bens de Consumo (Consumer Packaged Goods – CPG) e a de Aromas e Fragrâncias (Flavor & Fragrance – F&F).

Neste post falaremos, como a Inteligência Artificial (IA) pode ser utilizada para revelar insights utilizando dados internos e externos nestes dois segmentos e um resumo do evento “Tech for Food” organizado pela Growin.co.

Tech for Food: soluções inovadoras

Na última segunda-feira, dia 12 de julho, a Sentimonitor participou do evento Tech for Food, organizado pela GrowinCo, uma plataforma que conecta empresas com soluções de inovação do mundo todo. A iniciativa oferece plataformas otimizadoras para resolver os desafios das indústrias e desenvolver novos produtos através de parcerias com universidades, startups e fornecedores.

Nesta edição, as startups foram incentivadas a apresentar soluções para o mercado de alimentos e descobrir as necessidades dos consumidores. 

A Sentimonitor apresentou a sua solução com base na investigação de dados internos e externos de NPS, CSAT e mídias sociais para descobrir as demandas e anseios dos consumidores a partir de Big Datas estruturados em diversas categorias de consumo e comportamentos.

As plataformas pré-configuradas oferecem uma ampla variedade de segmentações de conteúdo, além de isolar os conteúdos comerciais para focar no consumidor orgânico: aquele que realmente interessa para a extração de insights

A GrowinCo ainda divulgou o seu relatório CPG Insights Report: Global Favors & Fragances, voltado para a indústria de alimentos, de forma a acompanhar a acelerada mudança do mercado consumidor no mundo contemporâneo. 

Opiniões espontâneas: o futuro da pesquisa?

Coletar e analisar dados é muito importante para uma empresa compreender melhor o comportamento dos consumidores, encontrar tendências e necessidades escondidas. O processo de coleta e análise, porém, costuma ser algo custoso, demorado. Já imaginou conseguir essas informações, sem necessariamente perguntar às pessoas?!

Hoje, isso já é possível! Como?! Através de um software capaz coletar, limpar, processar e categorizar através de inteligência artificial (IA), milhares de dados e conversas espontâneas na web (redes sociais, blogs e notícias) e canais internos (atendimento ao cliente, chatbots e pesquisas NPS). Consideramos esse recuso, o futuro da pesquisa.

Se você ficou se perguntando, onde encontrar um solução deste tipo, é exatamente isso o que a Sentimonitor faz!

As perguntas e o viés

As pesquisas “tradicionais”, como chamamos as pesquisas estimuladas, funcionam muito bem para propósitos específicos, porém elas necessitam de dois pontos de atenção:

  1. Cuidado com perguntas que direcionam as respostas induzindo o entrevistado à fonecer uma determinada resposta, que não necessariamente seria a que ele daria, caso a pergunta fosse formulada de outra maneira.
  2. A limitação oriunda das próprias perguntas, quando perguntamos às pessoas sobre determinados assuntos, não significa que elas tenham nos dito tudo que o que sabem sobre ele, nem que responderam o que de fato pensam ou o que de fato responderiam em outro contexto ou ambiente, ou seja, as perguntas sempre terão um limitação no mínimo em relação à pauta que abordada.

Na Sentimonitor, inovamos fortemente no espaço de insights espontâneos habilitados para IA, principalmente derivados de conversas espontâneas na internet, como as que acontecem em fóruns e redes sociais. Nossos clientes estão mais interessados ​​em descobrir o que as pessoas dizem sem serem questionadas – quais são seus desejos, hábitos, preferências, associações, desejos, reclamações.

“Nosso Mapeamento de Correlações de Categoria traz de forma acionável percepções importantes para equipes de pesquisa e inovação, sobre whitespaces, categorias e tendências em seus setores”, diz Hugo Pinto fundador da Sentimonitor.

O poder da visão 360º de clientes e consumidores

Existem algumas ferramentas de social listening disponíveis, no mercado, porém a Sentimonitor se posiciona como uma solução capaz de entregar uma visão 360º de clientes e consumidores, a respeito do que estão falando, tanto nos canais internos da empresa quanto nos canais externo.

Recentemente batemos um papo com o Guilherme Blum, CEO e fundador da ferramenta de automação de pesquisa NPS, OnlyAsk, ocasião em que ele despertou a atenção para o fato de que, hoje, nem todo cliente utiliza os canais da empresa para fazer suas reclamações, sendo inclusive uma mudança geracional.

Da mesma forma as empresas possuem uma diversidade de canais e pontos de contato com clientes, gerando um volume enorme dados precisos que muitas vezes são deixados de lado, tanto pela dificuldade de integrar a visão em uma unica plataforma, quanto pela complexidade de análise.

O poder da inteligência artificial (IA)

No segmento de Consumer Packaged Goods (CPG) e Flavor & Fragrance (F&F), nossa categorização de entrega por exemplo a análise de alimentos embalados em mais 120 segmentos, validados e expandidos com mais de centenas de empresas de alimentos CPG.

A IA aplicada a um segmento específico, ajuda os clientes a entenderem com base no conteúdo gerado pelo usuário, com quem uma pessoa consome o produto (família, amigos), quais bebidas e outros alimentos estão associados, métodos de preparação, opiniões relacionadas ao sabor e cheiro e muito mais! Isso fornece percepções acionáveis ​​para as equipes de produto, embalagem e experiência do cliente.

Tipos de produtos de Inteligência Artificial

Consumer Insights Big Data Platform:

Artificial Intelligence e Big Data combinados para capacitar equipes a identificar tendências, insights, associações e hábitos de consumidores em setores selecionados, com base em dados coletados em mais de 1.200.000 sites, blogs, fóruns e redes sociais.

Customer Insights Smart Data Platform:

Nossa IA e análises avançadas aplicadas a uma visão unificada dos dados de clientes da empresa – tíquetes de atendimento em SAC, pesquisas NPS e CSAT e registros de chats e chatbots, estruturados e analisados ​​para gerar padrões, tendências e associações exclusivas que trazem insights para inovação em produto e experiência.

Gostaria de utilizar o poder da IA para insights no seu setor? Fale conosco.