Pular para o conteúdo

Eleições RS 2014 – Análise da Presença nas Redes Sociais dos Candidatos Sartori e Tarso

 

Faltando poucos dias para o 2º Turno das Eleições 2014, o Sentimonitor analisou 53.400 postagens com menções ao nome dos dois concorrentes ao Governo do RS, José Ivo Sartori e Tarso Genro, entre os dias 12 e 19/10, com o objetivo de verificar o crescimento dos candidatos em relação ao volume total de menções, ao engajamento de ambos em redes como Twitter e Facebook, além do sentimento predominante nas postagens com menções aos mesmos.

Número de Menções 
Monitoramos 27.065 postagens com menções ao nome do candidato José Sartori, cerca de 50,68% do volume total. Já o candidato Tarso Genro apresentou 26.335 postagens (49,32%).
Imagem1

Sartori, que teve a preferência dos eleitores gaúchos no 1º Turno, ganhou presença nos diálogos entre eleitores nas redes sociais ao longo da última semana, com impacto direto no volume total de menções envolvendo seu nome. Através dos gráficos abaixo, vemos o crescimento no total de postagens com menções à Sartori, tomando como base a última semana. Já seu concorrente, Tarso Genro, apresentou oscilações no volume total de postagens durante o período monitorado.

Imagem2


O candidato Sartori, além de possuir o maior número de menções em postagens, apesar da pequena diferença existente em relação à Tarso,  também
apresenta maior  quantidade de posts com sentimento positivo: 52,85% das menções são favoráveis ao candidato, 29,89% são neutras e 17,26% são negativas. Já Tarso Genro somou 42,07%  menções positivas, 40,27% negativas e 17,66 negativas.

Imagem 3


Índice de Replicação das Postagens 

O candidato Tarso Genro possui o maior índice de replicação  das postagens (compartilhamentos e retweets), com 2.6. Já Sartori apresentou um índice de 1.2.


Índice de Engajamento – Facebook e Twitter

No período monitorado, Sartori teve um índice de engajamento de 5, enquanto Tarso aparece com 7. Como esse índice considera o total de curtidas, comentários e compartilhamentos no Facebook e o total de postagens e retweets no Twitter, vemos que Tarso está mais engajado nessas redes do que seu concorrente, apesar do menor volume de menções apresentado.


Índice de Engajamento – Facebook

Considerando apenas o Facebook, Tarso também está à frente de Sartori, com um índice de 14, contra 11 de seu concorrente.


Principais Postagens
Para Tarso Genro, o tweet com maior alcance partiu do perfil do cantor Roger, vocalista da banda Ultraje a Rigor, e repercute uma declaração do candidato, que disse que o PT pode se tornar um “PMDB pós-moderno”; para esse post, foram mais de 877 mil impressões. Já no Facebook, a postagem com maior número de curtidas e de comentários partiu do perfil Partido dos Trabalhadores e traz um vídeo em que Tarso menciona um possível golpe político que visa deformar a vontade eleitoral, se referindo à uma campanha organizada pela mídia contra a eleição da presidente Dilma.

Em relação à Sartori, o tweet com maior impacto partiu do perfil do Jornal Zero Hora e destaca a participação do candidato no quadro LaUrna, com mais de 670 mil impressões. Já no Facebook, alguns dos posts de maior destaque do período mencionam o apoio de Ana Amélia Lemos, que foi candidata ao Governo do RS no 1º Turno, à Sartori.


Principais conclusões
Apesar de Tarso Genro estar bem engajado em redes sociais como Twitter e Facebook, seu concorrente José Ivo Sartori se destaca não só pela preferência dos eleitores nas duas últimas pesquisas dos Institutos Ibope e Datafolha, de 16 e 17/10, que apontam o candidato com 60% das intenções de voto (contra 40% de Tarso),  mas também pelo volume total de postagens, das quais mais da metade possuem sentimento positivo, e pelo crescimento que está tendo ao longo da última semana quanto ao total de menções nos diálogos entre os eleitores.